Problemas técnicos ou de sistema? Saiba como lidar com eles!

Nayara Vasconcelos RodriguesSistema para restauranteLeave a Comment

erros de sistema

Você sabe a diferença entre erros técnicos internos de erros de sistema dentro do seu Food Service? Caso não, esse artigo foi feito para você. Ele irá te ajudar a achar soluções mais lógicas e práticas para episódios um tanto quanto estressantes.

Situações inesperadas acontecem todos os dias com diversas pessoas. Porém, não existe nada pior que estar preparado para começar o dia com tudo e ver que algo importante para desenvolver do nosso trabalho, não está funcionando como queríamos.

A princípio, quando você investe em tecnologias, como sistemas de gestão, com certeza você está em busca de uma administração mais prática, rápida e assertiva, certo? Além disso, é provável que você não esteja sempre preparado para enfrentar um erro.

No entanto, eles surgem. E alguns, são capazes de desestabilizar você e toda a sua equipe. Isso talvez, por falta de treinamentos ou inteligência emocional para lidar com tais situações.

Momentos assim, necessitam acima de tudo de calma e de raciocínio lógico, além de alguns conhecimentos básicos. Assim, o erro ou de sistema ou técnico, será solucionado da maneira mais rápida.

Seja como for, o suporte Sischef sabe o quanto essa situação é desagradável. Por isso, preparamos para você este artigo, afim de te ajudar a identificar alguns problemas técnicos e ou erros de sistema.

Também, vamos te passar o passo a passo para que você possa solucionar alguns erros básicos, ou se necessário, saber quando entrar em contato diretamente com os suportes e assistências.

Acompanhe com a gente este artigo e transforme os seus erros em situações menos desagradáveis.

Vamos lá!

Processos para identificar e solucionar erros

A dinâmica de resolver um problema crítico que interfere em todas as funções de um food service, está ligada principalmente a capacidade de descobrir o que está interferindo em dados processos.

Às vezes, atendemos clientes que dizem ter dificuldades com certas situações de sistema. Logo em seguida, depois de passarmos algumas instruções, esses descobrem que apenas algum cabo ou botão estava com defeito.

Você já passou por algo parecido?

Veja que, se antes de mais nada, cabos, botões, tomadas e quadros de energia forem observados e testados, imediatamente será possível solucionar uma falha ou, se não apresentarem defeitos, passar para a uma segunda etapa.

Dessa forma, quando falhas básicas não são identificadas, logo em seguida, deve-se verificar as configurações de rede ou de equipamentos.

Somente então, nessa segunda etapa, se por hipótese, o erro não for identificado, o suporte deve ser acionado.

Todo esse processo, executado de maneira lógica e seguindo etapas, evita os desconfortos e te ajuda a ver toda a questão de modo mais racional e prático.

Agora que já falamos sobre como deve ser feito um processo para identificar um erro, que tal falar sobre alguns? Assim será mais fácil saber a quem recorrer.

 Erros internos x erros de sistema

Antes de tudo, nós sabemos que para pessoas que não trabalham com certos tipos de tecnologia, no começo, pode ser difícil identificar de onde está vindo a falha. No entanto, insistimos em reforçar que com treinamento básico, essa identificação se torna algo simples.

Enfim, observe abaixo as maiores causas de erros internos e os erros de sistema.

O que podem causar erros técnicos internos:

  • Cabos de energia ou de comunicação quebrados ou desconectados;
  • Tomadas ou quadro de energia com defeito;
  • Conexão da rede de internet/ Wifi com erro;
  • Computadores com sistema operacional (Windows) falsificado;
  • Computadores sem antivírus;
  • Impressoras e balanças com erros;
  • Computadores, celulares e tablets configurados da maneira errada.

O que podem causar erros de sistema:

  • Atualização dos apps integrados (ocorre na base dos aplicativos);
  • Atualizações internas (Sischef);
  • Preenchimento errado de alguns itens (por parte dos clientes);
  • Inconsistências nos servidores (prestadores de serviços);

 Identificando e corrigindo alguns erros

Como você deve ter percebido, primordialmente, os erros de sistema internos são considerados por nós, aqueles que são resolvidos direto no próprio estabelecimento.

Alguns deles são mais comuns que outros. Nesse caso selecionamos alguns, e vamos te dar algumas dicas de como verifica-los e solucioná-los.

Cabos de energia quebrados ou tomadas estragadas.

Para identificar se os cabos de energia dos seus equipamentos estão quebrados ou as tomadas estão estragadas, você vai precisar testá-los por meio de um dispositivo chamado Multímetro.

Fácil de achar e com preço acessível, o Multímetro é um item básico para se ter em seu estabelecimento.

Por saber usá-lo, você pode evitar gastos extras com assistência técnica em casos que, por exemplo, o defeito está em cabos trocáveis.

Além disso, você vai economizar tempo.

Para aprender a usar um Multímetro, indicamos o vídeo do Manual do Mundo “Como funciona um multímetro”.

Também assista: “Aprenda como usar o Multímetro Digital na Prática” do canal Sala da Elétrica com Everton Moraes.

Conexão da rede de internet/ Wifi com erro.

Alguns problemas da rede de internet podem ser identificados por você sem muito esforço.

Em caso de não conexão ou de lentidão e queda de rede, em situações normais, onde os roteadores estão ligados e cabos conectados, você deverá fazer testes com os comandos IPCONFIG e PING.

IPCONFIG

Por meio do comando IPCONFIG você vai ser capaz de identificar erros na sua rede ou conexão. Afinal, ele é capaz de identificar se existe ou não conexões do computador com as redes wifi ou via cabo.

Observe o seguintes fatos, caso você consiga ter acesso a internet por outros aparelhos, mas não por um computador específico:

  • Caso seu computador esteja conectado ao cabo de rede, e ao usar o comando IPCONFIG, o estado de mídia conste como mídia desconectada, sabemos que aí existe um erro no aparelho ou cabo.
  • Ou ainda, caso seu computador esteja configurado para se conectar a rede sem fio (wifi), e usando o mesmo comando, você observe que não há conexão nesse equipamento específico, também temos um erro no aparelho.

Então, como usar o comando IPCONFIG?

A sugestão é que você assista o vídeo “Como usar comandos PING e IPCONFIG do CMD

PING

Ao Assistir o vídeo completo citado acima, você também será capaz de utilizar o comando PING.

Aliás, lembrando que ambos os comandos devem ser feitos direto no computador do estabelecimento em que foi identificado o problema.

Com o PING, você vai ser capaz de identificar se a rede está com lentidão ou se ela não está retornando dados.

Importante! Erro no roteador wifi.

Seu roteador wifi apresentou erro de rede? Antes de mais nada, reinicie-o desligando da fonte de energia. Somente então, caso o sinal de internet não volte, é que você deve entrar em contato com a sua prestadora.

Erros nas Impressoras   

As impressoras podem apresentar alguns erros de fácil solução como a trava de papel. Em tese, para solucionar essa questão basta:

  • Retirar o cabo da energia;
  • Abrir a (as) tampa (as) usando as travas corretamente, para não estragar a impressora;
  • Retirar a bobina de papel;
  • Recortar o papel amassado e colocar a bobina novamente;
  • Em impressoras Bematech, deve-se usar a engrenagem destinada para destravar o papel (caso não funcione, utilize as travas internas para retirar a bobina por completo, corte o papel retirando a parte amassada, e encaixe tudo novamente).

Outros erros de impressora podem ser mais complicados de solucionar. Por exemplo, se o problema se encontrar nos sensores, apenas técnicos vão conseguir solucionar a questão.

Porém, antes de solicitar a assistência, tente:

  • Reiniciar a impressora, desligando e ligando novamente, ou;
  • Trocando a porta de entrada no computador, ou;
  • Reinstalando o software do drive da sua impressora novamente.

Erros nas Balanças.

Os erros das balanças, podem ser identificados como:

  • Cabos estragados;
  • Falhas da própria por erro de fabricação;

São muitos os erros, então não vamos falar de todos, mas…

Como falamos anteriormente, vamos citar aqui apenas alguns erros. Afinal, várias outras falhas podem surgir, algo que tornaria o nosso artigo imenso.

Porém, se você chegou até aqui, procurando alguma solução que não foi mencionada, sugerimos que você procure ajuda nos sites de suporte da marca dos seus equipamentos, ou faça uma busca rápida no YouTube relacionada com a sua situação.

Não identifiquei nenhum dos erros anteriores

Em suma, caso você tenha feito os testes prévios necessários, e nenhum tenha solucionado o seu problema, a última alternativa será entrar em contato ou com suporte técnico dos equipamentos ou do sistema.

Assim que conseguir o retorno, informe todos os testes que já foram feitos para que eles possam te auxiliar de maneira assertiva.

Quando são erros de sistema

Geralmente, quando o erro é do sistema ele será fácil de ser identificado, já que o próprio sistema identifica e reporta a você o que está acontecendo com um aviso de error.

Então, se assim for, lembre-se de “printar”, anotar ou fotografar o erro, e reportá-lo ao suporte.

Por fim

Sem mais delongas, vamos encerrando o nosso artigo por aqui.

Esperamos que, ao repassar com você algumas formas de agir perante situações problemáticas, que podem vir acontecer durante o seu dia a dia, tenhamos te ajudado de maneira efetiva.

Você está procurando por algo específico que não mencionamos? Deixe o seu comentário e vamos procurar uma solução juntos.

Quer saber mais? Acesse Suporte Sischef.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *