Até quanto investir em um sistema de gestão?

Luan SantosAutomação, Pub/Bar, Restaurante, Sistema para restauranteLeave a Comment

Sistema de gestão

Implantar um sistema de gestão permite que o seu negócio faça frente ao mundo globalizado, brigue pelo mercado com seus concorrentes e, de forma ágil, forneça os insumos de dados e as informações necessárias para que seja possível driblar crises ou encontrar saídas para problemas que surgem no estabelecimento.

Mas nem todo sistema é adequado para seu estabelecimento. O ideal é optar por uma empresa que ofereça soluções especializadas para o segmento para obter melhores resultados.

Antes de tudo é necessário analisar o tamanho da empresa e identificar algumas questões como: O que o seu negócio precisa? Quais funcionalidades ele está de fato precisando? Qual sistema irá ajudar a diminuir as despesas e o retrabalho? Posso confiar na empresa que estou contratando? Os valores são justos? Testei o sistema e assisti a uma demonstração? Esclareceram minhas dúvidas?

Existem muitas alternativas no mercado, por isso o adequado é que você procure e selecione a empresa que melhor atende suas necessidades, supre suas expectativas e cabe no seu bolso. Questões que parecem óbvias para seu negócio muitas vezes não estão explícitas no sistema que você está contratando, por isso não hesite em questionar. Diante disso, invista em um sistema que possa auxiliar na diminuição de despesas e que aumente a eficiência do gerenciamento do seu negócio.

A primeira coisa a ser feita é definir quais são as principais necessidades que devem ser atendidas. Faça uma lista com todas as funcionalidades que são indispensáveis para a sua necessidade.

Até quanto investir em um sistema de gestão?

O velho ditado “você tem o que você paga” se aplica perfeitamente a essa situação. Entenda que o bom funcionamento do seu negócio depende de um software capacitado. Ainda, perceba que se leva algum tempo para aprender sobre recursos que esses sistemas oferecem. Por isso, ao contratar esses serviços, certifique-se de que é um software confiável. Leia os comentários sobre o sistema e peça depoimentos de pessoas que já ó usaram.

Considere que um sistema de gestão sempre será a central do seu negócio. Sem ele, seu estabelecimento teria uma menor produtividade ou até deixaria de funcionar. Se algo parecer bom demais para ser verdade, provavelmente é.

O custo varia muito de empresa a empresa, pois dependerá do tipo de negócio que melhor se enquadra à sua realidade e quais são as funcionalidades que você irá precisar. Leve em consideração algumas questões, como a infraestrutura, implantação, treinamento e eventualmente necessidades de customizações.

Posso implantar um sistema com um investimento anual abaixo de R$1.000,00, o que é um custo baixo se tratando de um sistema de gestão, e ser caro para o seu negócio, já que não atende as necessidades do estabelecimento. Assim como posso ter um investimento dez vezes maior e ser um custo baixo, pois o sistema atende todas as necessidades quanto a diminuição de despesas administrativas e produção, além de um crescimento da eficiência de gerenciamento. Percebe como o preço é relativo?

Conte com um plano completo que atenda todas as suas expectativas e que facilite os processos tornando tudo mais prático. Estabelecimento que investem em um sistema de gestão aumentam suas vendas e consequentemente seus lucros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Nucleus Research (Boston, MA) em 2014, mostra que cada R$1 investido em um sistema de gestão, o retorno pode ser de até 700%. Mais que isso, as empresas que investiram em sistema de gestão cresceram, em um período de 5 anos, no mínimo 36%.

Sistema pago x Sistema grátis

SISTEMA GRÁTIS

No mercado existem uma grande quantidade de sistema de gestão diferentes sendo vários deles pagos e outros tantos gratuitos. Porém, ter um sistema gratuito significa que você não tem um sistema que te ofereça todas as ferramentas que você precisa, ou pode vir a precisar.

Portanto, é necessário fazer essa análise, pois se você perceber no meio do caminho que algo está errado, pode ser tarde demais e nesses passos que já foram dados, você pode ter perdido clientes, produtos, vendas e causado muito prejuízo, sem nem ao menos perceber onde está a causa.

A maioria dos sistemas gratuitos possuem dois problemas que podem ser uma dor de cabeça para você, e o barato pode sair caro.

SISTEMA PAGO

Com um sistema de gestão pago você tem uma equipe que vai te dar suporte desde a implantação até o treinamento dos funcionários. Além disso, o suporte sempre estará disponível para solucionar eventuais problemas do sistema, deixando-o sempre em condições para atender aquilo que o gestor e o seu estabelecimento precisam.

Outra coisa importante do sistema pago é a sua segurança. Suas atualizações constantes trazem novas funcionalidades, evitando assim a vulnerabilidade contra vírus e hackers, o que mantém seus dados sempre protegidos.

Não ignore a importância de treinamento e suporte

Embora os gestores, em sua maioria, tenham infindáveis e notáveis habilidades tecnológicas, o mundo está cheio de profissionais que não dominam tais qualidades. É importante que estes sejam treinados durante o período de implantação do sistema escolhido. Por isso é ideal investir em um sistema de gestão que vai cuidar de toda essa parte.

Se houver, ainda, dúvidas, lembre-se sempre de ler as letrinhas miúdas e confira se tudo o que você precisa está sendo garantido. Estas medidas podem garantir que as escolha do sistema de gestão seja certeira, sabendo o que não fazer no momento da contratação de um sistema de gestão torna mais fácil manter a estabilidade do seu negócio no ramo.

Conclusão

Você deve dar uma atenção especial à escolha de um software para restaurante. Ele tem o objetivo de facilitar processos e entregar o melhor atendimento no seu estabelecimento, permitindo que você concorra de forma mais justa com a infinidade de estabelecimentos espalhados pelo mercado.

Nem sempre o custo é o principal fator a ser analisado. É preciso estar atento à saúde do seu negócio no médio e longo prazo. Se você já iniciou sua cotação de um programa para seu estabelecimento, deve ter percebido a quantidade de softwares que existem no mercado atualmente. Antes de escolher por um, avalie a credibilidade da empresa, do contrário, a afirmação “o barato pode sair caro” fará todo sentido aqui.

O investimento em um sistema de gestão depende de vários fatores como vimos anteriormente. No entanto, nós do Sischef tentamos criar um sistema modular e personalizável a ponto de conseguir se adequar a diferentes níveis de complexidade e diferentes formas de atendimento. Nosso objetivo é entregar uma solução que além das necessidades, atenda as expectativas, e para isso temos uma equipe super qualificada pronta para ajudá-los. Entre em contato clicando aqui e nossos especialistas irão tirar todas as suas dúvidas sem compromisso.

Quer saber mais sobre como escolher um sistema de gestão? Temos um E-book gratuito sobre o assunto:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *