Fidelização de clientes: qual a importância e como fazer

Ulisses ConstantiniAtendimento, Gestão, MarketingLeave a Comment

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTE

O segredo para o sucesso de qualquer empresa é a fidelização de clientes. O cliente que sempre volta garante rentabilidade e estabilidade para inovações e investimentos. 

Ao investir apenas na aquisição de novos clientes, alguns gestores se esquecem de considerar maneiras de fidelizar os que já têm.

Pode observar que grandes marcas devem boa parte de seu sucesso aos clientes leais, sempre prontos pra defendê-las. Porém isso não quer dizer que só as grandes corporações têm condições de fidelizar clientes.

Pelo contrário, você vai ver nesse artigo técnicas de como deixar seus clientes satisfeitos com seu serviço e assim fidelizá-los.

Por que é tão importante a fidelização de clientes?

A fidelização de clientes é tão importante quanto a atração de novos clientes. Simples assim.

Sem isso, os novos negócios seriam suficientes para o restaurante funcionar, sem qualquer chance de aumentar os lucros e expandir operações.

Satisfação X Fidelização

Por um lado um bom produto e serviço abre portas, atrai o interesse e te coloca na briga de mercado, por outro lado, ele não é suficiente para garantir que aquele cliente não te troque por um concorrente.

Em um setor cada vez mais concorrido, não há produto ou serviço bom o bastante que não possa ser copiado ou melhorado. Mais do que qualidade, para a fidelização de clientes é preciso ultrapassar os limites da satisfação.

O atendimento é fundamental

Primeiramente: tente ouvir a sua equipe. Saber o que eles precisam para melhorar o atendimento ao cliente e os processos dentro do seu restaurante. Ouça todos os profissionais de forma sincera e sem censura, com foco no objetivo em comum que vocês possuem de melhorar todo o estabelecimento.

Mudanças nem sempre serão fáceis ou rápidas, mas uma equipe em harmonia, bem treinada e motivada reflete diretamente no atendimento ao cliente.

Outro ponto, encare o atendimento como um diferencial. O atendimento é o diferencial que sua concorrência não tem como copiar ou reproduzir.

Dicas para aumentar a fidelização de clientes

Atrair e fidelizar clientes devem ser o objetivo básico de qualquer empresa. Para ser bem-sucedido em seu restaurante é importante investir corretamente em ações, garantindo o retorno esperado. Confira alguns pontos importantes, como:

  • Ambiente agradável

Crie uma imagem positiva, e ofereça uma ambiente agradável, onde a decoração seja capaz de transmitir os valores do seu negócio e esteja de acordo com a proposta do estabelecimento, tipo de serviço e produto.

Seja minucioso em suas escolhas e preocupe-se com todos os detalhes como a climatização, iluminação e música dependendo do estilo do lugar.

  • Motive seu time

Se coloque no lugar de cliente que escolhe o seu estabelecimento para comemorar e encontra um garçom pouco disposto a atendê-lo. Para evitar isso, invista em avaliação periódicas e feedbacks pontuais, além de oferecer treinamentos para a equipe.

Manter seus colaborados engajados em atender bem é mais fácil do que se imagina. De inicio a um trabalho contínuo de gestão de equipe. E seus clientes irão certamente notar.

  • Seu cardápio uma experiência

Seu negócio tende a se destacar na comida, então invita em bons profissionais, crie pratos únicos e certifique-se de que seus garçons conhecem o menu e sabem apresentar sugestões. Um bom atendimento somado a uma comida saborosa e bem preparada tem tudo para tornar esse momento em uma boa experiência para o cliente.

  • Aproveite as redes sociais

O primeiro passo é fazer com que sua empresa seja encontrada por seu público. O segundo é gerar engajamento, e aí, aproveite os cartões de fidelidade e divulgue promoções para apresentar a página de seu restaurante nas redes sociais. Tenhas dicas de marketing para seu restaurante clicando aqui.

Seu material promocional também pode ser um bom espaço para incentivar avaliações do seu restaurante.

Tome cuidado, ao criar uma página ou perfil na redes sociais é necessário fazer a manutenção diária. Publique conteúdo com frequência e responda todas as mensagens e comentários, inclusive as críticas.

Direcione seu foco para o cliente certo

Para a fidelização de clientes é necessário manter o foco no público certo. Direcione as ações estratégicas de seu restaurante para as pessoas certas.

Quem são seus clientes em potencial? Onde estão eles? O que eles estão buscando? Saber responder essas perguntas e essencial para direcionar sua estratégia. Não pense que é possível oferecer para todos os públicos o melhor atendimento do mercado. Não há produto ou serviço que agrade a todos.

Ação com base no feedback recebido

Preste atenção as criticas construtivas e sugestões dadas pelos clientes. Os clientes têm uma visão diferenciada da sua sobre a abordagem dos problemas. Portanto é de grande valia para a solução do problema que sua equipe talvez nem tenha notado.

Cliente fiel

Se os clientes fiéis podem responder a 65% de todo o faturamento de sua empresa, eles merecem um tratamento diferenciado. Pensando nisso, invista em ações de relacionamento como cupons de desconto e vantagens de um clube de fidelidade.

Invista em conteúdo personalizado e vale antecipar promoções e lançamentos. Lembre-se de que eles são o maior capital de sua empresa.

Fique atento aos detalhes

Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença na visão do cliente. Cabe o gestor gerenciar e monitorar alguns pontos para que o cliente possa se sentir acolhido e especial. Detalhes que parecem ser rotineiros para um restaurante, mas que são fundamentais para os clientes.

Temperatura da comida, rapidez no atendimento, mesa, entrega e informações dentro do restaurante são detalhes que vale a pena redobrar a atenção.  

O gestor tem que ter a consciência que, quando o cliente busca o seu estabelecimento, ele não está buscando apenas se alimentar, mas também está buscando vivenciar bons momentos.

Portanto, se preocupe com todos os detalhes. Crie um ambiente propício, confortável e acolhedor para que seu cliente registre em sua memória boas sensações.

A experiência do seu cliente começa na porta de entrada. Busque o mobiliário que seja apresentável e acolhedor, cadeiras que sejam confortáveis e cuide a posição das mesas. Tenha espaço suficiente para que o cliente possa movimentar os braços, chegar ou sair da mesa sem risco de esbarrar em outro cliente ou utensílios.

Além disso, dê sempre atenção especial à limpeza do local e à posição de banheiros e caixas, para que não atrapalhe o fluxo da sua cozinha nem da sua equipe.

O setor de alimentação vive em constante inovação. Portanto, pesquise sempre por novidades e encontre mais indicadores que possam ser implantados no restaurante e que possam atrair e reter mais clientes.

Aproveite e baixe gratuitamente nosso e-book completo sobre Fidelização de Clientes. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *