É possível utilizar NFC-e em SP?

Ulisses ConstantiniFiscal1 Comment

cardápio de restaurante

Apesar de SP adotar o SAT como alternativa principal, é possível os contribuintes optarem pelo NFC-e

Uma dúvida comum dos nossos clientes do estado de SP é sobre a possibilidade ou não da emissão de nota fiscal eletrônica do consumidor – NFC-e em detrimento do SAT FISCAL. Ou seja, é possível um contribuinte de SP optar pela emissão exclusiva através da NFC-e?

A resposta é: SIM!

Mas antes de continuarmos, vale a pena entendermos um pouco melhor cada um dos projetos:

Projeto SAT CFe

O SAT CFe é um dos projetos de documento fiscal eletrônico do consumidor concorrente do projeto NFC-e. No momento, o SAT Fiscal é de exclusiva utilização dos contribuintes do estado de São Paulo. A principal diferença com o NFC-e é que o SAT exige um hardware dedicado para a emissão dos documentos fiscais.

SAT

E é essa a principal desvantagem do SAT. Ele obriga o emissor a incluir mais uma camada (de hardware) intermediando no processo. Além disso, inviabiliza qualquer tipo de solução na nuvem.No entanto, os defensores do SAT argumentam que o objetivo é garantir a segurança da emissão do CFe (Cupom Fiscal Eletrônico) e combater a sonegação de impostos estaduais.

Projeto NFC-e

A NFC-e ou Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica é o projeto que está substituindo o tradicional Cupom Fiscal emitido por Impressoras fiscais e a Nota modelo 2 emitida manualmente em lojas, supermercados, drogarias e comércio varejista em geral na grande maioria dos estados brasileiros.

O projeto tem como objetivo oferecer uma nova alternativa para os documentos fiscais que registram operações em que o destinatário seja consumidor final, viabilizando uma alternativa totalmente eletrônica, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente.

nota fiscal eletrônica do consumidor
Como utilizar o NFC-e ao invés do SAT em São Paulo

A primeira coisa importante a se notar é que mesmo o contribuinte podendo emitir seus documentos fiscais utilizando o NFC-e, ele é obrigado (pela SEFAZ-SP) a comprar e ativar um equipamento SAT. Ou seja, não existe forma de utilizar o NFC-e sem adquirir um SAT.

Então você deve se perguntar:

“Qual a vantagem de utilizar o NFC-e mesmo obrigado a adquirir um SAT?”

Primeiro, o custo de manutenção do NFC-e é muito menor. Você não precisará se preocupar em dar manutenção a um equipamento adicional (no caso o SAT). Além disso você poderá adicionar ou remover terminais de caixa com muito mais facilidade. E ainda poderá usufruir de todas as vantagens das soluções que os sistemas na nuvem oferecem.

Portanto, mesmo precisando comprar um equipamento SAT, a solução utilizando o NFC-e é muito interessante.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre as diferenças ou sobre as possibilidades envolvidas em cada projeto, entre em contato com a equipe Sischef. Ficaremos felizes em poder ajudar.

Por fim

Conheça o Sischef, o sistema de gerenciamento e automação completo para seu Restaurante! Clicando AQUI!

Receba GRÁTIS um e-Book sobre Escolhendo o Software para o seu Restaurante!

É possível utilizar NFC-e em SP? was last modified: junho 18th, 2018 by Ulisses Constantini

One Comment on “É possível utilizar NFC-e em SP?”

  1. Bom dia, vocês oferecem o sistema da Nota Fiscal Consumidor Eletrônica modelo 65?
    Qual o Custo ?
    Fico no Aguardo obrigado
    Fone 011 5017-0009

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *