Dicas para decorar seu PUB!

Luan SantosPub/BarLeave a Comment

decoração

Os pubs surgiram na Inglaterra e na Irlanda e é a abreviação de public house – um local propício para a comunidade e que podem vender bebida alcoólica. Podemos dizer que é a ideia inglesa/irlandesa do boteco? Sim, podemos! A diferença está no clima do mesmo.

Enquanto os botecos acabam ocupando parte das calçadas, os pubs normalmente são lugares pequenos, onde todo mundo fica lá dentro. Bom, na verdade isso tem duas justificativas. Uma é muito óbvia: ninguém deseja ficar na rua durante as baixas temperaturas europeias.

A segunda é que muitos, mas muitos países estrangeiros, proíbem o consumo de bebida alcóolica nas ruas. Beber na rua é quase um privilégio brasileiro, na verdade. De uma forma ou de outra, os pubs são muito populares e charmosos. Se os pubs que temos no Brasil já encantam, os originais acabam de conquistar nossos corações.

O pub se distingue dos bares e das casas noturnas por ser um espaço bem mais aconchegante, em que é possível ouvir uma boa música, mas sem perder o tom da conversa, ou seja, precisar ficar gritando para que as outras pessoas da mesa possam ouvir. Este é de fato um problema que muitos donos de pub não analisam, trazendo-lhes sérios prejuízos. Por isso, é indicado realizar todas as adaptações para que o estabelecimento fique com uma ambientação atrativa para os clientes.

Alguns dos pubs mais famosos do Brasil e do mundo se diferenciam dos outros por possuírem uma decoração interna única. Uma das possibilidades para decorar o estabelecimento é encontrar uma temática e usá-la em todos os detalhes. Por exemplo, se o tema é um personagem de história em quadrinhos, o espaço pode ser decorado com quadros com cenas do personagem em ação, mesas e guardanapos com as frases ditas por ele, entre outras coisas. Enfim, basta usar a criatividade.

Disponibilize cervejas clássicas

Uma marca dos pubs é disponibilizar rótulos tradicionais de chopp, como a Guiness, e outros mais diferentes. Muitos pubs, até mesmo, têm sua própria fabricação.

Além disso, as chopeiras acabam servindo como decoração, por atrair a curiosidade dos frequentadores. Nesse caso, quanto mais, melhor!


Opte por um sino!

Por tradição, o toque do sino anuncia que está na hora dos últimos pedidos serem feitos. Na Inglaterra, ao contrário do Brasil, os pubs fecham cedo (às 23h) e o sino vem a calhar!

Normalmente os sinos nos pubs brasileiros alertam o fim do happy hour e das promoções. Sendo tradicional ou não, um sino faz diferença.

Balcão é imprescindível

Geralmente de madeira escura e maciça, os balcões também são personagens principais em pubs. Muitos, aliás, nem tem onde sentar direito.

As pessoas vão lá, pedem a cerveja, pagam e bebem no balcão ou com a rodinha de amigos pelo salão, mas não é uma regra. Mas aposte no balcão, lembre-se do charme inglês!

Escolha bem as músicas

Beatles, Rolling Stones, The Who, Led Zeppelin, Sex Pistols e por aí vai. A lista de boas bandas que se tornaram clássicas vindas da Inglaterra é grande! Solta o som com essa galera!

É comum ter shows de rock também, principalmente nos pubs brasileiros. Embora Beatles tenha se tornado Beatles em um pub, nem sempre isso é recorrente.

Estilo rústico

Pubs geralmente tem uma pegada mais rústica/vintage em sua decoração. A iluminação é mais fraca e a madeira bem escura.

Banquetas no balcão e mesas baixas marcam presença no salão, embora sofás também sejam bastante comuns.

Elementos incomuns

Iluminação diferente ou uma cuba em forma de balde são alguns exemplos. Cada vez mais comum é oferecer paredes em que se é possível escrever com giz – além de servir como informativos e também como decoração, proporciona maior interatividade com o cliente.

Pronto! Agora você sabe o básico sobre pubs. A partir daqui você já sabe: deixe seu comentário com mais dicas e opiniões, e não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares, principalmente com aqueles que são apaixonados pela Inglaterra e pela Irlanda. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *