Gestão de estoque durante a pandemia

Luan SantosAutomação, GestãoLeave a Comment

gestão de estoque

A pandemia que tem sido provocada pelo coronavirus fez com que a competição do mercado aumentasse. Possuir uma gestão de estoque eficaz é uma questão de necessidade caso você deseje otimizar os seus resultados.

Enquanto alguns negócios precisaram aumentar o nível dos seus estoques, outros negócios precisaram realizar promoções para se livrar dos produtos. 

Antes da pandemia, as metas existentes eram diferentes. Focavam em lucratividade e aumento dos números.

Mas, com toda a situação ocorrendo a nível mundial, o objetivo atual é conseguir controlar os estoques de maneira eficaz.

Saiba a importância de controlar o seu estoque durante a pandemia

Muitas empresas precisaram se adaptar a novos processos durante a pandemia. Principalmente aqueles que envolvem o modo de consumo dos seus clientes.

Muitos negócios não estavam preparados para a crise e infelizmente fecharam as portas. Já as empresas que conseguiram perseverar neste momento complicado, precisaram se adaptar a novas formas de comércio.

Outros negócios encontraram no delivery um jeito de se manterem na ativa. Assim, eles continuam movimentando o caixa.

Tomando um exemplo de supermercados e farmácias, que tiveram um grande aumento nas vendas sofrendo com a falta de produtos.

Tanto nos casos dos food services quanto no caso dos mercados e farmácias, controle de estoque é uma necessidade. Sem um estoque controlado, seria impossível se manter durante os primeiros meses da pandemia.

Não é hora de investir

A pandemia fez com que o cenário econômico tivesse uma grande queda. Assim sendo, o custo de muitas matérias-primas aumentou junto com a demanda.

É prevista uma possível escassez de produtos devido a estes e outros fatores. Especialistas preveem um aumento no delivery.

Porém, se você já oferece este serviço, o ideal é tomar todos os cuidados para que seu produto continue com a mesma qualidade.

Mantenha o seu estoque numa quantidade razoável para que não falte matéria-prima e nem falte. 

E como ficam as vendas presenciais?

Caso você deseje continuar com as vendas presenciais, é necessário tomar todo cuidado possível.

É necessário seguir todas as normas divulgadas pelo Ministério da Saúde para evitar a proliferação do coronavírus em seu estabelecimento.

O que levar em consideração

Leve em consideração a opção de fechar o seu estabelecimento para o atendimento presencial e focar apenas no delivery.

Sendo assim, você poderá atender um maior número de pedidos com um menor risco de perder insumos.

Seja rápido na compra de matérias-primas, afinal muitas coisas já estão entrando em falta e a tendência é de que os preços subam.

Como lidar com produtos próximo do vencimento?

Caso seus produtos estejam próximos da data de vencimento, pense em organizar uma mega promoção com esses produtos. Coloque essa promoção em um aplicativo de delivery.

Assim sendo, você pode deixar a sua imaginação correr solta para criar novos pratos, sem ter o prejuízo dos materiais que estão para vencer e melhora a gestão de estoque.

O cliente está sempre procurando uma desculpa para gastar e promoção é a melhor que existe.

Tenha um registro cuidadoso do seu estoque

Algo que pode prejudicar muito um bom gerenciamento de estoque é se basear somente no que se tinha de experiência.

Analise  muito bem a rotatividade do seu estoque. O recomendado é utilizar um sistema de gestão para ajudar a organizar melhor os níveis do seu estoque. 

O modo de compra do cliente mudou e o seu também precisa mudar. Não dá pra se basear no passado e esperar que tudo fique bem.

Conheça o seu cliente

A internet fez com que fosse mais fácil saber quem é o seu cliente, onde ele mora e os seus gostos pessoais. Com ferramentas de análise é possível saber quando um consumidor compra mais e o seu ticket médio. 

Conhecendo o seu cliente, você pode criar estratégias de comunicação e promoções personalizadas para atingir seu público. Além disso, você pode oferecer um atendimento personalizado para o seu cliente utilizando os dados que estão ao seu dispor.

Ter um planejamento é essencial

Agora que você já conhece o seu cliente e o comportamento de compra do mesmo, você pode aplicar melhorias na logística e processos internos. O ideal também é aprender a negociar com seus fornecedores, realizando compras planejadas na base de informações obtidas por meio do seu sistema.

 

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários se você já aplicava uma dessas dicas no seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *