Quais alimentos estão em alta no mercado de alimentos? Quais produtos irão “bombar”? Como o comportamento do consumidor pode afetar a realidade de bares e restaurantes?
A tecnologia, a informação e as redes sociais, são enormes fontes de mudança seja a curto, médio ou longo prazo. O mundo está interligado e conectado globalmente, e desta forma, às novas discussões, apontamentos, surgem e influenciam o comportamento dos consumidores, evidenciando e potencializando tendências.
Para identificar essas tendencias na gastronomia, o conselho de tendências do mercado ‘Whole Foods’, dos Estados Unidos, divulgou um relatório com previsões do que deve “bombar” no setor alimentício. Vale lembrar que a lista é baseada nas tendências de consumo do mercado norte-americano, que pode ou não refletir no mercado brasileiro
Assim, para ajudar você, dono de restaurante, a acompanhar essas mudanças no mercado e utilizar de diversas possibilidades para aumentar seu faturamento e suas vendas, separamos 10 tendencias na gastronomia em alta para o ano de 2024. Vamos lá?
Confira as 10 previsões do Whole Food para 2024:
“Plant-based’ – Alimentação a base de plantas
O aumento de discussões sobre sustentabilidade, vegetarianismo, responsabilidade social e alimentação saudável requisita do mercado alternativas cada vez mais naturais, menos processadas e com menos aditivos. Contrapondo, por exemplo, o hambúrguer de soja que apesar de frequentemente utilizado por vegetarianos possui aditivos. Desta forma, o consumidor busca pratos feitos com vegetais completos, sementes, grãos, folhas e hortaliças naturais.
Substituição de peixe por opções vegetarianas
Novamente demonstrando o aumento da relevância e do crescimento do aumento dos adeptos ao vegetarianismo, uma outra tendência que se apresenta em 2024 é a dos chamados peixes “falsos”, feitos com vegetais.
Cacau 100% em produtos
Seguindo na linha da busca por uma alimentação mais saudável,a pauta está na redução de açúcar ou outras substâncias como acompanhamento do cacau, desta forma utilizando ele em toda sua potencialidade.
Pimentas do mundo todo
Outra tendência que vem se apresentando é a inserção de diversas pimentas diferentes em pratos, para essa tendência o limite é o mundo e toda pimenta é bem vinda.
Busca por alimentos com trigo-sarraceno e sem glutén
Seja pela restrição alimentar ou pelo sabor tem se apresentado uma preferência por produtos à base de trigo sarraceno, que é ainda mais rico em proteínas do que os alimentos processados sem glúten.
Alimentos com produção sustentável
Com maiores cuidados e responsabilidade social com o meio ambiente, menos desperdícios de água. O consumidor está cada vez mais atento a questões ambientais.
Macarrão instantâneo Gourmet
O gosto pelo macarrão instantâneo não é uma particularidade somente de você que está lendo, o renomado chef de gastronomia Jacquin já revelou em uma entrevista que adora.
Com esse crescimento da busca e da apreciação do macarrão, ainda nesse cenário em que as pessoas buscam alimentos mais saudáveis, em 2024 o macarrão instantâneo gourmet conquista seu lugar, investindo em menos conservantes e sabores mais elaborados.
Pequenas recompensas gastronômicas
Nos últimos anos se fortaleceu a tendência do Comfort food. Essa tendência se refere aquela comida que possui memória afetiva ou ainda que é uma recompensa ou alívio para si mesmo naqueles dias difíceis.
Como resultado há aumento na procura por doces comumente encontrados em cafeterias, como por exemplo, macarons.
Redução do consumo de café
O café é praticamente um elemento cultural brasileiro, mas apesar de ser uma bebida extremamente gostosa, devido a cafeína altera diversas funcionalidades do nosso organismo.
Como pontuamos neste artigo, a frase deste ano é a busca por uma alimentação mais saudável, e desta maneira, muitas pessoas estão explorando alternativas ao café tradicional.
Simultaneamente a isso cresce a busca por descafeinados com infusão de cogumelos e chá verde com probióticos.
Produtos para a saúde hormonal
Como citamos, a busca por elementos cada vez mais naturais é frequente, e assim se apresentam saídas cada vez mais naturais, substituindo remédios e fármacos por ingredientes naturais e produtos como chás que auxiliam no alívio de sintomas relacionados à tensão pré-menstrual, menopausa, gravidez e pós-parto.
Para concluirmos…
Em 2024, as tendencias na gastronomia refletem uma mudança na preferência dos consumidores por alimentos mais naturais e sustentáveis. A ascensão da alimentação à base de plantas, substituição de peixe por opções vegetarianas evidenciam essa busca por ingredientes minimamente processados.
Além disso, a oferta de produtos para a saúde hormonal, baseados em ingredientes naturais, reflete a preferência crescente por abordagens mais integrativas.
Diante dessas tendências dinâmicas, os donos de restaurantes têm a oportunidade única de inovar e se destacar, atendendo às demandas crescentes por alimentos naturais, sustentáveis e saudáveis. A adaptação a essas mudanças não apenas atrai novos clientes, mas também fideliza.
Portanto, não hesite em explorar novas receitas, parcerias com produtores sustentáveis e aprimorar seus menus para refletir essas tendências. O desafio é também uma oportunidade para diferenciar seu estabelecimento e oferecer uma experiência única aos clientes.
Esteja atento às preferências em constante evolução e transforme essas tendências em um diferencial competitivo.
Leia também
Comidas mais vendidas no Brasil em Restaurantes