Inegavelmente, a cervejinha gelada é marca registrada no cotidiano dos brasileiros, sendo tão comum que tornou-se parte da cultura nacional. Por isso, seja para brindar um acontecimento especial ou um diazinho de folga com os amigos, a cerveja sempre estará presente.
Hoje é o Dia Internacional da Cerveja. Por isso, trouxemos uma atualização deste artigo com as cervejas mais vendidas no Brasil em 2024. Portanto, continue a leitura e confira os dados atualizados, além das marcas que não saíram do copo dos brasileiros este ano.
Ou seja, o consumo de cerveja no Brasil é algo cultural. Sendo assim, é indispensável que elas sejam vendidas em bares, pubs, quiosques, restaurantes, etc.
Abaixo, vamos listar quais as marcas de cervejas mais vendidas no Brasil que não podem faltar em seu negócio.
Sendo assim, para melhor entendimento, continue a leitura deste artigo até o final.
O Mercado
Sobretudo, no mercado atual, existem inúmeras marcas de cerveja que atendem os mais diversos gostos do público. Sendo assim, para não errar, é preciso oferecer aos seus clientes uma variedade considerável de marcas para agradar a todos.
Por sinal, as cervejas estão entre os principais produtos que movimentam o mercado do food service. Eventualmente, em um bar ou pub, as bebidas são consumidas em grande quantidade, enquanto petiscos e porções são meros acompanhamentos.
Crescimento em 2024
E para quem estava com receio de investir ou produzir, pode ficar tranquilo. De acordo como Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV), o mercado de cervejas continuará crescendo ao longo de 2024. Com muitas áreas para serem exploradas e inovação para investir.
Uma das inovações, por exemplo, são as cervejas com baixo ou nenhum teor alcoólico. Que devem ser um dos principais crescimentos do ano, sendo preferência dos jovens como os principais consumidores.
Segundo levantamento do Anuário da Cerveja 2024, houve um crescimento de 6,8% no mercado cervejeiro. Totalizando 1.847 novos negócios somente em 2023.
Outro dado muito relevante diz respeito ao comércio exterior, viu. Em 2023, o Brasil teve um recorde histórico de exportação, totalizando 231.977.494 litros – o maior volume já registrado. Boas notícias, hein?
Mercado Cervejeiro
A cerveja continua sendo a bebida mais registrada no Brasil, tendo uma enorme variedade para consumo, com 45.648 rótulos no mercado.
Ademais, o setor cervejeiro é um dos que mais empregam no país. Hoje, gera mais de 42 mil empregos diretos. Portanto, este é um setor que segue crescendo, inovando e se modificando constantemente.
Tendo isso em mente, saiba que oferecer cervejas de qualidade é uma boa alternativa para o seu negócio conquistar mais adeptos.
Cervejas artesanais
As marcas de cerveja artesanais vem conquistando espaço muito significativo. Recentemente, agradam um público com poder aquisitivo maior, devido ao seu preço. Para consumir uma cerveja artesanal, você terá que desembolsar em torno de R$ 18,00 a R$ 30,00 a garrafa. Porém, os valores acima da média trazem como recompensa sabores diferentes e mais consistentes.
Não é difícil encontrar casas dedicadas exclusivamente às cervejas artesanais no país. Um grande ponto para o aumento do consumo é o sabor diferenciado das cervejas artesanais.
O perfil predominante dos consumidores é de homens entre 27 e 55 anos, sendo 73% são homens e 27% mulheres. Entretanto as mulheres também têm expressado o interesse por bebidas diferenciadas e especiais.
Portanto, é fundamental não esquecer as cervejas artesanais.
Marcas de Cerveja mais vendidas no Brasil
Acima de tudo, temos a impressão que para o povo brasileiro a cerveja se tornou mais que um hábito. Presente em reuniões no boteco, churrascos e jantares, a bebida já faz parte da família.
Algumas cervejas estão a muito tempo no mercado adquirindo fidelidade entre cliente e produto, mas quais são elas? Nós do Sischef, separamos para você uma lista com as marcas de cerveja mais vendidas do Brasil.
1. Skol
Cerveja queridinha do povo brasileiro. É possível encontrá-la em praticamente todos os bares. “A cerveja que desce redondo” é a preferida dos brasileiros, com um preço muito acessível.
2. Brahma
Esta também é uma das favoritas povo brasileiro. Com seu suave sabor, ela está presente em diversos países. É considerada uma das cervejas mais antigas em circulação no mercado brasileiro. Mas pode ser encontrada em países como Rússia, Bélgica, China, Holanda, Irlanda, dentre outros.
3. Antarctica
Fechando o trio de cervejas mais consumidas no Brasil, temos a Antarctica. Ela nasceu na primeira fábrica brasileira de cerveja de baixa fermentação em 1888. Com o tempo, seu sabor passou por mudanças e hoje está mais leve.
4. Bohemia
Tem um público mais seleto devido ao seu preço não tão acessível. Foi a primeira cervejaria do Brasil, fundada em 1853 por um alemão. No início, preservava detalhes das cervejas alemãs da época, com um sabor amargo e forte. Porém, com o passar dos anos, ela se adaptou ao gosto do brasileiro.
5. Itaipava
Se destaca pelo seu preço acessível e favorece um público mais recente. A cerveja está se expandindo e conquistando uma grande parte da porcentagem no mercado.
6. Schin
Uma cerveja acabou conquistando novos públicos com suas propagandas e preços acessíveis. Ela sofre um pouco com a rejeição, porém, não pelo seu sabor ou preço, mas sim por sua falta de popularidade. Mesmo assim, garante uma grande participação no mercado.
7. Devassa
Possui uma variedade de sabores, incluindo a Devassa Loura, Devassa Ruiva, Devassa Negra, Devassa Índia e Devassa Sarará. Atualmente pertence ao grupo Schincariol. Ainda existe a Devassa Bem Loura, que envolveu cerca de 100 milhões de reais no seu lançamento.
8. Kaiser
Foi criada em 1982, pelo dono de uma franquia da Coca-Cola, mas atualmente é uma lager assinada pela Heineken. Sua popularidade é deriva de uma campanha de marketing dos anos 90, estrelada por José Valien, o famoso baixinho da Kaiser.
9. Petra
Produzida pela Cervejaria Petrópolis, a Petra oferece opções premium, como a Petra Origem e a Petra Aurum.
10. Colorado
Famosa por suas cervejas artesanais, a Colorado inclui rótulos como a Colorado Indica e a Colorado Appia.
Marcas de Cervejas Importadas mais vendidas no Brasil
1. Heineken
Uma das mais reconhecidas mundialmente e com uma grande presença no mercado nacional.
2. Budweiser
Também conhecida como ‘King of Beers’, a Bud é muito apreciada pelos brasileiros.
3. Stella Artois
A cerveja belga premium que chegou no país e se identificou com sinônimo de qualidade e sofisticação.
4. Corona
A mexicana é popular por aqui, principalmente no verão, quando é servida com uma rodela de limão.
5. Beck’s
Marca alemã reconhecida por sua qualidade altíssima e sabor único.
6. Eisenbahn
Alemã, artesanal e que conquistou o público brasileiro.
7. Guinness
Famosa cerveja stout irlandesa, conhecida por seu sabor cremoso.
Marcas de cerveja mais vendidas no mundo
Algumas das marcas de cerveja mais vendidas no mundo, não são conhecidas aqui no Brasil. Todavia, entre elas, existem aquelas das quais somos especialistas.
Confira as 10 marcas de cerveja mais vendidas no mundo:
1. Snow Beer (China)
2. Budweiser (EUA)
3. Tsingtao (China)
4. Skol (Produzida no Brasil/Origem Dinamarca)
5. Heineken (Holanda)
6. Corona (México)
7. SABMiller’s Castle Lager (África do Sul)
8. Harbin (China)
9. Brahma (Brasil)
10. Coors Light (EUA)
Quais marcas de cerveja não podem faltar em seu bar ou restaurante?
Na realidade, a resposta para essa pergunta é depende. E eu vou te explicar isso direitinho!
As marcas oferecidas no seu negócio devem seguir o gosto do seu público alvo. Ou seja, pode ser necessário servir marcas de cerveja mais tradicionais ou até cervejas mais elaboradas, como as artesanais, por exemplo.
Isso tudo, levando em consideração o que a maioria dos seus clientes mais pedem e consomem. Clientes das classes A e B, por exemplo, consomem cervejas mais elaboradas, como as artesanais e importadas. Já clientes de outras classes econômicas, optam por aquelas possuem um valor de venda menor.
Por fim, invista de dois a três tipos de cervejas populares, dois tipos de cerveja especiais e dois tipos estrangeiros.
Conclusão
Portanto, vimos que o mercado cervejeiro está em constante ascensão no Brasil. E que muitas marcas de cerveja nacionais estão ganhando o mundo.
Por isso, restaurantes e bares devem oferecer cervejas que mais se aproximam com o seu público alvo e com seu nicho. Assim poderá aumentar a venda do local graças a satisfação dos clientes.
Agora que você já tem uma boa noção do comércio de cervejas, já decidiu quais vender em seu food service?
Leia também
Totalmente desatualizado. Estamos em 05/2024 e Heineken não está entre as 10 mais vendidas? Esse é o problema de reportagens/publicações SEM DATA.
Olá Francisco, esse artigo foi atualizado em 2023 e os seus dados são resultado de uma pesquisa realizada pelo site Deliway em 2022. Como não tivemos acesso a mais nenhum dado a respeito disso não atualizamos o artigo. No nosso portal do blog a data aparece acima, mas Vou adicionar a informação de data em mais uma seção para auxiliar a leitura. Obrigada pelo feedback.
Adorei o artigo, muito bom e detalhado. mas não encontrei informações sobre data, pois senti falta da menção à Amstel. Moro em Londrina no PR e trabalhei em distribuidora. vendia mais que Brahma e Skol juntas.
Olha só que curioso, realmente cada cidade tem uma particularidade, né? Quando nós escrevemos esse artigo baseado nas pesquisas e notícias nacionais da época, ali na metade do ano de 2023, a Amstel ainda não integrava o ranking, mas ela tem ganhado mercado, quem sabe em breve passe integrar.
Obrigada por comentar e que bom que gostou do artigo, Marcos.
Parabéns pelo conteúdo! Muito massa!
Obrigada por acompanhar e deixar seu comentário, Campos. Isso nos ajuda a trazer mais conteúdos pra cá 🙂
Muito bom essas dicas de cerveja!!!
Que bom que gostou Saionara 🙂
Olá!
Leitura interessante. Acredito que isso mostra a diversidade de paladares e a busca por novas experiências por parte dos consumidores. Mostra a crescente valorização da produção local e da qualidade da cerveja.
Obrigada pela sua contribuição, Lucas. Com certeza, ela mostra uma variedade riquíssima de opções e como o público tem buscado e reagido positivamente a isso.