Como abrir uma churrascaria de sucesso!

Luan SantosAutomação, Gestão, Restaurante0 Comments

como abrir um churrascaria

Abrir uma churrascaria é o sonho de diversos empreendedores e amantes do churrasco em todo o país. As possibilidades de sucesso são elevadas e o produto principal, a carne, é extremamente aceita pela população. O Brasil é um dos maiores consumidores de carne do mundo. Estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que o consumo anual de carne bovina, suína e de aves chega a 90 kg por habitante no país.

Ainda que os cardápios de restaurantes orientais, italianos e vegetarianos tenham cada dia mais caído no gosto dos brasileiros, a verdade é que ninguém dispensa o bom e tradicional cardápio das churrascarias. Por esta razão, preparamos algumas dicas essenciais sobre como abrir uma churrascaria, para que você também possa avaliar se vale a pena investir nesse mercado tão bem servido.

Oriundas do sul do Brasil, as churrascarias são uma espécie de paraíso para os apreciados de carne assada. No entanto, contar com o apetite dos clientes não é suficiente para manter um negócio desses. É fundamental pesquisar e planejar cada caminho a ser traçado, como podemos analisar a seguir.

Elabore um plano de negócios

A abertura de uma churrascaria requer a realização de uma pesquisa de mercado. Esse é o primeiro passo para o bom planejamento, porque esse estudo auxiliará a compreender objetivos do mercado, da concorrência , dos clientes e dos fornecedores.

A utilização da pesquisa é muito simples. Como você ainda está iniciando seu negócio, deve procurar por dados já publicados em instituições de pesquisa, como o Ibope e o IBGE. Isso permite estabelecer referências e analisar concorrentes e fornecedores.

Em relação aos clientes, você pode levantar os dados por meio de formulários. É importante identificar dados sobre renda, faixa etária, hábitos de consumo, entre outras características significativas.

Mas isso não para por aqui…

Esses dados devem ser utilizados no plano de negócios, documento que serve para apresentar:

  • Uma estimativa de faturamento;
  • Um plano financeiro;
  • A missão da sua empresa.

Qual o investimento?

A estrutura necessária para abrir uma churrascaria requer um investimento significativo. É fundamental montar uma cozinha, ter churrasqueiras profissionais, comprar cadeiras e mesas, alugar um ponto comercial, comprar os complementos necessários, decorar o espaço e obter as matérias-primas.

Enfim, há inúmeros gastos obrigatórios nesse tipo de negócio.

A estimativa de gasto fica entre R$60 mil e R$120 mil. Mas esse valor pode oscilar muito conforme o local, o tamanho e outras características.

Nesse cenário você pode se perguntar: invisto em uma churrascaria sozinho ou procuro por um sócio? O benefício da segunda escolha é ter mais recursos financeiros, que podem elevar os ganhos finais. A outra parte da sociedade também deve entender sobre o segmento para colaborar na gestão.

Tenha uma boa estrutura

Esse é um dos detalhes mais importantes da churrascaria. A estrutura deve deixar os clientes confortáveis e agradá-los. O indicado é procurar um local amplo para que os clientes não se sintam presos a um local fechado.

A cozinha também deve ter um tamanho considerável para que as carnes e acompanhamentos sejam preparados. Lembre-se de usar um balcão grande e ter um local destinado para mesas e cadeiras.

Por fim o espaço deve ser bem decorado e pintado, pois assim, chama a atenção dos clientes e traz valor ao negócio.

Escolha uma boa localização

O local em que a churrascaria será instalada pode ser o ponto-chave para o sucesso. É claro que a qualidade interfere muito no resultado positivo, no entanto, uma boa localização é fundamental para uma churrascaria que ainda está no início, como é o seu caso.

Alguns bons pontos de localização para churrascaria são:

  • Próximo de postos de gasolina;
  • Beira de rodovias;
  • Avenidas bem movimentadas.

Mesmo que o local não se encaixe nesse quesito, analise a comodidade para os clientes.

Por exemplo: a instalação em uma avenida movimentada e com pouco espaço para estacionar exige que você tenha um local para os carros ou realize um convênio com estacionamentos ao redor. Caso contrário, esse pode ser um problema.

Mas nem tudo é tão simples.

É importante que o local fique próximo a pontos de ônibus e que a estrutura esteja adequada ao que você necessita em questão de tamanho, instalações, etc. Você também deve consultar a prefeitura para averiguar a disponibilidade de abrir uma churrascaria na região.

Tenha um bom estoque e bons fornecedores

Para obter a melhor matéria-prima, é necessário pesquisar e decidir a dedo os melhores fornecedores. Isso quer dizer, prezar por aqueles que disponibilizam a melhor carne e cumprem todos os prazos.

Além do mais, a ANVISA determina normas rígidas para o armazenamento, manuseio e comercialização de alimentos, inclusive da carne, sendo que o não cumprimento pode gerar multas pela vigilância sanitária, apreensão, ação judicial e até na interdição da churrascaria. Jamais compre de frigoríficos não inspecionados e siga todas as regras à risca!

Ter um controle de estoque eficaz é fundamental para manter os alimentos perecíveis em ótimo estado e servi-los dentro do período de validade. Ele garantirá o fluxo de pedidos e abastecimento, além de prevenir perdas e influenciar no seu controle de caixa.

Invista em equipamentos adequados

Para montar uma churrascaria é importante que você compre os equipamentos indicados para o seu funcionamento. Entre eles estão mesas, cadeiras, churrasqueiras (que podem ser a carvão ou a gás), freezers, fogões industriais, geladeiras, entre outros.

Liste tudo o que é necessário e escolha pelo melhor valor. Por exemplo: optar por um refrigerador expositor é uma boa ideia, porque você pode expor diversos produtos e propor maior diversidade aos clientes. Isso estimula a compra de bebidas, por exemplo, o que gera um crescimento nas vendas.

Ao mesmo tempo, consegue melhorar a satisfação dos consumidores, porque as bebidas são entregues na temperatura perfeita.

Conte com bons funcionários

Para sua churrascaria ser bem-sucedida você precisará contar com uma equipe especializada. Os funcionários devem ser capazes de atender às demandas dos clientes e estar atento para diferentes necessidades que possam aparecer ao decorrer do tempo.

O mínimo necessário para montar uma churrascaria é:

  • Uma pessoa no caixa;
  • Três garçons;
  • Um colaborar para preparar os acompanhamentos do churrasco;
  • Dois churrasqueiros;
  • Um auxiliar para resolver qualquer problema;
  • Um funcionário para fazer a limpeza do local.

Legalize sua churrascaria

Antes mesmo de começar a trabalhar, a churrascaria deve estar em dia com a legislação. Conte com a ajuda de um contador para decidir o regime tributário e apurar as questões burocráticas relativas a taxas, impostos, assinatura de documentos, etc.

Para saber tudo o que é necessário, você pode consultar a prefeitura da sua cidade, a junta comercial ou o Sebrae. Desta forma, você conhecerá todas as etapas da legalização e saberá quais alvarás precisa emitir, como o de funcionamento e o sanitário.

Invista em divulgação

Se você não divulgar o seu negócio, não terá clientes. Invista em mídias na internet ou em panfletos, banners, entre outros para ter um bom retorno.

Para não gastar um valor muito elevado e ser conhecido de forma rápida, elabore anúncios patrocinados e uma fanpage nas redes sociais. Ter um site também proporciona maior credibilidade e ajuda o seu negócio. Temos um e-book que ensina a você como utilizar o marketing digital nesse segmento. Para acessá-lo clique aqui.

Agora que você já sabe como abrir uma churrascaria, aplique os passos apresentados e inicie o seu negócio com muito mais possibilidades de sucesso! Se você ainda ficou com alguma dúvida, aproveite e deixe-as nos comentários.

Para automatizar sua churrascaria, leia nosso e-book que vai lhe ajudar a transformar seu atendimento e alavancar suas vendas:

sistema de gestão

Como abrir uma churrascaria de sucesso! was last modified: fevereiro 7th, 2019 by Luan Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *