Agendamento de pedidos: uma funcionalidade em evolução e com muito a oferecer

Nayara Vasconcelos RodriguesAutomação, Delivery, Sistema para restauranteLeave a Comment

agendamento de pedidos

Uma ferramenta de agendamento voltada para clientes finais comuns, ou para profissionais responsáveis pela organização de grandes eventos, é muito importante.

Ela também, pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa que a utiliza para atender a sua clientela.

Afinal, como sabemos, tudo precisa estar muito bem registrado, para que assim, todas as entregas cheguem ao seu destino. Aliás, caso contrário, cometer erros nas entregas, ou até mesmo, esquecê-las, será comum no dia a dia.

Dessa forma, neste artigo vamos ver como a necessidade dos clientes  de encomendar alimentos evoluiu. Também, vamos ver a importância de uma ótima ferramenta de agendamento capaz de acompanhar essa evolução.

Por fim, mas não menos importante, vamos destacar o quanto a ferramenta de agendamento pode colaborar para o crescimento de uma empresa.

Sendo assim, fique com a gente até o final desse artigo.

Boa leitura!

Agendamento de pedidos e entregas

Você já parou para pensar que, a princípio, quando ouvíamos falar sobre fazer alguma encomenda de alimentos, logo, ligávamos essa fala a encomenda de comidas para festas ou coisas do tipo.

O ato de agendar ou encomendar um pedido, era quase exclusivo aos setores de festas e eventos dentro do nicho do food service.

Independente se a encomenda era feita com a “dona Maria”, amiga de uma conhecida, ou com empresas, sejam elas grandes ou pequenas, essa encomenda estava relacionada a alguma comemoração.

Ninguém, há algumas décadas atrás, pensaria em encomendar um café da manhã normal daquela padaria famosa, para daqui dois dias, por pura comodidade.

As encomendas eram e ainda são ferramentas importantes nos setores que prestam serviços para eventos. Pois como sabemos, tudo o que é relacionado a festividades deve ser preparado com antecedência.

Dessa forma, fica fácil entender o porquê do agendamento ou da encomenda de alimentos estarem ligados a nossas memórias de comemorações.

Contudo, por conta de necessidades diárias básicas – principalmente nas cidades grandes, como na grande São Paulo – “recentemente” surgiram problemas e soluções que vêm utilizando a encomenda e o agendamento, dentro do food service, de um modo diferente.

Opção de agendamentos nos aplicativos

Hoje, o agendamento está sendo utilizado também em encomendas de refeições comuns do dia a dia.

Com o avanço tecnológico, essa opção se expandiu. Agora, clientes podem encomendar quaisquer tipos de alimentos, para qualquer momento.

Essa nova cultura de massa – de agendar uma entrega de um almoço para daqui algumas horas, ou para daqui alguns dias – só é possível graças aos aplicativos de delivery. Aliás, eles vêm se desenvolvendo e ganhando novas funções a cada dia.

O melhor exemplo do que estamos falando é o iFood.

Inovador desde que surgiu em 2011, e um dos primeiros no Brasil, o iFood, surgiu com a intenção de oferecer os serviços de pedido e entrega de refeições. Além disso, esses deviam ser feitos dentro de um curto espaço de tempo.

O aplicativo, sempre cumpriu com seu objetivo até onde lhe cabia a responsabilidade. Ser um catálogo intermediário entre clientes e restaurantes.

Todavia, durante todo o seu período de crescimento, assim como os seus concorrentes, seus programadores vêm observando o mercado e incluindo atualizações úteis aos usuários.

Assim, nos últimos anos, surgiu o agendamento de qualquer tipo de refeição em seus serviços.

Na verdade, agendar entregas é uma opção do aplicativo disponível ao estabelecimentos. Eles podem aderir ou não.

É muito provável que em cidades menores, muitos food services não se atentem a essa opção, e deixem passar essa oportunidade.

Lembrando que essa função não é exclusiva ao iFood.

O aplicativo UberEats, e muitos outros, também permitem o agendamento de pedidos.

Verifique no seu app se essa opção está disponível.

Agendamento de pedidos e integração com sistemas de gestão

Todos os aplicativos que oferecem esse tipo de ferramentas, ajudam a economizar o tempo de quem encomenda e de quem agenda. Prestando um ótimo serviço à sociedade.

No entanto, algo nos incomodou durante um tempo, e nos fez levantar a seguinte questão:

Para restaurantes que estão presentes em vários APPs, como será possível organizar todos os pedidos sem se perder em meio a tantos agendamentos?

Nesse sentido, unimos as nossas forças e chegamos a uma solução prática.

A partir daí, a ideia da criação de um sistema capaz de juntar todos os pedidos feitos, e ainda tornar automático todos os agendamentos, surgiu.

Pouco tempo depois, ele já estava funcionando.

Hoje dentro do sistema Sischef, existe o PDV Delivery.

Nele, todos os pedidos – sejam eles a serem entregues na hora, ou agendados via aplicativos – são enviados a um mesmo lugar de maneira organizada. Sem falar na opção de incluir pedidos que chegam por outros meios, de modo manual.

Em um passo a passo funciona da seguinte forma:

– Cliente faz um pedido;

– É um pedido normal? Vai direto para a tela do PDV e já sai na impressora da cozinha.

– É um pedido agendado? O restaurante é notificado pelo sistema, com todos os dados referentes a encomenda, porém, o pedido aparecerá na tela do PDV apenas no dia da entrega.

Ou seja, o agendamento no PDV funciona através de sistema com tecnológica capaz de identificar todos os pedidos feitos pelos aplicativos utilizados por determinado food service.

Ele separa e depois distribui cada um deles nos dias certos, junto com os outros pedidos do dia, obedecendo o horário e a ordem de entrega.

Conclusão

Enfim, esperamos ter te ajudado a ver as mudanças que vem acontecendo e que estão transformando a cada dia a forma como as encomendas e os agendamentos são feitos e registrados.

Agora, você com certeza também será capaz de enxergar a importância de um sistema que seja apto a organizar e gerir de maneira prática tudo isso.

Assim, chegamos ao fim de mais um artigo.

Caso tenham ficado dúvidas, deixe-nos um comentário.

Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *