A importância da profissionalização na gestão de restaurantes e bares

Luan SantosAutomação, Restaurante4 Comments

gestão de restaurantes

O mercado gastronômico vem passando por uma importante transformação nos últimos anos com o surgimento de muitos cursos de gastronomia, o que tem colaborado para a profissionalização de profissionais principalmente na produção dentro das cozinhas comerciais e industriais em restaurantes e bares. Está claro que é um passo evolutivo importante para a profissionalização do setor com o aprimoramento das técnicas gastronômicas cada vez mais abrangentes dentro das cozinhas dos restaurantes. Por mais importante que seja esta evolução do setor gastronômico na aplicação das técnicas gastronômicas o setor ainda tem muito o que evoluir na parte de gestão e operação destes empreendimentos.

A gestão e operação de restaurantes e bares ainda é um tabu para a grande maioria dos estabelecimentos que se aventuram neste setor. Não é difícil encontrar restaurantes que cometem erros primordiais na sua gestão e que não adotam técnicas fundamentais para uma administração saudável do seu empreendimento. Os erros mais cometidos por estes empresários do setor gastronômico é a falta de controle financeiro, principalmente na destinação correta dos recursos financeiros do restaurante, onde a grande maioria não tem um controle do dinheiro destinado para a gestão do restaurante ou do dinheiro utilizado para recursos pessoais, misturando as despesas pessoas com as despesas do negócio, o que acaba dificultando o controle e a análise da real lucratividade do empreendimento. Índices de controle e desempenhos são completamente ignorados, como o controle de CMV, a aplicação de fichas técnicas, a padronização da produção, a engenharia do cardápio e a alimentação diária de controles de vendas, estoques, controle de desperdício, inventários e aí por diante. Levaríamos um dia inteiro falando sobre todos estes controles que são ignorados.

Assim como os restaurantes estão passando por uma evolução das técnicas de culinária neste setor, eles devem se preparar para o aprimoramento da gestão destes empreendimentos para que não sejam engolidos por aqueles que já praticam uma boa gestão do seu negócio, afinal a espaço para todos que querem trabalhar com profissionalismo.

Para quem busca conhecimento na gestão e operação de restaurantes é possível encontrar no mercado empresas que oferecem cursos voltados exclusivamente para este setor. Um exemplo é a empresa GR Gestão de Restaurantes.

Uma empresa especializada na produção de cursos on-line para gestão e operação de restaurantes que atua no mercado há 12 anos qualificando profissionais do setor. Com uma gama ampla cursos a empresa oferece cursos em vídeo, e-books e planilhas elaboradas especificamente para auxiliar os donos e gerentes de restaurantes na gestão de seus empreendimentos. Um dos grandes diferenciais desta modalidade on-line é que o aluno pode se empenhar no aprendizado nos dias e horários que tenha mais disponibilidade, sem precisar se deslocar para uma escola física e de acordo com a sua necessidade.

Com a concorrência cada vez mais acirrada do setor gastronômico é preciso buscar conhecimento e qualificação para empreender e se destacar no setor. Todos os dias novos restaurantes e bares surgem em cada esquina, mas não é difícil definir quais terão a oportunidade de se manter com longevidade quando observamos que os pilares fundamentais de uma boa administração estão sendo adotados. E para aqueles que já estão no mercado mas sentem que precisam melhorar a sua gestão e se reinventar para se destacar é preciso investir em conhecimento para se reorganizar e dar a volta por cima. Lembre-se: “Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe”. (Aldous Huxley)

gestao de restaurantes

A importância da profissionalização na gestão de restaurantes e bares was last modified: fevereiro 4th, 2019 by Luan Santos

4 Comments on “A importância da profissionalização na gestão de restaurantes e bares”

    1. Avatar

      Obrigado pelo feedback Antonio! Ficamos felizes que tenha gostado e ainda mais por agregar ao seu conhecimento.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *