Como fazer o gerenciamento de redes sociais para restaurantes? – GUIA COMPLETO

Luan SantosMarketingLeave a Comment

redes sociais para restaurantes

Hoje, entender como funciona o gerenciamento de redes sociais é algo importante tanto para empresas, quanto para estabelecimentos do ramo gastronômico.

Pois, cada vez mais, percebemos que estar na internet é fundamental. Afinal de contas, parte de nosso público será alcançado através dela.

Entre as inúmeras estratégias do marketing digital que existem, as redes sociais cumprem um grande papel na atração e prospecção de clientes.

gerenciamento de redes sociais

Isso porque a navegação mobile tem se tornado cada dia maior, graças a elas. Logo, a forma como as pessoas consomem, buscam ou são influenciadas mudaram.

Surge então, a grande dúvida que mais recebemos aqui no blog, que diz respeito a forma de como se posicionar nesse ambiente.

Pensando nisso, resolvemos criar um guia prático cheio de dicas sobre gerenciamento das redes sociais para você aplicar em seu estabelecimento. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

Por que investir nas redes sociais?

Nos dias de hoje, vemos que o mundo se torna cada dia mais digitalizado e os impactos que isso causam nas formas de consumo.

A tomada de decisões para compra é influenciada diretamente pelo meio digital. Começando no momento em que se busca por um produto e/ou serviço.

Bem como, as avaliações e reviews (resenha) de outros consumidores que nos levam a querer/conhecer alguma marca nova.

Vemos que a aplicação do marketing digital se torna algo essencial. Isso porque ele permite que seu estabelecimento aumente:

  • Alcance;
  • Visibilidade.

Atualmente, existem não apenas milhares de aplicativos de delivery, como também, estabelecimentos que apostam em estratégias de atração.

facebook

Nas redes sociais, hashtags sobre comida sobem a cada segundo dando visibilidade a novos lugares. Portanto, com apenas algumas técnicas você pode “aparecer” para muitas pessoas.

Existem diversas mídias que podem auxiliar você nessa tarefa, como o Facebook e Instagram que facilitam a criação de perfis profissionais.

Através delas, você pode não apenas alcançar seu público-alvo. Como também, manter o engajamento por meio de publicações.

Nos dias atuais, a propaganda digital é uma das melhores formas de se manter presente, criando um relacionamento e fidelizando clientes.

Isso porque esse tipo de ação estreita as relações e causa uma sensação de proximidade. O que pode ser “explorado” a favor da sua marca, a fim de aumentar as vendas.

Além disso, com o gerenciamento de redes sociais, você reduz os gastos com publicidade, um fator importante para o desenvolvimento de qualquer negócio!

Gerenciamento e as opções de redes sociais

instagram

Quando o assunto é um gerenciamento eficaz das redes sociais, muitos empreendedores têm dúvidas sobre como escolhê-las.

Ou seja, em quais plataformas estar presente para se conectar ao público? Quais delas mais irão surtir efeito e aumentar seu alcance?

Primeiramente, precisamos deixar destacado que tudo isso irá depender da sua persona.

A persona é um perfil fictício que representa as características do seu público-alvo. Sua criação é muito importante para melhor conhecê-los e identificar aspectos como:

  • Gostos;
  • Desejos;
  • Necessidades;
  • Presença digital;
  • Linguagem.

Tendo essas informações em mente, fica mais fácil de entender onde criar perfis profissionais para divulgar seu negócio e como se comunicar com eles.

Mas, de toda forma iremos mostrar um pouco mais das principais redes sociais. Confira abaixo.

  • Facebook: ainda hoje, essa à rede social mais usada no Brasil e que possui diversas ferramentas de marketing integradas. Ao criar um perfil profissional, a plataforma dá apoio ao seu negócio facilitando a criação de campanhas de divulgação, em diferentes formatos. Ou seja, é uma plataforma acessível e adaptável ao seu público. Além é claro, de permitir as ações básicas como postagens em texto, fotos e vídeos, compartilhamento de receitas e dicas, criação de eventos para seu estabelecimento, entre outros;
  • Instagram: considerada a quinta rede social mais usada no país em 2019, ela se assemelha (e pertence) ao Facebook. No entanto, com um foco maior nas imagens que podem ser divulgadas no feed ou em stories. O que leva ao seu segundo tipo de conteúdo mais comum, os pequenos vídeos de 30 segundos;
  • Twitter: essa rede social é ainda hoje bastante usada no Brasil, mas, que quando o assunto é perfil comercial ela adota uma postura mais “séria”. Isso porque o principal tipo de comunicação nela é através de mensagens curtas, comumente usada de maneira informativa. Ou seja, é um ambiente ótima para dar atualizações ao seu público, caso ele esteja presente nela;
  • WhatsApp Business: funcionamento com uma comunicação mais direta, o WhatsApp é uma plataforma comumente usada como chat para estabelecimentos. Favorecendo assim, sistemas de delivery, agendamento de mesas/horários, encomendas, etc.

Dicas de gerenciamento para redes sociais

gerenciamento de redes sociais

Então, agora que você já sabe mais sobre a importância das redes sociais, que tal algumas dicas sobre seu gerenciamento?

Abaixo, iremos dar um passo a passo de como iniciar suas estratégias de marketing para essas plataformas. Bem como, algumas dicas de longo prazo.

Sendo importante apenas, entender a importância de adaptá-las a cada tipo de plataforma utilizada pelo seu estabelecimento.

1. Conheça sua audiência:

A primeira coisa que você precisa fazer para criar uma boa estratégia nas mídias sociais, é determinar sua persona.

Como apontamos antes ela é essencial para saber onde encontrar e como se comunicar com sua audiência. Assim, gerando mais assertividade em suas ações.

Isso porque de nada adianta criar um perfil no Instagram, se seu público não utiliza majoritariamente essa rede social.

Portanto, você deverá não apenas encontrar as melhores plataformas de engajamento. Como também, determinar a ordem de relevância de cada uma.

Desse modo, você concentrará suas principais ações naquela que gera maior engajamento e usar as demais, como suporte.

Saber qual o melhor momento para postar seus conteúdos é outro ponto importante. Pois, isso é essencial para criar proximidade com o público.

Isso porque lotar seu feed com conteúdos aleatórios pode afastar seu público. Busque analisar quais momentos do dia, estes mais usam suas redes sociais e então:

  • Determine quais dias/horários postar conteúdos atualizados no feed;
  • Qual melhor horário, diariamente, para produzir stories.

2. Crie seu perfis nas redes sociais:

Após entender seu público-alvo melhor, o segundo passo no gerenciamento das redes sociais é criar perfis.

Contudo, a ideia é torná-los completos, informados e atualizados. Ou seja, busque não apenas criar um perfil, busque detalhar sua empresa criando um identidade virtual.

Por exemplo, fale sobre sua missão através de uma frase de descrição que impacte o seu público, conectando-se a ele.

Deixe disponível opções de contato para que estes tirem dúvidas. Bem como, tenha sua logo estampando a imagem de perfil!

3. Gerenciamento de imagens:

Seja no Instagram ou em qualquer outra rede social, as imagens têm muita importância nos perfis profissionais de bares e restaurantes.

Isso porque elas causam um apelo visual muito importante para sua marca. Lembre-se que as comidas e bebidas são o seu produto/serviço a ser oferecido.

Dessa forma, elas precisam ser chamativas e capazes de abrir o apetite só de se olhar!

Imagine suas redes sociais como um pré-cardápio que irá atrair o cliente. Logo, seu feed e demais postagens devem ter a presença de imagens que reflitam aquilo que você serve.

Mas, é importante que as imagens compartilhadas sejam originais, para não fazer falsa propaganda.

Uma dica muito boa é contratar um profissional para clicar cada alimento/bebida do seu menu. Já no dia-a-dia, você deve ainda:

  • Tirar fotos de pratos feitos na hora;
  • Utilizar os stories para criar mídias do preparo/montagem;
  • Repostar as imagens/stories de clientes.

4. Foco na interatividade:

Além de criar bons conteúdos com imagens apelativas, seu público precisa de mais.

Então, você deve apostar ainda em outras publicações que vão além daquelas que focam no serviço/produto. Criar conteúdo relevantes é muito mais do que focar naquilo que chama atenção.

Que tal, dar dicas, pequenas receitas, informações nutricionais e gastronômicas para seu público?

Sempre buscando interligar isso com as características da sua marca. Por exemplo, se você possui um estabelecimento de comida saudável, uma boa dica é falar sobre os benefícios dos ingredientes usados.

5. Gerenciamento das hashtags nas redes sociais:

No tópico 3, falamos sobre a importância de repostar as imagens feitas pelos seus clientes que se relacionem ao seu produto, certo?

Para conseguir isso, você precisa investir em tags próprias do seu estabelecimento. Essas permitem que você não apenas ganhe visibilidade, como também, rastreie seu público e aumente o engajamento.

Um exemplo disso é a ação publicitária do Outback que criou a hashtag “MomentoOutback” para promover sua marca e se conectar ao público.

Além disso, outras hashtags “generalizadas” podem ajudar você a se destacar. Nichando, por exemplo, seu tipo de cozinha ou um prato servido.

Conclusão

redes sociaisVimos então, ao longo deste artigo, tudo sobre a importância do gerenciamento de redes sociais para restaurantes.

Bem como, algumas dicas de como montar e estabelecer sua estratégia. Lembrando sempre da importância de se criar/postar conteúdos:

  • Originais;
  • Relevantes;
  • Adequados ao público;
  • Em horários assertivos;
  • Segmentados/qualificados.

De modo que você consiga aumentar sua visibilidade e alcance através de ações que promovam não apenas a atração, como ainda, o engajamento.

Gostou deste artigo? Então, deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com seus amigos empreendedores.

 

Leia também:

Para saber ainda mais sobre como atrair clientes, leia nosso material GRATUITO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *