As vantagens de implantar novos pratos em seu cardápio

Ulisses ConstantiniAtendimento, Gestão, Marketing0 Comments

Quer inovar o seu restaurante? Implantar novos pratos em seu cardápio pode ser uma boa opção, afinal de contas, as pessoas sempre estão em busca de coisas diferentes.

Apresentar sempre um cardápio inovador aos seus clientes pode proporcionar muitas vantagens, como atrair ou mesmo fidelizar mais os clientes, por exemplo.

Por que manter seu cardápio sempre atualizado?

Em alguns restaurantes, os menus são grandes e com muitas opções, porque acredita-se que os mais variados gostos serão atendidos. Talvez isso seja verdade, mas essa prática provoca alguns impactos negativos.

É preciso pensar que para cada item disponível no cardápio, será necessário o conhecimento e método específico para o preparo, espaço de armazenamento, estoque dos materiais, serviço de controle para verificar a validade e qualidade, entre outros.

Ter um estoque significa um alto custo financeiro de giro, capital, manutenção e perdas. Dessa maneira, o desperdício prejudica muito a margem de lucro do restaurante.

A importância das mudanças no cardápio

Diante de muitas opções, quando o cliente finalmente escolhe um, pode se frustrar se o item não estiver disponível, ou se prato não sair do jeito que ele esperava. Quando algum produto é armazenado por um longo período de tempo, estará sujeito à alteração da qualidade do sabor, mesmo se estiver dentro do prazo de validade.

Manter um cardápio variado com o objetivo de aumentar as vendas é um grande desafio, pois pode causar riscos para a qualidade do atendimento e para o caixa.

Visando contornar o problema da demanda por novidades e produtos frescos, criou-se uma solução que cada vez mais tem conquistado os restaurantes e clientes brasileiros: cardápio do dia e cardápios que mudam com frequência.

Vantagens de mudar o cardápio

Implementar novos pratos no cardápio traz vantagens para o restaurante e clientes.

O restaurante pode reduzir consideravelmente a necessidade do capital de giro e o custo de estoque, experimentando novas opções e conquistando novos clientes.

E os clientes também podem conhecer novas opções, sair da rotina e experimentar itens personalizados com produtos frescos.

Como implementar as mudanças

Para implementar as mudanças no cardápio, a tecnologia pode ser sua aliada. Para um modelo de negócio onde não há um cardápio fixo, o estabelecimento pode usar um cardápio digital.

Através deste tipo de cardápio, pode-se alterar a qualquer momento os itens disponíveis, inclusive para atualizá-lo caso durante o atendimento o produto estiver esgotado.

No cardápio digital, é possível investir em imagens de qualidade, que atraem a atenção dos clientes. Além disso, as informações sobre os pratos ficam disponíveis de forma mais detalhada, podendo também serem alteradas a qualquer momento.

Ou seja, essa nova prática proporciona maior agilidade, reduz os custos de atendimento e ajuda a aumentar as vendas.

Busque conhecer seu público melhor para saber quais pratos eles vão gostar. Uma boa dica é fazer enquetes nas redes sociais, ou pedir para eles deixarem comentários sobre o que gostariam de comer no seu restaurante.

Através do cardápio digital, pode ser uma boa ideia criar uma página para os comentários, feedbacks dos clientes e avaliação dos pratos e serviços. De forma anônima, os clientes se sentiram mais à vontade para compartilhar o que acharam do serviço prestado e produto consumido.

E então, gostou do artigo sobre a importância de inovar no cardápio do seu restaurante? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto! Aproveite e baixe gratuitamente nosso e-book sobre Fidelização de Clientes. 

As vantagens de implantar novos pratos em seu cardápio was last modified: março 17th, 2017 by Ulisses Constantini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *