O que é um PUB? Tudo o que você precisa saber!

Luan SantosPub/Bar0 Comments

pub

Um Pub é um estabelecimento típicos de países de influência britânica onde se vendem refeições e bebidas alcoólicas. A cerveja é a bebida principal, incluindo algumas como Ale, Lager e Escura.

O termo “pub”, deriva-se da expressão inglesa “public house” (traduzida livremente para o português como “local público”) e, normalmente tem seus clientes, chamado de “regulares”. São pessoas que bebem no mesmo pub constantemente. Estes apresentam seu pub preferido como “local”. Na maior parte das vezes optam pelo “local” pela proximidade de casa ou do trabalho, pelas pessoas que estão lá, disponibilidade de algum tipo específico de cerveja, ou mesmos por tabuleiro de dardos ou mesa de sinuca.

Aqui no Brasil os pubs buscam reproduzir esse estilo de bar, em locais parecidos com uma taverna, com muito uso de madeira, e bancos altos. Algumas pessoas têm o hábito de chamar de pub qualquer estabelecimento voltado à cultura boêmia que conta com uma decoração inglesa ou irlandesa. É comum a venda de uma grande variedade de chope, inclusive com várias marcas importadas, servido em canecas de um pint (aproximadamente 570 ml).

Exemplos de pub no Brasil

Horns Up Pub, localizado em Santo André, no interior de São Paulo:

pub

Formosa Pub, localizado em Francisco Beltrão, interior do Paraná:

Diferenças entre PUB x BAR

  1. Frequentadores: Os tradicionais pubs são lugares acolhedores, onde as pessoas se reúnem para bater um papo e tomar uma cerveja. No fim do trabalho, antes de retornar para casa, as pessoas tendem a se encontrar nesse local para confraternizar com seus colegas de trabalho, amigos e familiares. O público de um pub costuma ter sua vizinhança como público, o que não acontece com o bar.
  2. Chopeiras: O ponto chave de um pub é ser o ponto de encontro para quem deseja tomar uma deliciosa e gelada cerveja. Esses estabelecimentos nunca podem deixam de oferecer a bebida – geralmente criada e feita no próprio pub – servida direto do barril. Nos bares, às vezes, só existem as opções engarrafadas, o que não é tão atraente para esse público.
  3. Balcão: Nos pubs, você não precisa necessariamente ter uma mesa para sentar. Você pode optar por beber uma cerveja no balcão, tranquilamente
  4. Atrações: Um bar pode ter diversas atrações, como shows, coquetéis elaborados e até um decoração especial. Agora, um pub costuma ter duas atrações: a cerveja e as pessoas. O pub é um local para trocar ideias enquanto toma uma cerveja especial e bem gelada.

Mercado

Como é considerado um bar temático, o diferencial de um Pub no Brasil deve ser seu ambiente. Outro diferencial é sua diversidade de cervejas, sendo necessário oferecer para o cliente a opção de cervejas importadas e itens da culinária anglo-saxônica.

É um mercado que apresenta uma concorrência progressiva o que requer uma grande criatividade. Por ser um bar urbano e sofisticado, o Pub está localizado nas grandes cidades brasileiras e compete com outros bares temáticos, boates e clubes noturnos. Observar o mercado local e identificar o nicho de clientes para o qual o estabelecimento estará direcionado é fundamental para a sua sobrevivência.

Vale a pena abrir um Pub?

Não tem coisa pior do que abrir um negócio e falir meses depois, não é? Portanto, para evitar passar por isso, avalie se o local onde você quer abrir tenha potencial. Em primeiro lugar, é importante lembrar que os melhores lugares para abrir este tipo de estabelecimento comercial são as cidades grandes com pelo menos 40 mil habitantes, mais especificamente nos centros urbanos.

A região tem uma população jovem? Este fator também deve ser levado em consideração, já que se estima que as pessoas que que estão hoje nos pubs estão numa faixa de 18 e 36 anos, as quais tendem a se reunir em turmas para bater um papo e tomar cerveja. Se a população tiver uma faixa de idade maior do que essa é melhor optar por outra modalidade de negócio.

Dicas para seu pub fazer sucesso

Verificar se a localização é boa: Há público alvo em quantidade suficiente no lugar que você pensa em instalar o pub? A região é desenvolvida e segura para atrair a clientela de outros bairros? Responder a essas questões é importantíssimo, pois o estabelecimento poderá ser aceito em alguns bairros ou não. Os hábitos de lazer variam de uma região para outra.

Pensar na temática do pub: Será um pub à brasileira com referências ao samba e o futebol, ou algo mais inglês com alusões ao indie rock , à cena punk ou a símbolos da contracultura de forma geral? Seja qual for a referência, faça uma pesquisa e busque materiais bonitos e criativos para a decoração. Se não houver nenhum tema específico, seja igualmente criativo. Os pubs devem ter uma atmosfera diferenciada.

Treinar os funcionários: Treine os funcionários (garçons, cozinheiros, profissionais da limpeza, etc) para que executem os melhores serviços junto aos clientes. O local pode ser lindo, bem localizado e com as melhores cervejas, mas se o atendimento for ruim é certo que ele não irá retornar e a cotação no facebook e no foursquare não será nada boa.

Apresente uma boa carta de cervejas: É lógico que o ‘tamanho da carta de cervejas’ varia de acordo com a estrutura do seu negócio, mas busque adquirir rótulos diferentes das tradicionais e que sejam bem aceitos pelos clientes.

Agora é com você

Montar um pub é uma tarefa trabalhosa e os riscos são altos, mas a lucratividade costuma valer a pena. É importante você se manter atualizado com as tendências do mercado e investir em conhecimento sempre. Caso tenha alguma dúvida deixe deixe nos comentários abaixo que iremos respondê-los!

Comissão-garçons

O que é um PUB? Tudo o que você precisa saber! was last modified: abril 24th, 2019 by Luan Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *