Restaurante: dicas para aumentar o seu rendimento

Ulisses ConstantiniGestãoLeave a Comment

RESTAURANTE

 

Quando você parar um momento para fazer a análise dos custos e dos lucros do seu restaurante, é que se torna possível avaliar quais são os pontos que devem ser melhorados para o seu negócio crescer cada vez mais.

Pensando nisso, listamos a seguir algumas dicas valiosas que você pode adotar para melhorar o desempenho e rendimento do seu restaurante e garantir um balanço geral ainda melhor do que obteve.

Ficou interessado e deseja saber que dicas são estas? Então confira a seguir!

Motive sua equipe

A melhor maneira de garantir um bom serviço é mantendo funcionários motivados e constantemente treinados. Isso pode ser um desafio, ainda mais se o gestor não tiver experiência com gestão de pessoas. Porém não há motivos para se preocupar, confira algumas dicas para ter sua equipe motivada.

Ofereça benefícios

Para garantir a satisfação da sua equipe, você pode oferecer alguns benefícios exclusivos. Cursos profissionalizantes, curso de língua estrangeira e alguns descontos que podem fazer a total diferença na motivação de sua equipe.

Você pode estabelecer metas e criar prêmios para incentivar o crescimento profissional da sua equipe, ou então pode oferecer um ambiente de trabalho mais agradável para estimular cada vez mais os seus funcionários.

Seja justo com a equipe

Favoritismo e inconsistência são fatores que desmotivam a equipe. Saiba gerir sua equipe, para que todos se sintam parte essencial do processo. Um colaborador infeliz pode desestruturar todo o ambiente. Porém colaboradores motivados podem garantir mais produtividade em seu restaurante.

Envolva seus colaboradores

Você pode abrir espaço para novas ideias independente do cargo de seu colaborador. Isso fará que ele se sinta parte da equipe e que tenha valor dentro do seu restaurante.

Para evitar problemas, procure fazer com que seus colaboradores participem de reuniões e das decisões ou ao menos comunique em tempo integral de modificações.

Valorize o bom atendimento

É preciso encantar o cliente usando todos os aspectos, fazendo com que sua vista seja uma verdadeira experiência.

Grande parte dessa experiência é o bom atendimento, fazendo com seu cliente queira voltar. Você como proprietário ou gestor deve pensar como consumidor. Um exemplo básico é quando você se torna cliente regular de um restaurante, gosta que o garçom te conheça pelo nome e saiba de suas preferências, não é mesmo?

O ideal é que você qualifique sua equipe com base nisso. Não adianta empurrar um prato qualquer ao seu cliente é importante que seja de acordo com o gosto dele. Acredite ele não irá esquecer. Irá voltar e também lhe recomendar.

Faça promoções sazonais

É de praxe que as pessoas aproveitem as promoções. Aproveite datas comemorativas e comerciais para vender mais.

Um exemplo bom é a Black Friday, data comercial importada dos Estados Unidos, que já se popularizou, inclusive entre bares e restaurantes. Aproveite e faça promoções arrasadoras para atrair mais clientes.

Parcerias e convênios

Se você tivesse certeza que um cliente comeria em seu restaurante todos os dias, você daria um desconto a ele? Provavelmente sim.

Não é possível garantir que isso aconteça, mas você pode dar um “empurrãozinho” para que isso aconteça. Os convênios e parcerias são uma excelente maneira de fazer isso .

Um exemplo é oferecer descontos para as empresas próximas de seu restaurante, para que os funcionários almocem com frequência em seu estabelecimento.

Ofereça pratos diferenciados em seu restaurante

Com a ampla concorrência que existe no ramo dos restaurantes, oferecer um cardápio diferenciado pode ser a grande sacada para conquistar o sucesso com o seu empreendimento.

Por isso uma das dicas para melhorar o desempenho do seu restaurante é oferecer aos seus clientes pratos diferenciados, que consigam despertar o interesse em consumir o seu produto e não o da concorrência.

Por exemplo: se a concorrência oferece pratos de massa, você pode oferecer um buffet de massas especiais a moda do chefe. Dessa forma, as pessoas vão se sentir atraídas pelo seu produto, pelo simples fato de ter algo a mais que os outros estabelecimentos, compreendeu?

Atualize a sua linha de cardápios

Outra dica super interessante para promover o crescimento do seu restaurante é se manter atualizando em sua linha de cardápios.Pois são o cartão de visita do seu restaurante.

Hoje em dia existem vários produtos inovadores e modernos que podem elevar bastante o nível do seu restaurante.

São cardápios digitais, carta de vinhos, porta contas, jogos americanos, enfim, quanto mais você investir em elementos que agregam valor ao seu negócio, maior será o retorno obtido a partir do seu empreendimento, tanto no aspecto financeiro, quanto na satisfação dos seus clientes.

Concluindo

Existem muitas formas de aumentar o rendimento de seu restaurante.

Isso vale uma dica extra. Perceba as mudanças de hábito de seus clientes e se renove. Mantenha-se em constante atualização, tanto no serviço oferecido como nos produtos.

Em suma, siga as dicas para ter um restaurante em que os clientes queiram voltar por ter uma experiência agradável e assim aumentar o seu rendimento.  

E então, gostou das dicas dadas nesse post? Vai adotá-las no seu restaurante para promover o seu crescimento? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto! Aproveite e baixe nosso e-book com Planejamento Estratégico

capa-ebook435sis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *