No ramo gastronômico, um dos desenvolvimentos mais naturais do negócio é a inauguração de novas lojas em diferentes locais.
Algumas se espalham por uma cidade enquanto algumas vão para todo o país ou até mesmo para o mundo. Independentemente do cenário, é importante contratar um sistema de automação multilojas que assegure total domínio sobre toda a rede.
Porém, essa decisão não é fácil, visto que há muitas alternativas que se encontram disponíveis no mercado.
Entretanto, existem determinados fatores e funcionalidades que devem ser examinados antes de adquirir um sistema de gestão para mais de uma empresa.
Confira abaixo alguns pontos que devem ser analisados antes de adquirir um sistema de gestão para seus estabelecimentos.
O que é um sistema de gestão?
Nada mais é que um programa de computador que auxilia a cuidar das atividades da empresa. O sistema de gestão para restaurantes ajuda a facilitar algumas atividades do dia a dia, a partir da automação de processos.
Sendo assim, as informações geradas pelo sistema de gestão ultrapassa o caráter financeiro.
Geram muitos benefícios para seu empreendimento como a automatização de processos, o arquivamento seguro de dados, facilita da tomada de decisão e ajudam a gerir e identificar indicadores de qualidade do seu food service.
O que um sistema multiloja precisa oferecer para seu food service?
Personalização
Pela diversidade de história, perfil e posicionamento das empresas é necessário que o sistema de gestão seja personalizável. Ele deve se adaptar as demandas especificas da empresa.
Por exemplo, um delivery não precisa das mesmas funções que um restaurante com atendimento a messa, perceba suas necessidades e procure um sistema de gestão que se molde a elas.
Integração
Esse é ponto chave de se utilizar um sistema gestão. É importante que o sistema seja capaz de reunir inúmeros dados de setores diferentes e exibi-los em um mesmo lugar.
Deve ir além da integração interna, alguns sistemas de gestão multilojas oferecem uma ligação mais direta com órgãos públicos, como é o caso da emissão de notas fiscais.
Automação
O sistema de gestão multiloja deve oferecer soluções práticas e seguras para agilizar determinados processos do seu food service.
Vale lembrar, que além de aumentar significativamente a agilidade do seu food service a automação reduz erros e o temido retrabalho ocasionados muitas vezes por falhas humana durante todo o processo.
Além dos 3 pontos citados acima, um sistema de gestão multilojas precisa ter algumas funcionalidades confira a baixo.
Controle de estoque
Gerir muitas empresas significa controlar múltiplos estoques e com fluxos diferentes. Se não for possível lidar com cada um deles individualmente — e de forma eficaz — , não será possível ter uma boa administração em nenhuma das lojas.
Contar com um sistema de gestão que possibilite controlar o estoque de múltiplas lojas é primordial para a melhor gestão do seu negócio.
Muitos donos de restaurantes enfrentam um pesadelo quando o assunto é a gestão multilojas. A pergunta que insiste em tirar o sono do empresário é: Como vou administrar as lojas a distância?
Com o Sistema Sischef isso pode ser feito com mais facilidade, você pode controlar o estoque de qualquer loja, simultaneamente, de qualquer lugar do mundo.
A gestão a distância é um dos pontos fortes do Sistema Sischef, pensando sempre que o empresário moderno não pode mais ficar confinado em um escritório, ele precisa de mobilidade para visualizar as informações e agilidade para colocar em prática suas decisões.
Análise sobre lojas e produtos
Além de separar e controlar cada estoque, também é importante que o gestor possa acompanhar o desempenho de cada loja de forma individual.
Portanto, adotar um sistema de gestão multilojas que ofereça esses detalhes pode ser a diferença entre aumentar consideravelmente a lucratividade de cada ponto de vendas ou contas apenas com a sorte para que cada loja seja bem-sucedida.
Controle do fluxo de caixa
Outra funcionalidade básica que o sistema deve ter é o controle do fluxo de caixa. Refere-se a acompanhar e medir como o dinheiro flui dentro da empresa, a partir da compra e venda de produtos, contas a pagar e receber, bem como economia e lucros.
Proprietários de restaurantes que administram mais de uma loja, por exemplo, necessitam de informações em tempo real de todas as unidades.
O fluxo de caixa, por ser um dos indicadores mais essenciais, demanda avaliação constante para a tomada de decisões rápidas e estratégicas.
Sendo assim, um sistema de gestão no qual o fluxo de caixa de todas as unidades possa ser acompanhado em tempo real, possibilitam que ações rápidas sejam tomadas.
Isso evita, por exemplo, que a necessidade de compras urgentes, flexibilização de crédito ou promoções rápidas de uma loja interfiram negativamente na saúde financeira de todas as lojas no médio ou longo prazo.
Acompanhamento Fiscal
Ao escolher um sistema de gestão multilojas, como o Sischef, é importante que ele ofereça cobertura completa para funcionar de acordo com a lei de diferentes estados e municípios.
Uma visão fiscal mais ampla evita que cada loja cometa algum deslize. Como cada jurisdição costuma ter diferenças em termos de fiscalização, leis e tributos, é importante que você tenha um sistema que se adapte a essas variações.
O sistema precisa ser fácil de usar
Além de funcionalidades e recursos, um bom sistema de automação para estabelecimentos do ramo alimentício quase sempre é mais prático e fácil de utilizar.
Contratar um sistema de difícil implantação e que não ofereça o suporte adequado causa mais prejuízo do que lucro. Especialmente quando há novos funcionários e gerentes para treinar.
Se o tempo de aprendizado for muito longo, é pouco provável que valha a pena fazer todo o esforço.
Concluindo
Agora que você já tem alguns parâmetros para escolher um sistema de gestão multilojas, é hora de começar a aplicar essa ferramenta em seus negócios. A melhor escolha para isso é implantar o Sischef em seus estabelecimentos.
Temos um sistema totalmente adaptado que vai atender com muita facilidade todas as suas empresas. Fale com um de nossos consultores, eles irão lhe mostrar tudo o que o Sischef tem a oferecer. Clique aqui para solicitar uma demonstração.
Na hora do consumidor decidir entre estabelecimentos do mesmo ramo e de porte semelhante como uma padaria, ele acaba escolhendo o que está mais antenado com as inovações tecnológicas.
A escolha é um reflexo do reconhecimento gerado pelo melhor serviço e por eficientes técnicas de fidelização.
Os proprietários de diferentes tipos de estabelecimentos descobriram que usando um software de automação, os gastos operacionais são reduzidos, além de garantir a satisfação de consumidores cada vez mais exigentes.
Baixe nosso E-Book e saiba como escolher o sistema ideal para seu estabelecimento do ramo gastronômico!
Leia também
- Vale a pena trocar de sistema de automação?
- Até quanto investir em um sistema de gestão?
- Qual o melhor sistema para restaurante?