O armazenamento de alimentos pode influenciar na qualidade final do seu produto. Se atente a esse fator, pois comer fora se tornou algo comum na vida de muitas pessoas e, para suprir essa demanda, cada vez mais surgem novos estabelecimentos.
Mas como todo negócio tem seu risco, o ramo alimentício não é diferente. E ele necessita de cuidados que vão desde a escolha do alimento até mesmo a forma de preparo e armazenamento dos alimentos.
Quem não leva esses cuidados em consideração, acaba se deparando com críticas feitas por clientes. Também existe a fiscalização dos inspetores de saúde que costuma ser bastante rigorosa nesse aspecto.
Mas calma! Fatores como estes podem ser um bom estímulo para seu negócio buscar sempre melhorar com o tempo, afinal de contas perder clientes ou ser pego na fiscalização por conta do armazenamento inadequado dos alimentos do seu restaurante não é nada legal para o seu negócio.
Como armazenar alimentos da forma correta
Atenção com a refrigeração dos alimentos
Carnes, frutos do mar e outros alimentos que necessitam de refrigeração ou congelamento devem ser mantidos em temperaturas abaixo de 5⁰C para evitar contaminação. Pias que são utilizadas para lavar carnes e frutos do mar não devem ser utilizadas para lavar outros alimentos como verduras.
Embalagem
Após retirar os produtos de suas embalagens secundárias como caixa de papelão e sacos em produtos sem identificação é necessário colocar etiquetas contendo: nome, marca, fabricante, data de fabricação, prazo de validade, composição do produto e registro em órgão competente.
Empilhamento
O empilhamento tem que ser de forma a não danificar as características dos produtos, sendo pilhas alinhadas e de altura limitada.
Posicionamento dos produtos
Produtos com data de validade mais próximo do vencimento deve estar numa posição mais acessível para serem utilizado primeiro. Antes de ser consumido é importante checar a data de validade e não devem ser colocados no chão, mas sempre em estrados ou prateleiras.
Como um software de gestão pode auxiliar no armazenamento de alimentos
Os softwares otimizam todo processo de gestão trazendo diversos benefícios para empresas como os restaurantes, pizzarias, deliveries e similares. Veja alguns dos benefícios dos softwares de gestão para o controle do estoque de restaurantes e demais estabelecimentos que atuam no ramo alimentício:
Otimizar processos
No momento em que a nota fiscal de um produto é emitida logo sua situação no estoque é atualizada. Vários procedimentos são otimizados com apenas essa ação: a baixa da mercadoria, informações do departamento financeiro, cálculo dos impostos.
Erros reduzidos
Por ser automático e controlar seu próprio funcionamento, os software diminuem drasticamente os erros.
Economizar tempo
Por realizar vários procedimentos ao mesmo tempo os software economiza tempo do gestor e de funcionários que podem realizar outras tarefas.
Integrar o controle de estoque a outras áreas
Uma mesma informação é lançada várias vezes, na nota fiscal, na planilha do estoque, no controle do caixa etc. De forma automática o software que controla o estoque integra todas essas áreas. Assim quando é feita uma venda todos esses dados são atualizados automaticamente.
Quem não tem um armazenamento de alimentos corretos, acaba se deparando com a fiscalização dos inspetores de saúde que costuma ser bastante rigorosa.
Escopo para avaliação dos fornecedores
O software de gestão para o controle do estoque dos restaurantes é capaz de guardar informações sobre os fornecedores como, por exemplo, se cumprem prazo de entrega e totalidade de itens entregues.
Através desses dados o sistema fornece a melhor estratégia para lidar com o fornecedor e se ele é vantajoso para os negócios ou não.
Portanto, fica claro a importância em saber armazenar bem os alimentos e ter um controle de estoque eficiente nos restaurantes, pois dessa forma os lucros obtidos são maiores e, consequentemente, as chances de sucesso também.