O Dia Nacional do Vinho é uma data destinada a celebrar e enaltecer nosso mercado nacional, tendo sido aprovada em 2017, através de projeto de lei. E os vinhos produzidos por aqui têm ganhado destaque, sendo cada vez mais premiados, sabia?
Neste artigo, vamos discorrer sobre as tendências e principais novidades sobre vinhos para 2024. E para conhecer todas elas, continue a leitura!
Dia Nacional do Vinho: Tendências para você ficar de olho e colocar em prática no seu food service
De acordo com pesquisas realizadas e especialistas do segmento, esta são as tendências que irão impactar o mercado dos vinhos. Confira:
Vinhos tintos em alta
Ainda que nos últimos anos tenha ocorrido um aumento do consumo de vinhos brancos e rosés, os vinhos tintos continuam sendo preferência entre os consumidores brasileiros. Assim, dentre as uvas preferidas, estão a Chardonnay, a Pinot Grigio, a Merlot e a Syrah.
Pauta sustentável
Além disso, a pauta sustentável se aplica em todos os mercados e com os vinhos não é diferente. Desde 2020 houve um aumento da procura por vinhos de rótulos veganos, orgânicos com baixo teor alcoólico, menos calóricos e principalmente que tenham sido preparados com práticas sustentáveis.
Isso reforça a tendência dos consumidores que estão mais preocupados com seu bem-estar e saúde, bem como firma um compromisso por um futuro sustentável.
Tendo isto em mente, estes consumidores estão buscando empresas atentas aos mais diversos fatores, como origem da matéria-prima, o cuidado com os recursos naturais e atenção à dignidade no trabalho.
Embalagens alternativas
Por outro lado, houve um aumento da procura por embalagens alternativas, tendo em vista a quantidade de CO2 liberado para produção e transporte das garrafas de vidro.
A demanda por alternativas mais sustentáveis, gerou opções como latas, bag in box, embalagens tetra pak, em papelão e pouches. Opções que têm se mostrado populares por serem práticas, produzidas em materiais recicláveis e que comportam maior quantidade de líquido.
Cultivos de castas autóctones:
Sabia que em regiões produtoras de vinho, os efeitos do aquecimento global vêm sendo sentidas com maior atenção?
Devido a isso, os produtores precisaram se adaptar e encontrar soluções para lidar com as constantes tempestades, geadas, ondas de calor, incêndios florestais ou secas intensas.
Com as mudanças climáticas que vêm ocorrendo, a abordagem encontrada pelos produtores foi priorizar o cultivo de castas autóctones e uvas híbridas. As castas autóctones, originárias de uma região específica, e as uvas híbridas demonstraram ser mais resistentes às oscilações climáticas e adversidades naturais, oferecendo uma resposta mais eficaz aos desafios enfrentados.
Espumantes no cotidiano:
A venda de espumantes e champagnes cresceu significativamente em 2023. Os eventos presenciais , os vinhos desta categoria passaram a ser utilizados em drinks com vinho.
Dia Nacional do Vinho: Comemora com experiências virtuais de degustação
Nos dias de hoje já é possível participar de eventos, webinars, e até de visitas virtuais às vinícolas. Desta forma, permitindo que os consumidores e enófilos possam aprender mais e interagir com especialistas sem ao menos precisar sair de casa. Desta forma, as amostras são enviadas para a sua casa, assim você terá uma experiência completa de degustação.
Mas para quem não perde a chance de viajar, saiba que houve um boom no enoturismo.
Enoturismo
O termo enoturismo ou turismo de vinho se refere à prática de viajar para regiões que possuem vinícolas com o objetivo de conhecer, degustar e comprar vinhos diretamente do produtor.
E tem sido a tendência mais observada no mercado nacional. Ou seja, visitas às vinícolas tem gerando experiências ricas e únicas para o consumidor, que estão sendo cada vez mais valorizadas, demonstrando que o enoturismo é uma ferramenta poderosa para a indústria, tanto a nacional quanto a estrangeira.
Mudanças no consumo em Bares e Restaurantes:
Não faz muito tempo que o vinho era considerado uma bebida para ser consumida somente em restaurante e harmonizado com pratos mais elaborados. Por outro lado, enquanto nos bares os coquetéis e os destilados on the rocks eram os mais pedidos.
Eventualmente, as novas combinações e formas de consumo permitiram que o vinho expandisse seus domínios, sendo servido geladinho com adição de frutas em bares à beira mar, por exemplo.
E aí, gostou de ficar por dentro das tendências sobre vinhos?
Clique na figura abaixo, se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo da gastronomia.