Administrar uma lanchonete com certeza não é simples, mas é recompensador. Porque diariamente escolhem as lanchonetes para fazerem suas refeições, pela rapidez, pelo atendimento que normalmente é menos formal e mais agradável.
Pela alta procura que é um dos segmentos mais concorridos do mercado. Entre lanches naturais, fast food, padarias e lanchonetes, não faltam alternativas tanto para consumidores quanto para empreendedores.
A razão para a enorme concorrência e a elevada demanda do mercado está na necessidade que o brasileiro tem de se alimentar fora de casa, pois dessa forma ele não precisa cozinhar e nem lidar com um longo caminho de volta para a residência apenas para se alimentar.
O mercado é receptivo a diferentes alternativas deixando espaço para que cada um tenha o seu brilho. Entretanto para se destacar é necessário atendimento, administração e produto em perfeita sintonia.
As lanchonetes, por exemplo, precisam de um empenho especial para que não caiam no senso comum. Se você quer saber como elevar o consumo no seu estabelecimento continue na leitura deste artigo, clique aqui se você quer saber como abrir uma lanchonete.
Confira 8 dicas para aumentar o consumo da sua lanchonete:
1 – Dica para lanchonete: Conheça a concorrência
Para elevar as vendas da lanchonete, você precisa entender bem quem são os seus concorrentes e quais são os diferenciais que eles fornecem ao público. Realize uma pesquisa! Esse é o primeiro passo para que você consiga organizar sua estratégia em direção ao crescimento das vendas. Analise o resultado de sua pesquisa e comece a traçar planos para percorrer adiante.
2 – Dica para lanchonete: Saiba quais são as preferências do público local
Antes de sair modificando seu estabelecimento é necessário analisar quem é o seu público alvo e quem já frequenta a sua lanchonete. O acréscimo na renda começa pelos clientes já cativados com seu produto e serviço.
Saiba quais são as preferências do público local. O que ele deseja? Quem são? Querem lanches ou refeições mais completas? Preferem Delivery ou atendimento no local? Busque responder essas perguntas para montar um novo e repaginado plano de negócio.
Com as respostas das perguntas acima você terá mais chance de conquistar e cativar os clientes e assim alcançará um público novo. Muitas vezes, as pessoas saem da região onde moram em busca de novidades e outras soluções diferentes daquelas oferecidas pelas lanchonetes locais. Alinhe os seus produtos e serviços com a demanda local.
3 – Dica para lanchonete: Invista na qualidade do cardápio
Um ponto importante para conquistar verdadeiros fãs da sua lanchonete é oferecer o que eles querem.
Um exemplo bom é o pão de queijo, normalmente vende-se apenas o tradicional, porém se sua pesquisa informar que alguns clientes gostam com algum outro ingrediente porque não experimentar? Assim você tem mais possibilidades de agradar as pessoas e convertê-las a cliente de seu estabelecimento.
Claro esse produto foi um exemplo é necessário se atentar ao perfil de seus clientes. Vale também conversar com seus fornecedores pois eles sabem o que mais vende e as tendências do mercado.
O sucesso das suas vendas está ligado diretamente à qualidade do cardápio que você oferece. Ele tem produtos de qualidade? As pessoas elogiam o sabor, o aroma e a textura dos alimentos servidos? Os ingredientes são de procedência segura? A qualidade do que você serve é fundamental para conseguir aumentar as vendas.
4 – Dica para lanchonete: Crie uma identidade visual para a lanchonete
Não encare a sua lanchonete como se ela fosse qualquer negócio. Ela precisa de uma identidade visual, iluminação adequada, móveis confortáveis e um espaço para que os seus consumidores possam sentar, comer, beber e conversar. Esse espaço precisa ser agradável tanto visualmente falando quanto em termos de conforto.
5 – Dica para lanchonete: Torne o seu preço mais justo
O consumidor nota quando está sendo enganado. Você não precisa praticar preços abusivos para vender a mesma coisa que os seus concorrentes oferecem. Se você deseja agregar mais valor financeiro aos itens do seu cardápio, justifique isso com novos ingredientes e serviços diferenciados.
6 – Dica para lanchonete: Ofereça um atendimento de relacionamento
É cada vez mais difícil encontrar nas lanchonetes, um atendimento de excelência. Independente do público da sua lanchonete, todos querem ser bem atendidos.
A maioria parece estar mais preocupados com as vendas, a rapidez na hora de servir e o término do expediente. Faça com que os clientes sejam atendidos de maneira única. Oriente seus funcionários a tratá-los pelo nome, serem gentis e principalmente atentos às solicitações que lhes forem feitas.
Algumas dicas já são conhecidas, apesar de muitas vezes não serem utilizadas. Se atente a elas:
- Seja cortês;
- Atendimento rápido;
- Demonstre simpatia;
- De atenção às reclamações e sugestões.
Não esqueça, esses pontos valem desde o atendente ao dono do estabelecimento. Confira como melhorar o atendimento no seu food service no vídeo abaixo:
7 – Dica para lanchonete: Adote um programa de relacionamento
Existem várias maneiras de você estabelecer um relacionamento duradouro com os seus clientes. Por meio dos programas de relacionamento, é possível aumentar a frequência com que os consumidores vão à sua lanchonete. Você pode, por exemplo, usar um cartão fidelidade, premiando os frequentadores mais assíduos. Tome atitudes que ajudem a divulgar o seu negócio!
8 – Dica para lanchonete: Aposte nas promoções e novidades
Pratique preços justos, mas além disso as vezes aposte nas promoções, pois podem trazer um aumento significativo das vendas. Aposte nas promoções de fidelização dos clientes como o bom e velho cartão fidelidade.
Por mais tradicional que sua lanchonete seja ou se torne, é fundamental que você ofereça novidades para a clientela. Aposte em novas receitas, releituras de receitas tradicionais, recheios generosos, porções variadas e fique em dia com as tendências que estão à sua volta. Toda novidade é sempre bem-vinda e chama a atenção do público.
Conclusão
Para aumentar a rentabilidade, basta ficar atento aos detalhes, oferecer um variado mix de produtos gostosos por um preço justo e um ambiente agradável. O mais difícil que é abrir um negócio você já conseguiu, agora é necessário fazê-lo crescer.
Você não precisa fazer isso sozinho, sabia? Conte com o Sischef para ajudar a facilitar os processos do dia a dia na sua lanchonete, conheça o Sistema Sischef, desenvolvido exclusivamente para estabelecimentos do ramo gastronômico. O Sischef garante praticidade, agilidade e segurança em seu estabelecimento, acelerando as vendas, eliminando erros e retrabalhos. Solicite já uma demonstração com um de nossos consultores.