Como os restaurantes devem lidar com o Coronavírus?

Luan SantosAtendimento, Gestão2 Comments

coronavírus

Atualmente, o medo do coronavírus tomou conta do mundo inteiro.

Até hoje, data deste artigo (16 de março), mais de 6.600 pessoas morreram do novo coronavírus (principalmente na China) e 174 mil pessoas em todo o mundo foram infectadas. (Channel News Asia). 

No Brasil, já são 234 casos, sem nenhuma morte.

Devido ao medo de um surto tão mortal, as pessoas estão pensando duas vezes, até mesmo antes de visitar um restaurante. 

Nesses cenários, é muito importante garantir a segurança de seus clientes. 

Nesse artigo vamos abordar o que é e como funciona o COVID-19, e também, quais as medidas preventivas que um restaurante deve adotar a partir desse novo vírus.

Em primeiro lugar, vamos entender:

O que é o Coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família de vírus, alguns causando doenças em pessoas e outros circulando entre animais, incluindo camelos, gatos e morcegos.

O novo coronavírus de 2019 (COVID-19) é um novo vírus que causa doenças respiratórias nas pessoas e pode se espalhar de pessoa para pessoa. 

Este vírus foi identificado pela primeira vez durante uma investigação sobre um surto em Wuhan, China.

O Ministério da Saúde criou uma página dedicada com informações abrangentes sobre o COVID-19. Você pode explorar mais essa pandemia clicando aqui.

Como se espalha?

Os coronavírus se espalham exatamente como a gripe ou um resfriado (de pessoa para pessoa). Alguém que está ativamente doente com COVID-19 pode espalhar a doença para outras pessoas.

Os meios de transmissão do coronavírus são:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Quais são os seus sintomas?

Até o momento, os principais sintomas conhecidos são:

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.

Os sintomas podem aparecer em apenas dois dias ou até 14 dias após a exposição.

As doenças relatadas variam de pessoas com pouco ou nenhum sintoma até pessoas gravemente doentes.

Agora vamos as dicas:

Como manter meu restaurante protegido contra o Coronavírus?

Seja um restaurante, bar, hamburgueria, ou qualquer outro negócio no setor de alimentação, são estabelecimentos que reúnem grandes grupos de pessoas para comer, beber e conversar em locais próximos. 

Portanto, é muito importante que você introduza medidas preventivas. E para isso, levantamos ações obrigatórias que você deve colocar em prática imediatamente:

1. Mantenha sua equipe ciente desse vírus

Embora a maioria de sua equipe esteja familiarizada com essa pandemia, até certo ponto, ainda recomendamos que você marque uma reunião e os informe a todos os seus funcionários.

Eduque-os sobre as medidas preventivas que eles devem tomar nas instalações do restaurante.

Além disso, informe-os sobre as diretrizes fornecidas pelas autoridades de saúde locais.

Se algum de seus funcionários estiver sofrendo de gripe ou qualquer doença respiratória, peça que eles fiquem em casa. (Nesses casos, se for possível, você pode dar a eles licença remunerada).

2. Use desinfetantes e máscaras

A limpeza é realmente a chave para se manter seguro contra a propagação deste vírus. Certifique-se de que todos os produtos crus sejam lavados adequadamente em água corrente antes de serem utilizados.

Forneça aos funcionários da sua equipe máscaras cirúrgicas, desinfetante para as mãos à base de álcool (contendo pelo menos 60% de álcool) e luvas para usar durante todo o processo.

Limpe profundamente todos os cantos da sua cozinha com desinfetantes. 

A doença de COVID-19 pode se espalhar através de gotículas que são liberadas pelo nariz ou boca da pessoa infectada quando alguém tosse, espirra ou exala. 

Portanto, peça à sua equipe para usar desinfetantes, máscaras e tecidos com freqüência. Mantenha os desinfetantes na cozinha, nas mesas e até no balcão do caixa. 

3. Cuidado com seus fornecedores

Garanta que os fornecedores de onde você está obtendo suas mercadorias para o seu restaurante, estejam protegidas do COVID-19.

Como o vírus também pode se espalhar a partir de animais, tome cuidado extra ao lidar com frutos do mar.

4. Garanta a limpeza geral

A louça e os utensílios usados ​​nos balcões do buffet, talheres, e outros objetos devem ser trocados e higienizados com freqüência. 

Certifique-se de que os utensílios de mesa, incluindo saleiros e pimenteiros, porta-palitos, recipiente de açúcar, porta-cartões, cardápios e até as comandas, sejam limpos e higienizados diariamente.

Se possível , não guarde os guardanapos de mesa e os utensílios em um ambiente aberto por muito tempo.

Se você tem buffet ou semi-buffet, a comida deve ser servida em porções menores. Ele deve ser substituído a cada 30 minutos para evitar contaminação.

5. Evite apertos de mão

O aperto de mão é uma ótima maneira de transferir diferentes micróbios, como vírus e bactérias, de uma pessoa para outra.

Por enquanto, peça aos membros da sua equipe que evitem apertar as mãos dos seus clientes. Também internamente, eles devem evitar contato físico frequente. 

Até os especialistas em saúde alertam que apertar as mãos é uma das maneiras de espalhar o coronavírus. 

Basta explicar ao seus clientes que estamos passando por uma pandemia de coronavírus, dessa forma, é melhor evitar o contato físico, por enquanto.

6. Evite organizar eventos

Para evitar que os germes se espalhem, eventos de grande porte são totalmente restritos. Portanto, não marque festas de quaisquer eventos.

Não há mal nenhum em organizar pequenas festas de aniversário ou eventos de negócios com 20 a 25 pessoas. Mas evite hospedar grandes eventos que provavelmente reunirá centenas de pessoas.

Deixe seus clientes informados

Acima de tudo, quando você estiver tomando todas essas medidas, mantenha seus clientes informados sobre o mesmo. 

Destaque as medidas que estão sendo tomadas em seu restaurante nas suas redes sociais. Assim, seus clientes poderão ir ao seu restaurante sem preocupações. 

Essas são algumas dicas sobre como você pode manter seu restaurante a salvo do coronavírus. 

É um dos vírus mais mortais da história. Portanto, você deve adotar essas medidas com urgência para ficar a salvo do COVID-19.

Considere essas medidas preventivas para si mesmo e esteja seguro.

2 Comments on “Como os restaurantes devem lidar com o Coronavírus?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *