Armazenamento de alimentos em restaurantes

Ulisses ConstantiniGestão, Pizzarias e deliveries, Sistema para restauranteLeave a Comment

ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS EM RESTAURANTE

Comer fora se tornou algo comum na vida de muitas pessoas e, para suprir essa demanda, cada vez mais surgem novos estabelecimentos.

Mas como todo negócio tem seu risco, o ramo alimentício não é diferente. E ele necessita de cuidados que vão desde a escolha do alimento até mesmo a forma de preparo e armazenamento dos alimentos.

Quem não leva esses cuidados em consideração, acaba se deparando com críticas feitas por clientes. Também existe a fiscalização dos inspetores de saúde que costuma ser bastante rigorosa nesse aspecto.

Mas calma! Fatores como estes podem ser um bom estímulo para seu negócio buscar sempre melhorar com o tempo, afinal de contas perder clientes ou ser pego na fiscalização por conta do armazenamento inadequado dos alimentos do seu restaurante não é nada legal para o seu negócio.

Como armazenar alimentos da forma correta

Atenção com a refrigeração dos alimentos

Carnes, frutos do mar e outros alimentos que necessitam de refrigeração ou congelamento devem ser mantidos em temperaturas abaixo de 5⁰C para evitar contaminação. Pias que são utilizadas para lavar carnes e frutos do mar não devem ser utilizadas para lavar outros alimentos como verduras.

Embalagem

Após retirar os produtos de suas embalagens secundárias como caixa de papelão e sacos  em produtos sem identificação é necessário colocar etiquetas contendo: nome, marca, fabricante, data de fabricação, prazo de validade, composição do produto e registro em órgão competente.

Empilhamento

O empilhamento tem que ser de forma a não danificar as características dos produtos, sendo pilhas alinhadas e de  altura limitada.

Posicionamento dos produtos

Produtos com data de validade mais próximo do vencimento deve estar numa posição mais acessível para serem utilizado primeiro. Antes de ser consumido é importante checar a data de validade e não devem ser colocados no chão, mas sempre em estrados ou  prateleiras.

Como um software de gestão pode auxiliar no controle do estoque

Os softwares  otimizam todo processo de gestão  trazendo diversos benefícios para empresas como os restaurantes, pizzarias, deliveries e similares. Veja alguns dos benefícios dos softwares de gestão para o controle do estoque de restaurantes e demais estabelecimentos que atuam no ramo alimentício:

Otimizar processos

No momento em que a nota fiscal de um produto é emitida logo sua situação no estoque é atualizada. Vários procedimentos são otimizados com apenas essa ação: a baixa da mercadoria, informações do departamento financeiro, cálculo dos impostos.

Erros reduzidos

Por ser automático e controlar seu próprio funcionamento, os software diminuem drasticamente os erros.

Economizar tempo

Por realizar vários procedimentos ao mesmo tempo os software  economiza tempo do gestor e de funcionários que podem realizar outras tarefas.

Integrar o controle de estoque a  outras áreas

Uma mesma informação é lançada várias vezes, na nota fiscal, na planilha do estoque, no controle do caixa etc. De forma automática o software que controla o estoque integra todas essas áreas. Assim quando é feita uma venda todos esses dados são atualizados automaticamente.

Escopo para avaliação dos fornecedores

O software de gestão para o controle do estoque dos restaurantes é capaz de guardar informações sobre os fornecedores como, por exemplo, se cumprem prazo de entrega e totalidade de itens entregues.

Através desses dados o sistema fornece a melhor estratégia para lidar com o fornecedor e se ele é vantajoso para os negócios ou não.

Portanto, fica claro a importância em saber armazenar bem os alimentos e ter um controle de estoque eficiente nos restaurantes, pois dessa forma os lucros obtidos são maiores e, consequentemente, as chances de sucesso também.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *