O que é o Custo de Aquisição por Cliente e porque ele é importante para o seu restaurante

Ulisses ConstantiniGestão0 Comments

O que é CAC

Muitas coisas influenciam no sucesso de um empreendimento. No setor de alimentação, a boa comida e o bom atendimento são indispensáveis. Uma administração competente e uma gestão financeira eficiente também aproximam o negócio do sucesso. Mas, em meio a tudo isso, não se pode esquecer do marketing, a formas mais certeira de levar novos clientes para seu estabelecimento.

No entanto, um marketing de qualidade requer investimentos e, como já vimos, é preciso ser eficiente na sua gestão financeira. É preciso saber se o valor gasto com propaganda tem um retorno compensatório nos lucros da empresa. Mas como fazer isso?

O Custo de Aquisição por Cliente

Há um cálculo simples que permite avaliar a eficiência do seu marketing. É o Custo de Aquisição por Cliente (CAC), que apresenta o quanto uma empresa paga para conquistar um novo cliente para o seu estabelecimento.

Um gestor que sabe utilizar o CAC pode avaliar se o Marketing está valendo a pena, descobrir onde pode cortar gastos e avaliar em que setores é preciso investir mais. O CAC também ajuda na tomada de decisões estratégicas, permitindo ao seu restaurante sair na frente na conquista de novos clientes.

O cálculo deve ser feito periodicamente. O ideal é fazê-lo todo mês, para avaliar de perto e com precisão a eficiência das campanhas publicitárias.

Como calcular o CAC

Para calcular o CAC, a empresa precisa levantar todos os gastos que envolvem a conquista de clientes, desde salários da equipe, compras de anúncios, campanhas publicitárias, viagens, ligações telefônicas, entre outros. Deve então somar todos esses gastos e dividir pelo número de clientes conquistados no período.

Por exemplo, se em um mês a empresa gasta R$ 6.000 para conquista de clientes e consegue 30 clientes novos, o Custo de Aquisição de Clientes é de R$ 200. Sabendo esse valor, o gestor pode avaliar que tipo de estratégia é mais compensatória para o seu negócio.

Simplificando o CAC

O cálculo do CAC não é difícil e pode ser feito por qualquer gestor competente. No entanto, sabemos como o tempo do gestor é valioso, ainda mais na dinâmica do setor de alimentos. Por isso, o Sistema para a gestão de restaurantes Sischef e a empresa de marketing SumOne criaram uma forma de simplificar o processo, tornando-o mais rápido e eficiente.

É a ferramenta Diagnóstico do Custo de Aquisição de Cliente. O gestor precisa apenas inserir alguns dados em uma tabela online, de fácil acesso, e o sistema faz os cálculos por si só, apresentando a média de gasto que a empresa tem para conquistar cada cliente.

Além de fazer o cálculo, a ferramenta também avalia onde o investimento em Marketing está sendo gasto e ainda compara seu investimento ao de seus concorrentes, o que abre portas para a elaboração de estratégias mais aprimoradas, de forma a evitar prejuízos desnecessários e aumentar os lucros.

Acesse o Diagnóstico do Custo de Aquisição de Cliente através do link: https://goo.gl/PBqFa3 

 

Sischef

Sistema para a gestão de restaurantes, bares, fast-foods, deliveries, cafeterias e similares. Conta com controle por comanda eletrônica, pedidos por tablets ou smartphone com notificações dos pedidos na copa e na cozinha, integração com balanças e emissão de NF-e/NFC-e. Além disso, permite ao gestor ter controle total sobre as receitas, despesas, custos e manutenção de estoque. Tudo isso mesclando a facilidade da gestão online (nuvem) com a confiabilidade das soluções desktop.

SumOne

Focamos em marketing de resultado local. Criamos ferramentas que ajudam sua loja no varejo a aumentar o faturamento, trazendo novos clientes e fortalecendo o relacionamento com os atuais. Atualmente nossas soluções para varejo são o Bonuz e o Companion. 

O que é o Custo de Aquisição por Cliente e porque ele é importante para o seu restaurante was last modified: junho 18th, 2018 by Ulisses Constantini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *