Fique por dentro dos principais indicadores de produtividade em restaurantes

Willian GalvaoRestaurante1 Comment

indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade são importantes ferramentas de gestão para qualquer empresa. Afinal de contas, se o negócio tem falhas no seu fluxo operacional, sua capacidade de se manter à frente da concorrência será muito baixa.

Por isso, o uso dessa solução não deve deixar se ser feita nos restaurantes. Nessa área, os indicadores de produtividade podem apontar processos mal estruturados, erros de gestão ou, até mesmo, de distribuição de profissionais, entre outros. Portanto, sempre pense em formas de implementar as métricas no seu dia a dia.

Quer saber quais são as mais comuns e como utilizar os indicadores de produtividade na sua rotina? Então, continue a leitura e confira!

O que são indicadores de produtividade?

Os indicadores de produtividade são métricas utilizadas para medir a capacidade de profissionais aproveitarem ao máximo os recursos disponíveis em uma determinada tarefa. Eles podem ser aplicados a rotinas como atendimento a clientes, criação de mercadorias ou qualquer outra situação em que a entrega de um resultado esteja envolvida.

Por que é importante utilizar indicadores de produtividade?

As métricas de performance têm um papel chave no cotidiano de qualquer gestor. Com o apoio delas, a empresa pode identificar gargalos em suas operações e ainda avaliar se os recursos são bem utilizados e se os atrasos são frequentes. Dessa forma, é possível realizar mudanças precisas e alinhadas com as demandas do mercado.,

Além da importância dos indicadores de produtividade é necessário que você entenda a importância de gerir o seu tempo. Basta assistir o vídeo abaixo:

Quais são os principais indicadores de produtividade em restaurantes?

Os restaurantes, como qualquer empresa em que a produtividade é um fator de destaque para seu sucesso, podem se beneficiar dos indicadores de produtividade. Veja os mais indicados para essa área abaixo!

Taxa de entregas dentro do prazo

Se seu restaurante tem um serviço de delivery, uma boa escolha é estruturar um indicador para indicar as entregas efetuadas dentro do prazo. Saber se os entregadores utilizam boas rotas permite ao negócio otimizar seus processos de entrega e, ao mesmo tempo, aumentar a satisfação do cliente. A partir disso, a manutenção de boas taxas de lucro será muito mais fácil.

Tempo médio de preparação dos pedidos

Nenhum cliente gosta de ficar esperando muito tempo por um pedido. Se o restaurante tem problemas na cozinha, não só o consumidor sai do local insatisfeito como também, em alguns casos, ele pode simplesmente desistir da compra e deixar de gerar uma receita para o restaurante.

Portanto, uma boa forma de identificar problemas na forma como a cozinha está organizada é avaliando o tempo médio de preparo de pratos. Assim sendo, será mais fácil avaliar se há a necessidade de investir em novas tecnologias ou mesmo em um treinamento de capacitação.


Tempo médio de espera

Bons restaurantes geralmente têm filas de espera. Mas uma fila muito grande e que apresenta dificuldades para ser reduzida pode ser um sinal de problemas no ambiente interno, como falhas na gestão da lista de espera ou erros frequentes no atendimento.

Utilizando um indicador para avaliar o tempo médio de espera, torna-se mais viável para o gestor identificar esse tipo de situação. Com isso, medidas como a adoção de ferramentas para o gerenciamento da fila eletronicamente ou melhorias nos processos podem ser aplicadas com precisão.

Como o texto mostra, existem vários pontos do fluxo de trabalho de um restaurante em que indicadores de produtividade podem ser aplicados. Utilizando-os como ferramentas de gestão, torna-se mais fácil rastrear falhas e identificar se há a necessidade de investir em novas tecnologias ou em treinamentos para otimizar o dia a dia da empresa.

O que você faz para tornar seu restaurante mais competitivo? Conte pra gente nos comentários!

automação de restaurantePowered by Rock Convert

One Comment on “Fique por dentro dos principais indicadores de produtividade em restaurantes”

  1. Pingback: 5 práticas de como vender pelo WhatsApp | Sischef

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *