O que é um PUB? Tudo o que você precisa saber!

Ulisses ConstantiniPub/Bar14 Comments

Atualizado em 23/05/2022 | Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça a história, como fazer sucesso, como investir nesse mercado e muito mais! Abra um pub e aumente sua lucratividade.


O que é Pub? 

Pub é um estabelecimento típico de países de influência britânica, onde são vendidas refeições rápidas e bebidas alcoólicas, sendo a cerveja a principal bebida. Dentre os tipos de cerveja, os tipos Ale, Lager e Escura são os comuns nos pubs. O termo “pub” deriva-se da expressão inglesa “public house”, traduzida livremente para o português como “local público” e surgiu por volta do século XVII, com o objetivo de o diferenciar das casas particulares. 

Os clientes do pub são chamados de “regulares”, uma vez que costumam beber no mesmo pub com frequência. Além disso, eles chamam o pub favorito de “local”, o qual é escolhido, na maioria das vezes, aquele que é mais próximo de casa ou do trabalho. 

Os pubs tem um papel histórico na Grã-Bretanha, pois muitos já foram palco de fatos históricos, por exemplo, o The Ten Bells é famoso por ter sido o local onde duas vítimas de Jack, o Estripador, foram vistas a última vez com vida, e o Ye Olde Cheshire Cheese, considerado um dos mais antigos pub da Inglaterra, construído em 1667. 

Pub no Brasil

Aqui no Brasil, os pubs buscam reproduzir estilo, utilizando em sua decoração madeira e bancos altos, deixando um estilo “taverna”, inspirado no período medieval, e com pouca iluminação.  Além disso, é muito comum a venda de grande variedade de chope, inclusive de várias marcas importantes, servido em canecas de um pint (aproximadamente 570ml). 

Mas, para se adequar ao gosto do brasileiro, o pub passou por mudanças, assim, foi a música ao vivo, comidas típicas brasileiras e jogos, passaram a fazer parte dos pubs. Alguns até são temáticos, inspirados nos mais diversos temas. 

Exemplos de pub no Brasil

Horns Up Pub, localizado em Santo André, região metropolitana de São Paulo:

pub

 

Formosa Pub, localizado em Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná:

Diferenças entre Pub x Bar

  1. Frequentadores: Os tradicionais pubs são lugares acolhedores, onde as pessoas se reúnem para bater um papo e tomar uma cerveja. No fim do trabalho, antes de retornar para casa, as pessoas tendem a se encontrar nesse local para confraternizar com seus colegas de trabalho, amigos e familiares. O público de um pub costuma ter sua vizinhança como público, o que não acontece com o bar;
  2. Chopeiras: O ponto chave de um pub é ser o ponto de encontro para quem deseja tomar uma deliciosa e gelada cerveja. Esses estabelecimentos nunca podem deixam de oferecer a bebida – geralmente criada e feita no próprio pub – servida direto do barril. Nos bares, às vezes, só existem as opções engarrafadas, o que não é tão atraente para esse público;
  3. Balcão: Nos pubs, você não precisa necessariamente ter uma mesa para sentar. Você pode optar por beber uma cerveja no balcão, tranquilamente;
  4. Atrações: Um bar pode ter diversas atrações, como shows, coquetéis elaborados e até uma decoração especial. Agora, um pub tradicional costuma ter duas atrações: a cerveja e as pessoas. O pub é um local para trocar ideias enquanto toma uma cerveja especial e bem gelada.

Mercado

Como é considerado um bar temático, o diferencial de um Pub no Brasil deve ser seu ambiente. Outro diferencial é sua diversidade de cervejas, sendo necessário oferecer para o cliente a opção de cervejas importadas e itens da culinária anglo-saxônica.

É um mercado que apresenta uma concorrência progressiva o que requer uma grande criatividade. Por ser um bar urbano e sofisticado, o Pub está localizado nas grandes cidades brasileiras e compete com outros bares temáticos, boates e clubes noturnos. Primeiramente, é preciso observar o mercado local e identificar o nicho de clientes para o qual o estabelecimento estará direcionado é fundamental para a sua sobrevivência.

Vale a pena abrir um Pub?

Não tem coisa pior do que abrir um negócio e falir meses depois, não é? Portanto, para evitar passar por isso, avalie se o local onde você quer abrir tenha potencial. Em primeiro lugar, é importante lembrar que os melhores lugares para abrir este tipo de estabelecimento comercial são as cidades grandes com pelo menos 40 mil habitantes, mais especificamente nos centros urbanos.

A região tem uma população jovem? Então, este fator também deve ser levado em consideração, já que se estima que as pessoas que que estão hoje nos pubs estão numa faixa de 18 e 36 anos, as quais tendem a se reunir em turmas para bater um papo e tomar cerveja.  Contudo, se a população tiver uma faixa de idade maior do que essa é melhor optar por outra modalidade de negócio.

Dicas para seu pub fazer sucesso

Verificar se a localização é boa: Há público alvo em quantidade suficiente no lugar que você pensa em instalar o pub? A região é desenvolvida e segura para atrair a clientela de outros bairros? Responder a essas questões é importantíssimo, pois o estabelecimento poderá ser aceito em alguns bairros ou não. Os hábitos de lazer variam de uma região para outra.

Pensar na temática do pub: Será um pub à brasileira com referências ao samba e ao futebol, ou algo mais inglês com alusões ao indie rock , à cena punk ou a símbolos da contracultura de forma geral? Seja qual for a referência, faça uma pesquisa e busque materiais bonitos e criativos para a decoração. Se não houver nenhum tema específico, seja igualmente criativo. Os pubs devem ter uma atmosfera diferenciada.

Treinar os funcionários: Treine os funcionários (garçons, cozinheiros, profissionais da limpeza, etc) para que executem os melhores serviços junto aos clientes. O local pode ser lindo, bem localizado e com as melhores cervejas, entretanto, se o atendimento for ruim é certo que ele não irá retornar e as recomendações nas redes sociais e no foursquare não serão nada boas.

Apresente uma boa carta de cervejas: É lógico que o ‘tamanho da carta de cervejas’ varia de acordo com a estrutura do seu negócio, mas busque adquirir rótulos diferentes das tradicionais e que sejam bem aceitos pelos clientes.

Agora é com você

Em suma, montar um pub é uma tarefa trabalhosa e os riscos são altos, mas a lucratividade costuma valer a pena. É importante você se manter atualizado com as tendências do mercado e investir em conhecimento sempre. Caso tenha alguma dúvida deixe nos comentários abaixo que iremos respondê-los!

Leitura que recomendamos: 

Vantagens de automatizar o seu PUB!

 

Comissão-garçons

 

14 Comments on “O que é um PUB? Tudo o que você precisa saber!”

  1. Estou pesando seriamente em abrir um PUB, já tentei alguns negócios mas parece que não me encaixo até que as coisas andam mas chega um ponto em que eu desisto.

    1. Bom dia Mhyller! Como vai? O segredo está em não desistir no começo. Todo empreendimento é trabalhoso, mas no começo é bem mais. Porém, no seu caso, realmente pode ser melhor se dedicar ao que você realmente gosta, caso seja o PUB, assim, será bem mais difícil desanimar quando você tiver dificuldades muito grandes.

  2. Cada uma.. Pub é só o jeito das pessoas que falam “vou te dar um feedback” chamarem o bar aqui no Brasil. É só mais uma moda de falar inglês misturado com português.

    1. Olá André! Obrigada por deixar seu comentário! Na verdade o PUB, apesar de suas semelhanças com um bar, possui um estilo diferenciado que leva em consideração os moldes da cultura Inglesa e Irlandesa. Assim acontece também com tavernas e botecos, todos eles servem bebidas alcoólicas, porém são diferentes em estrutura, “clima”, etc. Aliás, sobre a questão da utilização de palavras estrangeiras, a palavra bar tem origem francesa e hoje em dia é utilizada tanto em países de língua inglesa, quanto aqui no Brasil, então, levando em consideração o seu raciocínio, nem mesmo a palavra bar poderia ser utilizada por nós brasileiros. Espero ter lhe ajudado com a sua questão.

  3. Estou estudando a forma de montar um Pub pra mim onde moro, o local é agradável e muito prazeroso, não tem muita concorrência, porém, meu bairro é um pouco afastado do centro, mas com certeza pra quem gosta de um ambiente assim, virá até mim, divulgar, promover, isso que fará a diferença. Suas dicas foram ótimas.

  4. gostei das dicas tenho um amigo que vai abrir um pub aqui em Curitiba e estou pensando em fazer um freelance de acarajé um quitute baiano com recheio de camarão o que vocês
    acham ? tem que ser o original diga se de passagem .

  5. Fiquei bastante satisfeita com as informações aqui! Estou entrando no negócio de eventos e firmando uma parceria com uma amiga. Essas informações nos serão muito úteis!

  6. Top, gostei das dicas, estou entre o Bar e o Pub, bom ter discernimento das diferenças.
    apesar de dar o nome de Buteco da Ubatuba, mas estou direcionando a decoração mais para o Pub Inglês.
    Abraço.

    1. Que bom ter te ajudado, Jaime!

      Saber diferenciar os dois termos é essencial para que você consiga passar a imagem certa.

      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

      Um abraço!

  7. Muito bom ,estou cheio de ideia aqui ond3 moro apesar de muita loucura econômica ,ainda sim estou animado pois acho interessante o encontro de pessoas com pensamentos ecléticos a reunião em um estabelecimento que venha contribuir com a cultura a arte a política entre outros assuntos é perfeito, obrigado pelo tópico.

    1. Que legal, Paulo!

      Conte conosco para turbinar ainda mais o seu pub.

      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *