Dicas para contratar funcionários para o seu restaurante

Ulisses ConstantiniGestão, Restaurante1 Comment

contratar funcionários

O perfil para o trabalhador de restaurantes, lanchonetes, bares e empresas da área é um pouco específico. O ritmo veloz e as vezes estressante dos estabelecimentos requerem pessoas resistentes e dinâmicas. Portanto, contratar funcionários nem sempre se torna uma tarefa simples.

As pessoas que trabalham nestes estabelecimentos ajudam a transmitir uma impressão duradoura e ainda, são as maiores responsáveis pela reputação do empreendimento e por construir a lealdade do cliente.

Tendo em vista a importância estratégica que uma boa equipe tem para o sucesso de um estabelecimento, nossa equipe reuniu algumas dicas para ajudar na contratação de funcionários para o seu negócio:

Encontre

Recorra a sua rede de contatos

Não se oponha a pedir indicações para amigos, familiares ou colegas do ramo. A recomendação pode ser determinante para encontrar a pessoa ideal. No entanto, atenha-se a pedir referência apenas a pessoas de sua confiança.

Internet

Sites de emprego, redes sociais e até mesmo e-mail marketing (para o público correto), podem lhe ajudar nessa busca. Utilize sites conhecidos e relevantes. Compartilhe a vaga em grupos específicos. Assim você pode ter certeza de ter pessoas realmente qualificadas e não terá uma grande quantidade de candidatos.

Cartazes

Parece antigo, mas ainda funciona. Informe quem passa pelo seu estabelecimento sobre a vaga. Você pode atrair candidatos realmente interessados com um pequeno cartaz em seu estabelecimento anunciando a vaga oferecida.

Escolha

Quem procura, acha. É certo que procurando da forma correta você terá que avaliar vários currículos. Esta etapa é muito importante para não perder tempo na entrevistas de pessoas que não se encaixam perfil do seu negócio. Veja as dicas:

Defina o perfil

Tenha definido, de forma clara, o perfil que você busca. Liste as principais características, os requisitos, as qualidades essenciais. Assim você terá mais facilidade para considerar ou descartar os currículos recebidos.

Você pode optar por alguém novo no ramo, para treinar e moldar conforme os padrões e perfil do seu negócio. Ou também, uma pessoa experiente, que não vai necessitar de treinamento. É importante ter esses pontos bem definidos.

Referências

Procure informações anteriores sobre os candidatos, com elas você poderá descartá-lo antes da entrevista. Tente contato com os empregadores anteriores. Já esteja preparado com perguntas sobre o que você quer saber, por exemplo: pontos fortes, trabalho em equipe, motivo da saida, etc.

Entreviste

Depois de ver os currículos, o próximo passo é chamar os candidatos escolhidos para a entrevista. Opte por não selecionar muitos candidatos por vaga (no máximo 4) para não se sobrecarregar e ter o tempo necessário para conhecer bem a pessoa selecionada. Veja as dicas:

Apresentação

Primeiramente fale sobre o seu negócio. Para contratar funcionários você precisa transmitir qual a essência da sua empresa, o que você espera da sua equipe, mostre para a pessoa selecionada o porque você precisa contratar funcionários e qual a sua forma de conduzir o seu empreendimento.

Evite respostas fechadas

Faça o candidato conversar contigo. Evite perguntar de modo que ele possa “fugir” da resposta apenas com um “sim” ou “não”. Enquanto ele responde explicando-se, você poderá avaliar suas reações, seu conhecimento, e assim você terá condições de conhecê-lo melhor.

Contrate

Chegando ao fim, é a hora de contratar. Por mais que você escolha a pessoa mais qualificada leve em consideração a sua equipe atual. Tente perceber se não existe alguma ressalva entre os colaboradores atuais do seu estabelecimento, afinal, são eles que trabalharão diretamente com o novo contratado.

Depois de ter decidido, informe todos os candidatos. Agradeça-os pela entrevista, pelo tempo em que dispuseram para isso. Guarde os currículos selecionados, você pode precisar deles no futuro.

Clique e baixe gratuitamente um e-book completo sobre a abertura do seu restaurante

contratar funcionários

Artigos relacionados:

One Comment on “Dicas para contratar funcionários para o seu restaurante”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *