O que é uma franquia?
Franquia é uma marca que cedeu através de um (contrato de franquia) o direito de imagem e distribuição de um produto. Geralmente quem cede o direito da marca é denominado franqueador e quem recebe este direito é o franqueado.
Normalmente, franquias são criadas a partir de um empreendimento que deu certo, fazendo com que o dono tenha ambição de expandir seu negócio.
Um exemplo de franquia no setor de alimentação que está entre as maiores do mundo é o Mc Donald’s, que serve em torno de 68 milhões de pessoas por dia.
Como abrir uma franquia?
Como em todo e qualquer negócio, é necessário investir dinheiro para obter retorno.
Algo que o empreendedor precisa saber é que quando se possui uma franquia, todas as responsabilidades são divididas entre o franqueado e o dono, fazendo com que seja muito mais agradável trabalhar desta forma, dividindo os riscos, diferente de uma empresa normal, onde a responsabilidade é toda de uma pessoa.
Alguns cuidados que você deve ter antes de abrir a uma franquia…
Esteja ciente da situação legal de sua empresa
Como primeiro passo, o mais importante antes de tornar seu restaurante ou fast-food em uma franquia, é a necessidade de estar a par dos processos legais da empresa.
Analise e registre o nome de sua marca no INPI, pois somente depois de registrada, a marca se tornará passível de ser franqueada. O Brasil possui uma lei específica (nº 8.955/94) sobre o funcionamento do sistema de franquias. Um dos pontos principais dos projetos dessa lei é a circular de oferta da franquia (COF). A lei, serve para que o interessado tenha conhecimento do que acontecerá entre o franqueado e franqueador. É baseada na COF (Circular de Oferta de Franquia) que é feita a elaboração do contrato.
Planeje o negócio da sua franquia
Etapa onde será feita a estruturação do negócio da sua franquia
Você deverá analisar os princípios dela, entendendo quais originalidades possui, quais os atrativos que farão os clientes comprarem dos seus franqueados.
Também é necessário definir o modelo de negócio do franqueador. Como exemplo: Que tipo de apoio será fornecido ao franqueado, os royalties serão fixos ou proporcionais ao faturamento do mesmo.
O plano de negócios precisa ser bom para o franqueado e franqueador. Por exemplo: deverá garantir um suporte adequado, deixar claro todas as taxas da franquia, royalties dentre outras receitas e também gerar lucro estimado ao franqueador e o fluxo desejado de caixa.
Elaborar manual e treinamento para o franqueado
Manual
Crie o know-how (forma de trabalhar) da sua empresa, sendo ele um manual para o franqueado, onde o modo de trabalho da sua franquia seja padronizado, fazendo com que assim chegue ao sucesso do negócio com rapidez. Ou seja, elabore um processo padronizado do seu negócio.
Treinamento
O franqueado deverá sentir-se seguro com o tipo de contrato que ele irá fazer, então, dê todo o treinamento e auxílio necessário para ele, desde a fase para achar o local, até o treinamento para gerenciar o estabelecimento. Uma boa forma de gerenciar sua franquia, é a utilização de softwares específicos para o segmento dela, fazendo toda a automação do processo e consequentemente levando-a ao sucesso. Com um software é mais fácil implantar um processo para ser replicado com mais facilidade para os franqueados.
Elaborar o contrato da sua franquia
Agora que tudo está encaminhado, elabore o contrato desta sua franquia.
Com base na COF que seu contrato deverá ser criado, nele deverá constar todos os detalhes para seu franqueado, como, se o seu financeiro está normalizado, a situação legal da sua marca, qual serão os investimentos necessários do franqueado, e outros detalhes mais específicos.
Anunciar e vender
Após todos os processos anteriores finalizados, está na hora de vender sua marca. Para isso deverá anunciá-la. Existem diversos sites na web focados em anunciar franquias, invista o máximo que puder nestes meios, pois, todo empreendedor que desejar abrir um negócio que não seja do zero, pesquisará por franquias, e consequentemente achará sua marca em um desses locais.
Por fim
Conheça o Sischef, o melhor e mais completo sistema de automação e gerenciamento para franquias de restaurantes: SISCHEF
Fonte:
Exame – 8 Fatos sobre McDonalds
Leia também: