Como receber pedidos pelo Whatsapp

Luan SantosAtendimento, Automação, Delivery2 Comments

pedidos pelo whatsapp

Os pedidos pelo WhatsApp vem crescendo a cada dia mais.  Devido a ascensão do atendimento delivery, pelo momento vivido com a pandemia do coronavírus. É mais rápido até do que outros aplicativos como iFood, Rappi, aiqfome e UberEats. Neste modo de pedido, é necessário informar aquilo que se quer comer, quantidade, o que adicionar ou retirar, o endereço de entrega e forma de pagamento. Mas existem meios mais fáceis do que passar todas estas informações entre atendentes até chegar até a cozinha.

Assim, conforme os pedidos vão aumentando podem ocasionar problemas no atendimento, sobrecarregando o atendente. 

Neste artigo você vai conferir como automatizar os pedidos pelo WhatsApp e quais ferramentas mais fazem sucesso no mercado. 

Pedidos pelo WhatsApp: Otimize o tempo do seu atendimento

Uma questão que sempre preocupa os gestores é a falta de tempo para atender os clientes pelo WhatsApp. Pois esse canal de comunicação é rápido e normalmente o volume de mensagens é grande. 

Com o WhatsApp Business você pode automatizar esse processo do primeiro contato com as mensagens automáticas. Alguns restaurantes já utilizam a ferramenta business que permite a automação de respostas. Esta opção já auxilia no auxílio da demanda, mas ainda é necessário anotar tudo e repassar para a cozinha.

Assim é possível deixar registrado informações padrões que solucionem dúvidas comuns dos clientes. Mas mesmo assim, o Whatsapp ainda não é um aplicativo pra pedidos delivery e pode deixar a desejar em diversos aspectos. Ele é uma ferramenta para empresas de pequeno porte, em sua maioria. Seu objetivo é o de proporcionar um diferencial nos meios de comunicação entre cliente e empresa.

Por exemplo, você pode incluir uma saudação ao cliente e já indicar um link para que ele faça o seu pedido por meio de um site, cardápio digital ou aplicativo próprio de delivery. 

Porque automatizar os pedidos pelo WhatsApp?

O WhatsApp é o aplicativo mensageiro mais utilizado no Brasil. Sendo assim, muitos deliveries utilizam como meio de receber pedidos, o que é ótimo. Porém às vezes causa uma certa lentidão no atendimento.

Pensando nisso listamos aqui duas ferramentas para a automação de pedidos pelo WhatsApp. É preciso tomar alguns cuidados na hora de utilizar esta função. Este canal não foi feito para atender ligações. É necessário sempre ser gentil com o cliente, caso você ainda não tenha automatizado o processo de recebimento dos pedidos.

As vantagens de utilizar esta ferramenta estão na proximidade que ela traz para o local e o consumidor. Além é claro de ser uma ferramenta grátis. Isso facilita manter um banco de dados dos seus clientes ao mesmo tempo em que escapa de cobranças. 

Continue a leitura e veja como essas duas ferramentas podem lhe ajudar a otimizar a sua gestão e alavancar os seus resultados. 

1- qrpedir 

O qrpedir é um cardápio digital para delivery que aumenta suas vendas e automatiza os seus pedidos. 

O cardápio digital qrpedir é muito fácil de utilizar pois o seu cliente não precisa instalar nenhum aplicativo de delivery.

Basta o cliente acessar o link personalizado do seu cardápio digital enviado no WhatsApp que o cardápio abrirá no celular dele.

Após o cardápio abrir no smartphone do cliente, basta ele escolher os produtos e confirmar o pedido. 

Os pedidos pelo WhatsApp serão automatizados utilizando a resposta automática do WhatsApp Business e inserindo nela o seu link para o cardápio digital qrpedir. 

O melhor de tudo isso é que os clientes são seus e não de aplicativos de delivery. 

Outro benefício  é que qrpedir não cobra taxas abusivas em cima dos seus pedidos, apenas um valor fixo mensal. 

Conheça os benefícios desta plataforma clicando aqui

2 – Delivery Direto

O Delivery Direto cria um aplicativo próprio de delivery para o seu estabelecimento. 

Neste modelo você recebe os pedidos sem pagar comissões para os marketplaces do mercado. 

Os pedidos acontecem de forma fácil sem atrapalhar as suas operações.

Com um aplicativo próprio você tem um canal direto com o seu cliente, assim não corre o risco de perdê-lo.

Ele automatiza os pedidos pelo WhatsApp, pois centraliza todos os pedidos em lugar só. 

Dica Sischef 

As duas ferramentas listadas funcionam diferentemente uma da outra. 

Para que a escolha traga benefícios e melhores resultados para o seu negócio é necessário estudar qual melhor lhe atenderá. 

Busque saber qual é a necessidade do seu negócio. Assim conseguirá achar a solução mais adequada. 

Porém,se você ainda não utiliza o WhatsApp como ferramenta para alavancar as vendas está perdendo tempo e dinheiro.

Confira clicando aqui 5 práticas de como vender pelo WhatsApp tendo um restaurante. 

 Por fim…

Aprender como vender pelo WhatsApp é fundamental para impulsionar seu negócio. É preciso treinar alguém para conferir se outras mensagens estão chegando fora dos pedidos pelo cardápio digital. Também é uma boa opção para manter um registro do horário que os clientes mandam mensagem e ter uma noção do tempo de entrega para cada pedido.

Com boas práticas para usar essa ferramenta e automação, você se aproxima mais do seu cliente e se posiciona de modo estratégico e relevante. A ferramenta também pode servir para tirar dúvidas dos seus atuais clientes e procurar novos clientes. Você também pode enviar novas promoções exclusivas para quem fizer os pedidos pelo seu cardápio digital.

Automatizando o atendimento pelo WhatsApp, você trás mais comodidade para os seus processos. Portanto o seu atendente pode focar em outras atividades.

Já o consumidor tem fácil acesso ao conteúdo ou à promoção de que ele precisa, diretamente na tela do celular. Realizando assim o pedido no conforto de sua casa.

Gostou da dica de como automatizar os pedidos pelo WhatsApp? Então não deixe de conferir 5 prática para vender pelo WhatsApp.

Caso tenha ficado alguma dúvida pode deixar aqui nos comentários.

 

Leia também:

 

2 Comments on “Como receber pedidos pelo Whatsapp”

  1. Boa tarde. Será que um desses aplicativos daria certo para fazer os pedidos de uma casa de carnes?
    Hoje atendemos pelo celular no whatsapp, mas a quantidade diária de pedidos está aumentando e tomando o tempo todo com isso. A ideia é automatizar justamente para poder crescer, pois não temos como crescer e depois não dar conta de responder a todos os pedidos, estamos no nosso limite.

    1. Bom dia, Reinaldo!

      Sim, o qrpedir será ótimo para você. Você pode disponibilizar o link do cardápio em todos os seus canais e automatizar todo esse processo, economizando tempo e agilizando o pedido.

      Um diferencial do qrpedir é que você não irá pagar taxas sobre seus pedidos, somente a mensalidade.

      Acesse o site do qrpedir: https://qrpedir.com/cardapio-digital-para-delivery/

      Qualquer dúvida, estamos a disposição!

      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *