Como testar um novo prato sem mudar o seu cardápio.

Willian GalvaoGestão, MarketingLeave a Comment

TESTAR PRATO SEM ALTERAL SEU CARDÁPIO

Você deseja acrescentar um prato novo no cardápio mas está inseguro em relação à aceitação?

Saiba que apesar de você e seus colaboradores aprovarem o paladar e a aparência não significa que seus clientes irão gostar, e é evidente que a expectativa é grande, mas seja cauteloso.

Por isso, fazer os testes de degustação com antecedência é fundamental, pois a imagem do restaurante está diretamente associada aos pratos que você serve.

Não fique apreensivo se o cliente recusar, isso é normal. O que não deve acontecer é permitir que pratos novos prejudiquem a imagem do restaurante, por isso, vamos pontuar para você algumas dicas ótimas e úteis para que este processo seja prazeroso e que consiga apresentar a nova proposta para seus clientes.

O teste deve ser gradual

Tenha em mente que você precisa de tempo para incorporar o prato novo, o que vai exigir degustação, ajustes e paciência. Então, estabeleça critérios para esta decisão como, por exemplo, variações da receita original.

Isso não quer dizer que a receita original não precise de ajustes. Apresente seu novo prato como sendo uma “sugestão da casa”, quem sabe por uma semana, com a premissa de fazer com que o cliente prove e participe de uma enquete.

Afinal é fundamental você saber os motivos que levaram o cliente:

  • A aprovar, considerando o nível de aceitação em uma escala que você deve estabelecer, com o propósito de quantificar as opiniões;
  • Não aprovar, argumentando e ajudando na decisão de por ou não este novo prato em seu restaurante.

A sugestão pode ser verbal pelo garçom ou exposta no buffet, com algum comentário específico destacando o prato exposto. Porém, fique atento: é relevante que o cliente saiba os ingredientes que compõe o novo prato, inclusive você poderá fornecer informações complementares como origem e curiosidades sobre o prato. 

Enfim, esses itens, bem como o cuidado com a apresentação, que deve ser impecável, serão excelentes maneiras de chamar a atenção do cliente.

Considere os ajustes conforme as opiniões dos clientes

Evidentemente que uma receita clássica tem na sua essência os ingredientes e confecção característica do seu criador, mas para você precisa ser rentável e aceito pelos clientes não é mesmo?

Então considere os ajustes e variações para agradar o paladar da maioria dos clientes que emitiram opinião sobre o novo prato.

Inclua está observação na sua pesquisa, inclusive o cliente poderá indicar as melhorias ou variações.


 

Enquete e opinião

Não tem como conhecer a primeira impressão dos seus clientes sem saber das suas opiniões verdadeiras. Então mãos a obra para garimpar o que precisa saber.

O feedback imediato seria fantástico. Convide gentilmente seus clientes para preencherem uma avaliação por escrito rápida e bem sintetizada, ou então você pode sugerir que participem através das redes sociais, inclusive em um processo elaborado que oferece prêmios e participação em outras promoções do restaurante.

Além disso, convide as pessoas para que venham provar o novo prato, lembre-se quanto mais informação melhor será a inclusão e aceitação.

Observe os períodos de avaliação

Com certeza você deverá estabelecer um período para avaliação de cada variação, considerando o giro de clientes, pois o perfil influencia na escolha.

Além disso, quando estamos falando de alimentos e do seu restaurante, definitivamente a qualidade e satisfação do seu público deve anteceder a pressa na decisão por novos pratos. capa-ebook

Agora é só testar novas maravilhas! Aproveite e baixe nosso ebook com dicas para Alavancar o Atendimento do seu Restaurante! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *