Forno de Pizza: Quais as melhores opções?

Jean SosnowskiPizzarias e deliveries2 Comments

forno de pizza

Você já pensou em abrir uma pizzaria? Sabe qual forno de pizza utilizar? A pizza é um dos alimentos mais consumidos no Brasil, é um alimento heterogêneo, que depende muito de fatores relacionados ao alimento e ao forno. Sendo assim, separamos alguns aspectos que se tornam extremamente importantes para o resultado final de uma ótima pizza. Para fazer isso acontecer, você irá precisar se organizar em vários fatores e buscar sempre uma qualidade melhor em suas ferramentas de trabalho. Com o equipamento adequado, sua demanda poderá se tornar muito maior, além de tornar seu trabalho mais econômico, produtivo, qualitativo e eficiente.

Vamos a um assunto bem importante e crucial para seu futuro estabelecimento, a escolha do forno de pizza!

Antes de escolher o forno de pizza, é preciso que você esteja atento às condições de operação, pois elas irão afetar no custo e na qualidade do produto final, assim como os custos de manutenção. O forno também irá influenciar no sabor da pizza, é importante que as pizzas saiam do forno crocantes e uniformes no menor tempo possível, pois o giro e o fluxo de preparo rápido são cruciais para o sucesso do seu negócio.

Mas qual forno de pizza é o ideal para se utilizar em uma pizzaria? Será que o forno à lenha é realmente a melhor opção para seu negócio? O dilema é mais complicado do que se imagina, ainda mais com ótimas opções no mercado. Elencamos alguns tipos de fornos disponíveis no mercado para você, que deseja abrir uma pizzaria de sucesso.

Forno a Gás

O forno a gás está sendo uma opção muito escolhida nos últimos tempos, a demanda de fogões a gás vem crescendo e novos modelos estão surgindo, facilitando o processo.

O diferencial do forno a gás é a praticidade e pouca manutenção, afinal ele vem pronto, sem necessidade de montagem. Além de facilitar o processo de higienização e gastar menos espaço, o forno também economiza tempo e funcionários. O fogo não precisará de 3 a 4 horas de pré-aquecimento e a produção é mais uniforme, facilitando a previsão de entrega de suas pizzas. A chama do gás é facilmente regulável e a temperatura é mais fácil de manter, mesmo sem funcionários ultra-qualificados para isso. Outro diferencial do forno à gás é a economia de madeiras e de mão-de-obra com a limpeza do estabelecimento.

A temperatura do forno à gás geralmente varia entre 300° e 400°, produzindo em média de 90 pizzas por hora. O custo do forno à gás é alto, mas sua mão-de-obra e custo mensal compensam no fim do mês, tornando mais econômico do que o forno à lenha.

Forno à lenha

A tradicional pizza que é feita em forno à lenha tem um sabor único e apetitoso, mas você sabe porquê? Quando assada, ela libera vapores no momento da queima, fazendo aquela defumação, essa defumação depende muito da madeira, no caso do Brasil, é utilizado o eucalipto de reflorestamento.

O forno de pizza à lenha é feito geralmente em formato de iglu, com materiais refratários mais sofisticados, pedras variadas e até barro. A produção não é tão alta, dificultando a praticidade do estabelecimento em relação a lucros maiores, mas proporciona melhores aromas e sabores, ainda mais para pizzas consumidas no estabelecimento.

Essa opção está sendo menos escolhida atualmente, devido a diversos problemas relacionados à praticidade, produção, limpeza e organização. A lenha acumula fuligem e solta uma fumaça prejudicial ao meio ambiente e à saúde dos funcionários, o filtro de fumaça, exigido por lei, geralmente não está dentro dos planos do dono do estabelecimento.

O forno de pizza à lenha tem sua temperatura variando de 400° a 550° e assa em média de 30 pizzas por hora.

Forno elétrico

É considerado o mais completo para grandes quantidades, é ótimo para pequenos estabelecimentos, geralmente pela praticidade, grande demanda de pedidos e versatilidade do equipamento.

Seus aspectos negativos se juntam no consumo de energia elétrica, muitas vezes a pouca necessidade de mão-de-obra, lenha, tempo e limpeza são compensadas na conta de luz no fim do mês.

Existem diferentes modelos de fornos de pizza elétricos, a maioria consiste em produzir uma quantidade de pizzas muito maior que a dos outros fornos, produzindo até 3 pizzas por minuto, além de produzir também outros alimentos, como pães, doces e esfihas. Sua temperatura varia de 300° a 350° e seu custo é maior que de outros fornos convencionais.

Este artigo lhe ajudou a encontrar seu forno de pizza ideal? Possui alguma sugestão? comente sua escolha!

 

Forno de pizza

Artigos relacionados:

Forno de Pizza: Quais as melhores opções? was last modified: março 6th, 2018 by Jean Sosnowski

2 Comments on “Forno de Pizza: Quais as melhores opções?”

  1. Maravilha!!! Só faltou algumas dicas sobre os melhores fornos para cada estilo, visando tempo de preparo e quantidade de pizzas.

    1. Willian Galvao

      Opa Wallace, que bom que gostou do nosso artigo!
      Continua navegando por nosso Blog que tenho certeza que encontrará mais conteúdo relevante.

      Valeu pelo feedback!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *