10 segredos para ter um restaurante de sucesso

Jeniffer OliveiraFood Service, RestauranteLeave a Comment

10 SEGREDOS PARA TER UM RESTAURANTE DE SUCESSO

O que realmente torna um restaurante digno de sucesso e o que caracteriza realmente o sucesso? Estes questionamentos são subjetivos, pois a definição de sucesso pode variar de pessoa para pessoa. Mesmo sendo um tema subjetivo, podemos concordar que alguns fatores são comuns. Por exemplo, a qualidade da comida e do atendimento do local. 

Mas além destes fatores, existem outros aspectos que traremos no conteúdo de hoje. Neste artigo iremos compartilhar o segredo para ter um restaurante de sucesso.

 

1 – Foque no atendimento ao cliente para ter um restaurante de sucesso

Pergunte para si mesmo: o que você imagina quando pensa em visitar um restaurante de sucesso? A cordialidade e a comodidade são coisas que sempre nos vem à mente. 

Um tratamento robotizado não é muito bem-visto entre os clientes. Um lugar onde os garçons apresentam o cardápio e atendem todos os clientes igualmente não incentiva futuras visitas. Estamos na era onde as pessoas gostam de sentir-se especiais, e o atendimento ao seu cliente precisa ser especial e personalizado. Para ter um restaurante de sucesso, é preciso pensar no cliente.

 

2 – Observe a sua localização

Estar em uma localização estratégica é essencial para atrair mais clientes. Mesmo que seu restaurante seja bom, o fator da distância pode acabar pesando para os seus clientes. De acordo com a Abrasel, 35% dos restaurantes acabam fechando no seu primeiro ano de funcionamento. Boa parte deste percentual dá-se em decorrência da distância. 

Outro fator que pode desestimular novos clientes é encontrar-se muito próximo dos seus concorrentes. É imprescindível para o seu restaurante estar instalado em uma região relevante. Além de, claramente, ter um ambiente aconchegante para os clientes.

 

3 – Use as redes sociais à seu favor

Use das redes sociais para atingir novos clientes. Whatsapp e facebook permitem o uso de respostas automatizadas. Configure estas opções para ajudar no atendimento. Ter um link para o seu cardápio digital é um grande aliado nesta hora. Com o link nas respostas automáticas, seu cliente vai direto para os seus produtos, faz o pedido e o sistema envia diretamente para sua cozinha. Dessa forma lhe poupa tempo de anotar todos e repassar. Ter um dia promocional fora da rotina também é interessante para manter o interesse dos seus clientes em dias de menor fluxo.

 

4 – Esteja adequado às normas sanitárias

Independente do foco do seu restaurante, é extremamente importante estar adequado às normas sanitárias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Não tenha dúvidas quanto a importância de estar adequado a tais normas.

Seguí-las não significa apenas que o restaurante está liberado para servir produtos alimentícios, mas também mostra cuidado com a saúde e a segurança alimentar dos seus clientes.

 

5 – Seja especialista no seu segmento

Independente se você serve comida árabe, pizzas, lanches, comida italiana ou brasileira, saiba que quem faz muito de tudo, muitas vezes não é especialista em nada. Este fator deve ser elaborado desde o início, na montagem do seu cardápio. A cada dia surgem novos nichos de mercado e novas oportunidades para você mostrar para os seus clientes que você sabe o que faz e é especialista no assunto. Por exemplo, o cliente que sai para comer sushi não irá numa pizzaria.

 

6 – Possua um carro-chefe

Sabe aquele produto que irá ser a sua propaganda do seu negócio? Existem técnicas de comunicação que você pode aplicar para promovê-lo. Esta é uma boa opção se você está começando e ainda não tem o seu menu conhecido pelo cliente. Após um tempo de existência, o seu carro chefe poderá mudar, pois quem o define é o cliente. Você pode acompanhar os seus produtos mais vendidos possuindo um sistema para o seu restaurante. Assim, você vê quais produtos podem deixar o cardápio, quais merecem ganhar mais destaque, etc.

 

7 – Engaje sua equipe

Um food service não depende apenas dos seus gestores. Também depende em grande parte de sua equipe. O colaborador também pode ser chamado de cliente interno, e este também precisa estar satisfeito. Quando o seu colaborador está insatisfeito e infeliz, estas emoções são visíveis e transmitidas para o seu cliente. Ofereça treinamentos para seus colaboradores, ou programas de premiação para manter o engajamento da sua equipe.

 

8 – Trabalhar quando deveria estar de folga

Os melhores dias para se realizar refeições fora de casa são em sábados, domingos e feriados, correto? Gestores de food services precisam entender que a sua rotina de folgas é diferente da rotina dos seus clientes. Garantir o funcionamento do seu negócio durante a semana é importante? Sim, Mas tenha certeza de que a probabilidade de clientes desejarem seus serviços durante finais de semana e feriados é enorme. 

 

9 – Tenha um sistema de gerenciamento

A tecnologia é uma ferramenta que deve ser usada para proporcionar a melhor experiência para os seus visitantes. Atualmente, anotar pedidos no papel é extremamente ultrapassado. Além de uma prática extremamente suscetível a erros humanos. A automação precisa estar presente desde a hora do pedido até o seu pagamento. Ter um sistema de gerenciamento e um cardápio digital podem te auxiliar muito em oferecer a melhor experiência para seus clientes.

 

10 – Tenha consistência

Este é um dos fatores mais importantes desta lista, e por isso foi deixado por último. Mas o que é ter consistência? Não adianta colocar em prática apenas dois ou três fatores mencionados. Todos precisam ser aplicados e seguidos de forma consistente.

Esclarecendo: imagine um cliente visitando seu food service pela primeira vez. Ele fica encantado com a qualidade da comida, com a higiene e com o atendimento. Perfeito, correto? Agora imagine este mesmo cliente retornando por uma segunda ou terceira vez e encontrando falhas em algum desses fatores. 

Para o cliente, apenas uma única experiência negativa é o suficiente para que ele não recomende seu food service para outras pessoas, ou mesmo volte no local. 

 

Garantir a consistência é mais importante do que apenas aplicar as dicas anteriores esporadicamente. Sendo assim, estas dicas devem ser guardadas com muito carinho e revisitadas sempre que necessário.

 

Esperamos que estas dicas possam ajudar você a melhorar a qualidade do seu food service. Conta pra gente se você já conhecia alguma dessas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *