Como tornar o ambiente do seu restaurante mais atrativo

Ulisses ConstantiniAtendimento, Gestão, MarketingLeave a Comment

ambiente mais atrativo

Como atrair clientes para o meu restaurante? Como tornar o ambiente do seu restaurante mais atrativo? O que os clientes buscam no espaço além de refeições saborosas?

Se você está preocupado(a) com o espaço onde geralmente serve as refeições é sinal de que alguma coisa está te incomodando e quando isso acontece significa que é hora de melhorar. Isso mesmo melhorar o ambiente.

Alguns gestores e empresários acreditam que o momento ideal para um investimento lucrativo seja esse, mas existem diversos fatores que podem contribuir para que esse novo empreendimento renda lucros ou não, e um deles é o visual do estabelecimento.

É o visual do seu estabelecimento que vai determinar a imagem da sua empresa frente aos consumidores. Esse é o momento no qual você decidirá qual será a cara que o seu negócio terá.  

E no ramo alimentício, isto deve ser levado muito à sério, uma vez que os clientes não serão atraídos, primeiramente, pelo sabor ou cheiro, mas sim pela aparência do local, da marca e do produto que lhes é oferecido.

Uma das primeiras coisas que os clientes avaliam quando vão escolher um lugar para comer são as condições do restaurante. Se tem um salão legal, bem produzido com um espaço confortável. Se não tem filas e principalmente pessoas com “caras de perdidas”.

Pode ser que você não tenha nenhuma destas situações apresentadas, mas com certeza esse artigo vai te ajudar a melhorar tornando o ambiente do seu restaurante mais atrativo para os clientes e fidelizá-los.

Então vamos lá?

Sim! O visual importa!

Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Pois bem, para um restaurante ter sucesso, não basta apenas oferecer pratos diversos, com sabores magníficos.

É preciso também tornar o ambiente do seu restaurante mais atrativo. Este é o primeiro artifício que irá garantir a presença de mais clientes.

Através da identidade visual é que começará a vir a atenção que você deseja ter. Por isso é importante que a imagem conduza quem você quer atingir a utilizar seus produtos ou serviços, além disso, é indispensável que a imagem passe seriedade e confiança.

Entenda que saber a usar os elementos certos para direcionar seu produto ao público alvo específico é extremamente importante para uma alta nos lucros. E isso pode ser obtido através do visual que a sua empresa transmite.

Por exemplo: se seu restaurante é a la carte, mas sua marca é “Joãozinho Lanches” com um símbolo de hambúrgueres e comida rápida, seu cliente, de cara, não entenderá que você tem, na verdade, um restaurante à la carte.

Alinhe seu nome, marca, identidade visual à proposta dos pratos e serviços que você disponibiliza.

A importância de ter uma identidade única do seu restaurante

Definir a marca da sua empresa é algo muito sério.

Sabendo disso, você deve ser cauteloso ao criar a sua marca, pois não se trata apenas de um desenho. A comunicação verbal por trás do desenho também está presente.

Você deve criar algo persuasivo, que esteja diretamente relacionado aos seus potenciais clientes. Outros recursos que também podem ser usados para fortalecer a identidade do seu estabelecimento frente aos seus consumidores é o uso de cartões de visita e um site que tenham a cara da sua empresa.

Esses fatores parecem não ter tanta importância, mas darão mais  autonomia para a sua marca. Tenha em mente de certificar-se de que quando aparecer algum tipo de publicidade envolvendo o seu restaurante, é de extrema importância que quem a veja, lembre-se apenas do seu negócio, assim, cada vez mais sua imagem será consolidada no mercado.

Alinhe sua identidade para que materiais gráficos e digitais transmitem a mesma mensagem.

Como adequar a comunicação do seu estabelecimento ao que ele representa

Tenha sempre em mente que você deve ser coerente ao adequar a imagem do seu estabelecimento à ideia que você deseja que ele representa.

Por exemplo: não adianta você passar uma imagem de um local sério, reservado, propício para que hajam não só refeições, mas sim conversas, um momento de relaxamento, se o cliente chega ao local e não encontra isso que você está propondo.

Seja fiel ao que sua marca representa e ao que seu restaurante quer levar para as pessoas.

A decoração com certeza é um ponto crucial para isso. Por exemplos: caso seu restaurante seja  frequentado por casais, mantenha um música ambiente tranquila, meia luz, velas nas mesas. Esse detalhes farão com que você tenha mais sucesso.

Dicas para tornar o ambiente do seu restaurante mais atrativo

1 – Defina seu tema

Primeira dica para manter uma decoração agradável é definir o tema do seu restaurante. Você pode usar a especialidade da casa para ajudar na definição.

Um exemplo é o tema italiano, se você for uma referência em servir massas, ou um ambiente mais rústico que remete ao clima interior, bastante usado em restaurantes de comida mineira.

Seja qual for sua especialidade é preciso antes de decorar definir um tema e em cima dele criar sua decoração.

2 – Mantenha a claridade

De preferência para paredes de cores claras, um ambiente bastante iluminado, deixe o cliente ver que ele está em um ambiente limpo. Mesmo quando for o horário do jantar não deixe de manter a visibilidade e deixe a escolha do cliente se quer uma clima mais intimista ou não.

3 – Comunicação Visual

Invista em painéis com pratos decorativos e atraentes que despertem a vontade nos clientes enquanto eles aguardam. Isso vai fazer com eles queiram voltar para experimentar novos pratos.

4 – Os cuidados com os móveis

As mesas e cadeiras são os principais móveis do salão, são neles que seu cliente passa a maior parte do tempo, por isso não deixe a desejar neste quesito.

Nada de cadeiras quebradas, duras demais, desconfortáveis, mesas desniveladas que balançam o tempo todo. Isso incomoda o cliente e dá um péssima impressão. Fiscalize diariamente a mobília para que não haja incidentes desnecessário.

5 – Personalize o seu espaço e torne o ambiente do seu restaurante mais atrativo

Ter objetos personalizados ajudam o cliente a reconhecer sua marca, por isso mantenha-os sempre a vista.

Gostou das dicas?

Pois bem, essas são apenas algumas dicas que preparamos para decoração, mas este artigo ainda tem muito mais informações de como tornar o ambiente do seu restaurante mais atrativo. Não deixe de ler até o final.

Agora que você já sabe como deixar o ambiente muito bem decorado, vamos ver como você deve manter a comunicação visual do ambiente de forma que ele se torne mais atrativo para seus clientes e visitantes.

É muito bom ter um cliente novo a cada dia e isso faz com que a meta de vendas seja mantida diariamente, mas fazer um cliente voltar todo dia é muito importante.

Se cada dia você fidelizar um novo cliente suas vendas vão crescer muito mais do que você imagina, então nada de ficar acomodado na situação e vamos buscar um ambiente cada vez mais atrativo.

A comunicação visual no restaurante

Essa parte é fundamental para seu ambiente, por isso evite ter um espaço mal sinalizado onde as pessoas tem que perguntar tudo e sobre tudo.

Coloque placas sinalizando onde fica os banheiros, área para fumantes, cozinha, saída, caixa, local para lavar as mãos, balcão para uma refeição mais rápida. É muito importante para o cliente não ficar perdido dentro do salão.

Por isso você deve estar atento e monitorar se suas estratégias estão dando certo. Quando o cliente precisa fazer muito esforço para adquirir informações ele pode não querer voltar mais. Isso é muito grave, pois a propaganda negativa é muito lembrada aos amigos.

Pode até parecer radical demais, porém é preciso lembrar que muitas pessoas estão ali e só tem uma hora para o almoço e as coisas devem funcionar de forma mais rápida e clara.

Outro ponto que requer atenção é a divulgação do prato do dia. Como esta informação está chegando aos seus clientes? Será que todos eles sabem o seu prato do dia ?

Nem todos pedem o prato do dia, mas a informação sobre ele deve estar disponível para todos, afinal você investiu na produção deste prato e temos certeza que não quer deixá-lo sobrar. Não é verdade? Então nada de esconder esse cardápio.

Você deve estar se perguntando como posso fazer isso?

E a resposta é bem simples, informe ao seu cliente de todas as maneiras possíveis e sem agressividade. Coloque cavaletes com a descrição do prato. Oriente os funcionários oferecê-lo como sugestão, destaque o prato no cardápio, enfim mostre-se.

A comunicação visual do seu restaurante é um dos grandes atrativos para o público, por isso pense bem e invista nisso.

Invista em um atendimento de qualidade

Quem é que não gosta de ser bem atendido? O atendimento em restaurante começa desde o momento em ele põe o pé no seu espaço até a hora que ele sai e isso envolve a preparação do prato.

É preciso observar se o prato está devidamente servido, bem apresentável, saboroso e principalmente na quantidade certa.

Quando você diz que um prato serve um determinado número de pessoas você deve levar em consideração o cálculo base que cada pessoa consome, em uma refeição, para afirmar isso. Não adianta tentar enganar o consumidor.

Outro ponto que faz parte de um bom atendimento é vender realmente aquilo que o cliente pediu. Se ele pediu determinada carne não coloque outra. Caso você não tenha no momento informe o cliente e deixe que ele escolha entre as opções que você pode oferecer.

Também faz parte de um bom atendimento ter os produtos que estão no cardápio. É claro que pode haver algum problema de entrega ou falta do produtos para compra, mas tente manter o maior número possível de pratos, pois ninguém gosta de ficar escolhendo e receber a resposta que não tem. Além de dar impressão de que o seu cardápio está desatualizado.

Capriche nas oportunidades

Datas comemorativas e eventos exclusivos são uma boa oportunidade para você caprichar no visual do seu estabelecimento e assim atrair mais clientes para o seu negócio.

Seja mudando a pintura, inserindo itens de decoração que tenham a ver com datas comemorativas como o dia dos namorados ou a páscoa por exemplo, enfim, seja lá como for, o ideal é que tenha sempre esse cuidado de caprichar no visual e aproveitar as oportunidades para que dessa forma tornar o ambiente do seu restaurante mais atrativo, se mantenha sempre cheio e com um bom rendimento.

Essas foram algumas dicas para um bom atendimento, porém há muito mais ações que você pode acrescentar para que os clientes sintam-se a vontade no seu ambiente.

Você conhece seu público e temos certeza que a partir daqui terá muito mais ideias para manter seu espaço atrativo e ganhar muitos clientes fiéis.

Aprofunde mais os seus conhecimentos com nosso e-book: “Como abrir um restaurante”:

Como abrir um restaurante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *