Marmitex: como explorar e aproveitar esse mercado?

Ulisses ConstantiniDelivery, Gestão2 Comments

marmitex

Muitos anos atrás, você pode ter gostado de preparar refeições e levar o almoço para o trabalho. No entanto, nos dias de hoje, onde as demandas de seus trabalhos e a agenda ocupada fizeram da culinária um luxo, as empresas de delivery de marmitex ganharam ampla popularidade.

Mais e mais pessoas são atraídas para assinaturas de delivery de marmitex, principalmente por sua praticidade. Além disso, as empresas de delivery costumam oferecer refeições caseiras, que são opções mais saudáveis ​​do que as oferecidas pelos fast food e restaurantes.

E a busca por uma alimentação mais saudável faz com que cada dia mais as pessoas procurem alternativas para gastar menos, se alimentar melhor e poupar tempo. Nesse momento entra a famosa marmitex, uma alternativa barata e caseira para esse público.

Gosta de empreender no segmento de alimentação? A marmitex pode ser uma ótima estratégia para você. Se você já tem um restaurante, pode aproveitar o endereço e agregar a venda da marmitex.

Agora, caso vá começar um negócio alimentício do zero, comece pelo delivery que exige bem menos investimentos.


O que é preciso para começar?

Os primeiros passos são simples, acompanhe:

  • Crie um cardápio democrático e enxuto
  • Faça uma pesquisa com o público que pretende atingir
  • Invista em qualidade de embalagens e ingredientes
  • Crie uma identidade visual para seu comércio de marmitex e empenhe-se em vincular a excelência em servir bem como diferencial

Começar com poucos pratos e um controle rigoroso de estoque, compras, vendas e ingredientes é fundamental. Dessa forma, você não gasta além do necessário e terá sempre em mãos informações importantes para o seu negócio.

Nesse ponto, um software de gestão pode ser um ótimo aliado. Simples de serem usados, eles apresentam todas as informações do seu empreendimento. Assim, fica mais simples para você gerenciar o dia a dia.

Pesquise o seu público-alvo

Como qualquer outro negócio, você também deve começar pesquisando seu público-alvo. Determine o que seu mercado-alvo gostaria de ter para suas refeições. Estude também a localidade em que seu mercado-alvo está situado. Por exemplo:

  • Se o seu público-alvo for os alunos de uma universidade próxima, talvez você queira se concentrar mais em lanches leves e pesados
  • Se o seu público-alvo for os funcionários de um prédio de escritórios corporativos, você pode oferecer refeições saudáveis ​​e ainda alguns lanches semelhantes
  • Se o seu público-alvo são os moradores de um edifício residencial, então você pode querer considerar suas necessidades de refeição, levando em conta se eles têm filhos ou não

Quando você personalizar suas refeições de acordo com o que seu público-alvo precisa, você pode garantir que você terá um acompanhamento constante do delivery de marmitex. Quando você pesquisa as necessidades alimentares do seu público, você pode mantê-las felizes e satisfeitas com o preço que elas pagam tornando-as clientes fiéis.

Prepare seus materiais necessários

A grande sacada sobre um negócio de delivery de marmitex é que você não precisa ter uma quantidade significativa de capital para começar. Você nem precisa comprar muitos materiais ou eletrodomésticos e utensílios. A maioria dos utensílios necessários para as preparações de refeições já estão em sua casa. Você pode precisar apenas do seguinte:

  • Recipientes de refeição de plástico ou papelão e utensílios para a entrega
  • Grandes panelas e frigideiras que permitem cozinhar refeições em grandes lotes
  • Grandes recipientes de comida onde você armazena sua comida depois de cozinhá-los

Desenvolver uma estratégia de marketing

Toda empresa precisa sempre de uma estratégia de marketing , e seu negócio de marmitex delivery não pode ser uma exceção. Você deve ter uma estratégia de marketing para determinar como alcançar o seu público-alvo com eficiência, especialmente se você ainda está começando no negócio.

Os principais canais da sua estratégia de marketing durante essa jornada se concentrarão basicamente em:

  • Boca-a-boca por parte de vizinhos e amigos
  • Marketing digital através de mídias sociais, como Facebook e Instagram
  • Deixando panfletos e cartazes em escritórios, escolas ou áreas residenciais próximos

Criar um negócio e um plano de refeições

Mesmo que você esteja apenas começando um pequeno negócio, um plano de negócios é uma obrigação. Junto com este plano de negócios é um plano de refeições para cada semana. Quando você tem um plano de negócios, você pode prever se o seu negócio de marmitex delivery realmente terá um retorno ou se você estará tendo algum prejuízo. Incluído no seu plano de negócios devem estar presentes os seguintes dados:

  • Custo de venda cada marmita, por refeição e por local
  • Lista de compras e custo de cada ingrediente
  • Outros custos necessários, como gás, eletricidade e mão-de-obra
  • Despesa trabalhista para sua equipe se você precisar de algum funcionário, como um assistente de meio período para entrega e outro para fazer comida

Com um plano semanal de negócios e refeições, você também poderá comparar seus retornos a cada dia, para determinar se você está no negativo ou se ainda há uma oportunidade contínua de crescimento. Tome cuidado em todas essas partes.

Cadastro de clientes

Otimize o controle no seu  negócio de marmitex tendo um sistema que permite o cadastro de seus clientes.

Com o cadastro de clientes você oferecerá um atendimento mais personalizado. O cliente liga para fazer seu pedido e já atendido pelo nome ou até mesmo recebe uma felicitação no seu aniversário, são pequenas atitudes que podem contribuir muito para a fidelização de seus clientes.  

Além do atendimento personalizado você como gestor terá maior controle com o cadastro de clientes, como:

  • O extrato por cliente: podendo verificar todos os financeiros recebidos de cada cliente de forma detalhada.
  • Ticket médio: Você terá maior conhecimento de seus clientes e principalmente qual o consumo médio de cada um.
  • Histórico de pedidos: com o histórico de pedidos você tem a possibilidade de duplicar o pedido ou mesmo alterar, sendo que você tem conhecimento das preferências de seus clientes.

Um sistema que contenha cadastro de clientes pode ser o que falta no seu negócio. Venha conhecer o Sischef onde você pode cadastrar todos os clientes, fornecedores e funcionários, além de outras funcionalidades importantes para o seu food service.

Inove

A venda de marmitex também abre espaço para ótimas oportunidades e promoções. Portanto, crie maneiras de atrair seus clientes, veja;

  • Pacotes mensais e semanais com desconto
  • Combos vantajosos
  • Cartão fidelidade
  • Sobremesa de cortesia

São maneiras simples e eficientes de encantar a clientela e garantir a sua venda, fidelizando o público.

Legislação sobre o assunto

A legislação deve ser seguida à risca, pois o segmento exige processos e procedimentos para garantir a segurança de sua empresa e de seus clientes. Para não errar nesse tempero, a dica é procurar uma assessoria contábil que auxilie todos os trâmites necessários.

  • Autorizações para o seu negócio funcionar
  • Pagamentos de impostos
  • Licenças sanitárias
  • Cursos de manipulação de comida e autorizações

Fique atento também à segurança alimentar do seu negócio, e ao armazenamento de alimentos.

Concluindo…

Um marmitex delivery é a opção de negócio perfeita para aqueles que preferem ou precisam trabalhar em casa, sendo uma ótima oportunidade para empreender e gerar lucros. Mantenha todos estes passos em mente quando começar o seu negócio de delivery de marmitex a partir de casa e garantimos que você terá sucesso. Qualquer dúvida, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em ajudá-lo.

2 Comments on “Marmitex: como explorar e aproveitar esse mercado?”

  1. Muito legal !

    Para vender marmitex devemos divulgar bastante na internet!

    Tem um site muito bom é esse marmitexentrega.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *