Padaria: Vantagens de ter um sistema para padaria

Luan SantosPadariaLeave a Comment

Sistema para padaria

Por que devo automatizar?

Um sistema para padaria torna os processos mais fáceis e ainda trazem muitos benefícios, ganha-se em produtividade, faz-se mais com menos, permite-se que a mão de obra possa dedicar maior tempo a funções mais valiosas, como atender clientes. O sistema para padaria permite que se atenda com mais velocidade e qualidade, dessa forma é preciso menos funcionários para mais clientes. A automação de um estabelecimento não é mais um luxo, e sim uma necessidade para se manter competitivo no mercado.

A competitividade no segmento da panificação é sempre alta e acirrada devido aos muitos estabelecimentos nesse ramo, portanto, qualquer detalhe faz a diferença. A rapidez e a qualidade no atendimento, sem perder tempo e com uma boa administração, são essenciais para o seu negócio alavancar.

O trabalho manual árduo produzido em cadernos de anotação costuma ocupar muito tempo do dia a dia dos empreendedores. Quando se fala em automatizar, um dos maiores benefícios está justamente na economia do tempo, que para os empresários se caracteriza focar em atividades estratégicas como, por exemplo, ampliar as vendas.

Como automatizar sua padaria

Com um sistema para padaria, alguns métodos necessitam ser adotados por você, empreendedor, para que, em pouco tempo, as mudanças apresentem bons resultados. Entretanto, um ambiente automatizado não é tão simples assim. É necessária a intercomunicação de elementos, não só do computador com os softwares, mas também como das instalações e dos usuários.

Basicamente, para automatizar uma padaria em início de formação serão necessários alguns equipamentos como:

  • Para o escritório: microcomputador e impressora;
  • Para o caixa: microcomputador, balança, gaveta de dinheiro, impressora térmica, leitor de código de barras, nobreak, POS (Point of Sale);
  • Para o delivery: computador e impressoras;
  • Para a loja: balança com impressão de código de barras.

Além desses equipamentos, será necessário um sistema de gestão, que irá facilitar sua vida no estabelecimento.

O Sistema Sischef é uma excelente ferramenta para você adquirir um sistema para padaria. Com ele, você pode gerenciar melhor suas finanças (fluxo de caixa, venda de produtos e serviços, entrega de produtos e outros) e gerenciar com eficiência seu estoque (baixa automática de produtos vendidos).

Devo utilizar comanda eletrônica na minha padaria?

A resposta é SIM! Esta tecnologia veio para substituir as comandas impressas, onde o garçom registrava o pedido em um pedaço de papel. Isso pode causar inconvenientes como a necessidade do garçom se deslocar até a cozinha/bar para avisar quais os produtos foram solicitados pelo cliente, causando atrasos, erros e confusões. Para os garçons existem outros benefícios que vão desde a conferência em tempo real do consumo de cada cliente, rapidez no lançamento dos itens, solicitação do fechamento do pedido entre outros  benefícios.

Temos um artigo no nosso blog que diz tudo sobre a comanda eletrônica, você pode conferir clicando aqui.


Vantagens de utilizar um sistema para padaria

  • Agilidade nos processos (você atende, entrega o produto do seu cliente mais rápido e toma decisões de forma mais rápida e certeira);
  • Diminuição de custo com matéria prima e mão de obra (você começa a observar onde está indo sua matéria prima e passa acompanhar melhor o seu empreendimento, consequentemente a sua mão de obra diminui. Exemplo: um restaurante que usa software para atender seus clientes têm normalmente seu quadro de garçons reduzido);
  • Facilidade em tomada de decisões (como todos os processos estão controlados fica mais fácil comprar, adotar novos produtos, reduzir custos…);
  • Saiba o que acontece no seu estabelecimento.

Ganhando tempo…

Implantando o novo sistema, a rentabilidade cresce e o trabalho diminui, o atendimento torna-se mais ágil, a organização dos produtos torna-se mais eficaz dentre tantos outros benefícios que farão você ganhar tempo.

Um sistema para padaria permite que os lançamentos, antes realizados de forma manual sejam feitos automaticamente, de maneira rápida e padronizada. Consequentemente diminui a falha humana e é economizada a mão de obra. Como resultado, o consumidor fica satisfeito e sua padaria atinge o sucesso em pouco tempo.

Sistema grátis x Sistema pago para padaria

SISTEMA GRÁTIS

No mercado existem uma grande quantidade de sistemas de gestão diferentes sendo vários deles pagos e outros tantos gratuitos. Porém, ter um sistema gratuito significa que você não tem um sistema que te ofereça todas as ferramentas que você precisa, ou pode vir a precisar.

Portanto, é necessário fazer essa análise, pois se você perceber no meio do caminho que algo está errado, pode ser tarde demais e nesses passos que já foram dados, você pode ter perdido clientes, produtos, vendas e causado muito prejuízo, sem nem ao menos perceber onde está a causa.

A maioria dos sistemas gratuitos possuem dois problemas que podem ser uma dor de cabeça para você, e o barato pode sair caro.

SISTEMA PAGO

Com um sistema de gestão pago você tem uma equipe que vai te dar suporte desde a implantação até o treinamento dos funcionários. Além disso, o suporte sempre estará disponível para solucionar eventuais problemas do sistema, deixando-o sempre em condições para atender aquilo que o gestor e a sua padaria precisam.

Outra coisa importante do sistema pago é a sua segurança. Suas atualizações constantes trazem funcionalidades, evitando assim a vulnerabilidade contra vírus e hackers, o que mantém seus dados sempre protegidos.

Por fim

Na hora do consumidor decidir entre estabelecimentos do mesmo ramo e de porte semelhante como uma padaria, ele acaba escolhendo o que está mais antenado com as inovações tecnológicas.

A escolha é um reflexo do reconhecimento gerado pelo melhor serviço e por eficientes técnicas de fidelização. Os proprietários de diferentes tipos de estabelecimentos descobriram que usando um software de automação, os gastos operacionais são reduzidos, além de garantir a satisfação de consumidores cada vez mais exigentes.

Com a introdução da tecnologia os benefícios atingem até mesmo quem não sai de casa. Os clientes agora podem fazer os pedidos através do smartphone. Agilizando e simplificando todo o processo que antes era feito somente por telefone.

Fica claro, portanto, que as empresas de alimentação têm motivos de sobra para investir em tecnologia.

 

Leia também:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *