Evitando desperdícios de alimentos em restaurantes e similares

Ulisses ConstantiniAutomação, Gestão2 Comments

O desperdício de alimentos excessivo é um indicativo que a gestão não está indo bem. Ou seja, uma das formas de alcançar o sucesso é acabando com o desperdício de alimentos no seu restaurante.

Queremos que a gestão do seu restaurante, bar, pizzaria ou café seja cada vez melhor e gere cada vez mais resultados (lucros). Para que isso aconteça é essencial otimizar os recursos e principalmente eliminar as perdas.

Em todos os setores comerciais existem perdas. Mas o ramo gastronômico é comprovadamente um dos que mais sofre com esse problema. São perdas de vários tipos, como por exemplo: Ingredientes que estragam, sobras que não são aproveitadas, produtos que são entregues mas não são cobrados, etc.

Formas de desperdício de alimentos?

É preciso saber que existem sempre duas maneiras de desperdiçar alimentos nos restaurantes:

  • O desperdício INTERNO: diz respeito aos funcionários e a operação da cozinha;
  • O desperdício EXTERNO: diz respeito ao consumo dos clientes.

Como reduzir o desperdício de alimentos?

É preciso que você demonstre  importância em acabar com os desperdícios, sejam eles provenientes da cozinha ou dos clientes. Um grande auxilio para gerir essas perdas é um sistema de gestão para restaurante. 

Assim, o dono do estabelecimento pode realizar a conferencia do que entra pelas compras, quanto está sendo vendido e contabilizar as perdas por excesso de produção quanto por sobra dos clientes.

Outro ponto importante para a redução do desperdício de alimentos é contar com um profissional de nutrição, para fazer o levantamento de todos os pratos necessário, desenvolvendo de acordo com as necessidades do seu negócio.

Além de fazer um planejamento conforme as necessidades do estabelecimento é importante realizar treinamentos e manuais para a equipe da cozinha.

Dicas práticas para reduzir as perdas de comida:

  • Controle de validade frequente;
  • Organização do estoque no método PVPS: manter o estoque sempre organizado, de modo que os primeiros a vencer são os primeiros a sair;
  • Análise de produção, dia a dia;
  • Manutenção de relatórios para análise de vendas e acompanhamento das perdas.

Desperdício no prato do cliente, o que fazer?

Realize campanhas constantemente para educar o seu público contra o desperdício de alimentos. Lembre-se que não adiantará passar para o seu cliente que é para diminuir seus custos e melhorar a gestão, pois é muito vazio para o cliente.

Aborde que é para melhorar a sustentabilidade e valores humanos. Demonstre cuidado com o meio ambiente e o consumo mais consciente do seu cliente. Assim você fará com que ele pense na sua responsabilidade.

Dicas práticas para reduzir as perdas de alimentos pelos clientes:

  • Diminuir as porções: Faça uma média dos pratos pedidos e as perdas de cada prato;
  • Indicação com forme a necessidade: Treine sua equipe a oferecer com base nos desejos e expectativa dos clientes;
  • Diferentes tamanhos de pratos: Ofereça opções como “pouca fome” ou “muita fome”;
  • Campanhas contra o desperdício: Use o espaço do seu estabelecimento para comunicar este valor e demonstrar a sua importância.

Dica extra contra o desperdício de alimentos

Para ajudar o empresário a medir e superar estes problemas, é muito importante contar com um sistema que ajude na gestão e automação dos processos internos do estabelecimento.

Por exemplo, com um sistema de gestão é possível verificar qual a frequência em que um determinado produto é vendido, permitindo assim que seja feito um planejamento mais exato dos ingredientes que precisam ser comprados, evitando desperdícios de alimentos desnecessários.

Evitando perdas no seu restaurante

Evite desperdícios comprando a quantidade certa de ingredientes

Utilizando a automação é possível evitar outros tipos de desperdícios, como por exemplo a entrega de um pedido sem que o mesmo seja registrado para a cobrança.

Através de um sistema de automação o garçom poderá fazer o pedido diretamente na mesa (através de um tablet ou smartphone), sendo que o mesmo será enviado automaticamente para a cozinha ou copa (áreas de produção). E consequentemente serão adicionados a conta do cliente. Isso evitará atrasos na entrega, erros de lançamentos e principalmente a diminuição de perdas.

Com a automação você evita erros de lançamento

Com a automação você evita erros de lançamento. Consequentemente evita perdas.

Por fim…

O Sischef está sempre buscando ajudar na melhoria dos processos internos dos restaurantes, bares e similares. Pois entendemos que o software deve ser visto como uma ferramenta de auxílio na administração e otimização da empresa.
Para saber mais sobre o Sischef, clique aqui e solicite um orçamento. Teremos o maior prazer em atendê-los e tirar todas as suas dúvidas.

Leia também:

2 Comments on “Evitando desperdícios de alimentos em restaurantes e similares”

    1. Olá Jair, tudo bem?
      O comercial da nossa empresa estará entrando em contato com o senhor através do e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *