Como o delivery pode aumentar a fidelização dos clientes?

Jeniffer OliveiraAtendimento, Delivery, Gestão, MarketingLeave a Comment

como aumentar a fidelização dos clientes

Manter um restaurante em funcionamento durante o período de isolamento social recomendado tem sido um desafio gigante para o mercado. Afinal, as barreiras que o novo coronavírus criaram para os restaurantes e lanchonetes devem ser analisadas em todos os pontos em que seja possível. Porém, somente assim é possível para o empreendedor sair ganhando.

Com as medidas tomadas para tentar diminuir os efeitos da pandemia, está proibida a aglomeração de pessoas e, em muitos estados, vários restaurantes foram proibidos de atender em seus estabelecimentos de forma presencial. Entretanto, é importante lembrar que fazer a migração neste momento, é agir com inteligência.

O delivery já apresentava um grande crescimento antes mesmo da pandemia. As antigamente comuns chamadas por telefone estão se tornando cada vez mais, simples toques em um aplicativo. Portanto, utilizar destas mudanças para aumentar as suas vendas e fidelizar os seus clientes é o encaixe necessário que muitos empreendedores necessitam.

 

A entrega de comida sofreu uma alteração

O serviço de delivery não é algo necessariamente novo no mercado. Porém, as maneiras de utilizar o serviço tornaram-se cada vez mais práticas e rápidas. No mundo em que vivemos, onde cada vez mais precisamos fazer tarefas que requerem mais tempo e o tempo é mais curto, é frequente a falta de tempo das pessoas para dormir, quem dirá para cozinhar. 

Pensando nesta situação, a entrega de comida em casa tem dois objetivos unidos: além de oferecer comodidade, entregar a comida em casa também é um sinônimo de rapidez. Com a grande fama e uso dos aplicativos para delivery, como ifood e uber eats, as pessoas possuem a oportunidade de pedir em seu restaurante favorito com apenas alguns toques no celular. Investir na opção de delivery não faz com que você seja especial para o seu cliente. É necessário utilizar essa ferramenta para se destacar no mercado.

Delivery: nem todo super herói usa capas

Em momentos difíceis como o da quarentena, ou em momentos do mês que o restaurante recebe menos clientes, possuir um delivery e um bom marketing podem te salvar. Alguns restaurantes que trabalham com comidas especializadas sabem que alguns períodos são mais complicados de se trabalhar, como sorveterias/açaíterias ou restaurantes que servem caldos quentes.

A junção do delivery com a criatividade para ultrapassar essa barreira e poder aguentar a barra até o período de arrecadação. Nessas horas o ideal é contar com  os desejos alimentares das pessoas, que muitas vezes não dependem de clima ou horário.  Fechar as portas e não investir em deliveries pode ser um erro fatal para o seu negócio.

Como o delivery fideliza os clientes?

Ter o delivery como uma alternativa de fidelização de clientes é extremamente simples. O delivery supre em vários momentos a ausência de um lugar fixo e o desejo que muitas pessoas tinham de ficar em casa, antes do processo de quarentena. Quanto maiores os caminhos para vender e consumar a prestação de serviço, maiores vão ser as chances do cliente voltar ao negócio, mesmo que seja na opção de delivery. Aumentar as possibilidades é abrir o seu negócio para novas tecnologias que irão te ajudar a crescer.

Um exemplo dessa abertura é a chegada das comandas eletrônicas, que diminui o contato entre o garçom e cliente. 

Outras maneiras de fidelizar um cliente

Caso você deseje aplicar novas práticas para fidelizar os seus clientes, elaboramos uma lista para ajudar você a saber quais táticas abordar, sendo elas:

 

  • Programas de fidelidade: É uma das estratégias mais simples de serem adotadas. Também é considerada com uma grande taxa de efetividade. O ideal é fornecer um programa de fidelidade utilizando um mecanismo que compute todos os pedidos realizados pelo cliente, reconhecendo-o pela frequência que ele efetua as compras. Você pode utilizar as promoções e ofertas como um diferencial. 
  • Possua programas de desconto: Similares aos programas de fidelidade, os cupons de desconto unem os benefícios e a proximidade gerada com o consumidor. Afinal, o objetivo é passar uma imagem amigável e cheia de vantagens para o cliente. Esse meio de fidelização pode ser utilizado de diversas formas, como em descontos de valores fixos, descontos em porcentagem, ou outro benefício da sua escolha. Aqui vale a utilização de cupons de desconto, descontos de aniversário e competições nas redes sociais.
  • Garanta-se no fortalecimento dos pedidos online: Com a pandemia, os clientes não podem mais sair para visitar os restaurantes e lanchonetes como faziam antes. Sendo assim, um sistema de delivery se faz necessário para receber todos os pedidos.
  • Ofereça serviços bons: Comece assegurando-se de que nenhum cliente será desrespeitado durante o atendimento. Também certifique-se de que todas as suas necessidades sejam atendidas. Sendo assim, treine seus funcionários para prestar um bom atendimento e tenha uma boa divisão de tarefas entre todos. Por fim, garanta que o consumidor esteja satisfeito e nunca entregue um pedido frio à uma mesa.

 

 

Achou esses pontos interessantes? Então deixa pra gente nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *