Como tornar o seu restaurante digital?

Jeniffer OliveiraAutomação, Food Service, Sistema para restauranteLeave a Comment

Como tornar o seu restaurante digital?

Você já parou para perceber o quanto a tecnologia mudou a nossa vida nos últimos anos, especialmente na última década? A relação que temos com o meio digital tem se tornado cada vez mais forte, influenciando diretamente na forma em que nos comunicamos, consumimos ou realizamos qualquer atividade durante o nosso dia-a-dia.

A maioria das empresas tem consciência de que o digital é um caminho que não podemos voltar, apenas seguir em frente. Mas não basta estar presente no meio digital, é necessário ser ativo, investindo e adequando os negócios para esta realidade.

Olhando para o contexto atual, onde o coronavírus mudou completamente a rotina de todos os estabelecimentos, é evidente a necessidade de uma estrutura digital preparada para atender os clientes. Continue lendo este artigo para saber como tornar o seu restaurante digital.

Mas o que é um restaurante digital?

Fazer com que um restaurante se torne digital não significa nada mais do que fazer com que ele atenda as demandas tecnológicas, fazendo assim com que o cliente vivencie as experiências além do offline. Quando tal transformação acontece, alguns outros aspectos da organização também sofrem alterações. Desde os processos que envolvem a produção, até a própria cultura do food service.

O digital não é mais apenas uma mera tendência, mas sim uma realidade. Mas em momentos de crise como agora, a implementação do digital se torna cada vez mais urgente e evidente. Afinal, como temos acompanhado, é partindo dos recursos digitais que vários food services estão conseguindo se manter operantes.

Mesmo com tão pouco tempo, podemos afirmar que as mudanças que ocorreram no mercado e no comportamento dos consumidores vieram para ficar. Além da praticidade e da conveniência que são garantidas ao consumidor, um restaurante que adere ao mundo digital também tem as seguintes vantagens:

  • fortalecer o relacionamento com os clientes;
  • otimizar os processos;
  • aumentar a produtividade;
  • ampliar o alcance da marca;
  • reduzir custos.

Invista em um cardápio digital

O cardápio digital é uma ferramenta que começou a surgir aos poucos em restaurantes por todo o Brasil. A tecnologia tem sido bem aceita tanto pelos clientes quanto pelos donos de restaurantes, graças à experiência diferenciada que o mesmo proporciona. O cardápio digital pode ser acessado por tablets e outros tipos de dispositivos móveis, permitindo ao restaurante fornecer maiores detalhes sobre os pratos disponíveis, ingredientes utilizados, além de adicionar fotos para que o consumidor consiga ver o prato que deseja pedir. Ele pode ser utilizado tanto na mesa quando o cliente está no estabelecimento, quanto no celular em casa para pedidos via delivery.

Sendo assim, o cliente tem mais autonomia, podendo fazer os pedidos por conta própria e com muito mais agilidade. Também é importante destacar que as chances de falha humana nos pedidos diminui drasticamente, e o cliente pode avaliar em tempo real o atendimento. Além de que, diferentemente dos cardápios tradicionais, eles podem ser atualizados com maior facilidade, dispensando gastos com reimpressão.

Forneça uma experiência digital

As redes sociais estão longe de serem consideradas uma novidade, então continuar falando sobre o quanto elas são essenciais para ter a sua presença marcada é desnecessário. A questão em si não é sobre ter um perfil nas mídias sociais, mas sim como você utiliza o seu perfil. As redes sociais são ferramentas poderosas na interação com os seus clientes e na construção da sua marca. Elas são um meio de convidar para uma conversa mais próxima, quebrando barreiras entre clientes e restaurantes. 

Imagine restaurantes que trabalham apenas com as opções de delivery ou takeaway. A interação do restaurante com o cliente já é pequena, então as chances de criar uma conexão com o cliente já são igualmente pequenas. Mas através das mídias sociais, o restaurante toma voz ativa e se torna um pouco mais humano, aumentando as chances de fidelização de clientes.

O ideal é explorar ao máximo o que essas redes sociais têm de potencial para fornecer, como por exemplo:

  • interaja com seus clientes,
  • responda aos comentários e mensagens privadas,
  • invista em conteúdos de qualidade,
  • faça enquetes para entender como melhorar seus produtos e serviços,
  • convide os clientes a deixarem uma avaliação.

Além de demonstrar para o cliente a importância dele para o seu restaurante, estes pontos tornam o uso das redes sociais uma ferramenta estratégica que norteia todos os investimentos ligados ao seu restaurante. Além disso, lembre-se de medir resultados. As vantagens das redes sociais é a possibilidade de mensurar os dados e saber o que está dando certo ou não.

Use o Whatsapp para vender ainda mais

O Whatsapp é o aplicativo mais utilizado no Brasil, com mais de 120 milhões de usuários ativos. Essa popularidade é uma vantagem e tanto para os restaurantes que forem prudentes e souberem fazer bom proveito da ferramenta. 

A principal vantagem de usar o Whatsapp em seu restaurante é a conveniência que o mesmo oferece, tanto para o restaurante quanto para o cliente. O uso dessa ferramenta faz com que eles se sintam mais próximos ao se comunicarem através do aplicativo que utilizam diariamente com seus contatos mais próximos. Isso conta muitos pontos para o restaurante, podendo ser uma boa estratégia para aumentar as vendas.

O aplicativo ainda garante a entrega das mensagens de ambas as partes, tornando a comunicação ainda mais eficiente. Para gerar uma boa impressão, o ideal é utilizar a versão business da ferramenta para poder automatizar as mensagens. O uso do cardápio digital também é recomendado nesta ferramenta.

Tenha um delivery 100% digital

Mesmo que, no cenário em que nos encontramos, muitos food services aderiram ao delivery, ainda existem locais que possuem resistência em fazer esta implementação. O contexto atual mostrou que é extremamente importante investir em diferentes modelos de venda. Assim, você descentraliza as suas vendas, uma ótima medida para evitar quedas abruptas.

Operar por meio de delivery não precisa ser um processo complexo, ainda mais quando todo esse processo pode ser feito pelos meios digitais. Atualmente existem várias alternativas para que todos os nichos de food services consigam oferecer o serviço. 

Pagamento online

Diariamente surgem novas soluções para pagamentos online no Brasil. Estamos em um mundo cada vez mais conectado, essa tendência possui um potencial de crescimento que não pode ser ignorado. Os pagamentos online ganharam fama entre os consumidores por serem considerados seguros e ágeis. Estima-se que até 2021, as transações que não envolvam mais cédulas ou moedas cresçam em média 12,7% ao ano.

Atualmente existem várias soluções em pagamentos online para todos os tipos de negócio. Essas soluções vão desde as maquininhas de cartão tradicionais às mais modernas, que permitem pagamento por aproximação. Mas antes de escolher, é necessário avaliar qual das opções é mais viável para o seu negócio.

 

Este artigo ajudou você? Conta pra gente nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *