Vantagens de automatizar seu restaurante por quilo

Ulisses ConstantiniAutomação, Food Service, Gestão, Restaurante, Sistema para restauranteLeave a Comment

restaurante por quilo

O restaurante por quilo, o famoso self-service, atualmente, é uma das melhores opções para quem quer fazer uma refeição saudável, barata e rápida. Nesse modelo o cliente paga apenas o que põe no prato, ou seja, exatamente a quantidade que deseja consumir.

Por ser uma forma prática de atendimento, há muita concorrência e muita procura. Por isso, falhas como anotar o valor errado ou pesagem errada, podem fazer com que o cliente tenha uma experiência não muito agradável e há um grande risco dele não voltar.

Pensando em como fazer com que seu restaurante não cometa esses erros, vamos falar neste artigo as vantagens de automatizar o seu restaurante por quilo. Então bora?

Como automatizar

Para que você venha obter um sistema para automatizar seu restaurante, é necessário que procure por empresas que estão focadas a fornecer esse tipo de serviço. Ao contratar um empresa de confiança, a maioria dos serviços de seu restaurante por quilo, poderão ser automatizados.

Para automatizar é necessário ser adotado alguns métodos por você, empreendedor, como por exemplo, realizar o treinamento e fornecê-lo aos funcionários. Assim, em pouco tempo as mudanças apresentarão um bom resultado.

Entretanto, um ambiente automatizado não é tão simples assim. É necessária a intercomunicação de elementos, não só do computador com os softwares, mas também como das instalações com os usuários. Basicamente, para ter um sistema para restaurante self-service, será necessário seguir alguns passos:

O que você precisa?

Antes de mais nada é preciso identificar as necessidades do seu negócio. Fazendo uma análise dos equipamentos que serão necessários para que o seu sistema comece a funcionar. Também é preciso ser feito a definição do que será implantado e realizado um cronograma com metas a serem atingidas.

Por que devo automatizar?

Pesagem segura

Quantas vezes você passou o inconveniente de o atendente anotar o peso errado na comanda de papel? Você já pensou como isso pode ter afetado o seu faturamento? Se a resposta para as perguntas foi sim, temos uma solução para a sua situação.

A solução proposta é a Integração da Balança. Bom, você deve estar se perguntando como isso funciona, é bem simples! Com essa integração, o peso não pode ser alterado manualmente, assim é bem difícil de acontecer erros. Ao pesar o prato do consumidor, o peso da balança é lançado na comanda informada de forma automática. Este processo conta com a impressão do comprovante, garantido ao cliente segurança de que está pagando o valor certo pelo seu consumo.

Agilidade no atendimento

Como foi citado no primeiro parágrafo, o restaurante por quilo tende a ser uma forma prática para quem não tem muito tempo para uma refeição mais tranquila, como em restaurante à la carte, por exemplo. Isso faz com que o restaurante tenha uma alta procura. A pesagem manual, faz com que a fila para atendimento fique grande e toda a intenção da agilidade acaba deixando a desejar.

Com a Integração de Balança, do Sischef, a pesagem é feita em 1 segundo, sendo assim, o seu restaurante colocará em prática a ideia proposta para esse segmento: Agilidade, praticidade, aumento das vendas e do faturamento.

Mas não acaba por aí! O sistema já é habilitado com cálculo avançado, identificando que quando o valor do total a ser pago é maior que o valor livre, automaticamente, é laçando na comanda a informação do valor livre.

Conheça seu ganhos também

Saber os seus ganhos é uma das partes mais importantes do seu negócio. Pensando nisso, você poderá ver a contagem das refeições servidas diariamente, ou se preferir, em períodos de tempo.

Ah, o ticket médio também é calculado por pessoa, exibindo em um gráfico, quais os dias em que seu restaurante vendeu mais.  Assim como também é disponibilizado a opção de relatório completo de todos os produtos que foram vendidos.

Depois de adquirir

Depois de adquirir nosso sistema de Integração de Balança, você precisará seguir os seguintes passos:

Equipamentos recomendados:

Aqui estão alguns equipamentos que você precisará para automatizar o seu restaurante:

  • Computador ou Notebook (Configuração recomendada: i5 com 8GB e no mínimo 240GB de HD);
  • Impressora térmica (Epson TM-T20/Bematech MP-4200/Elgin i9);
  • Smartphone (Moto G4) ou Tablet (Galaxy Tab7);
  • Comandas reutilizáveis (PVC ou acrílico);
  • Leitor de código de barras (Qualquer modelo laser, recomendamos leitores com suporte. Evite leitores mais simples, que utilizam luz de LED).

A instalação de equipamentos de qualidade, pode significar uma economia a longo prazo, uma vez que eles se dispõem de uma vida útil mais longa se desgastando menos, ainda diminuem o tempo gasto com reparos.

Instalação e configuração

Depois do cronograma pronto, a equipe de implantação executará a instalação e configuração do sistema, sendo realizados treinamentos para que você e seus funcionários possam usar o sistema com o conhecimento necessário. Serão abordados os seguintes temas:

  • Cadastro (produtos, precificação, clientes e funcionários);
  • Terminais/Mobile (Treinamento operacional com os caixas e garçons que irão operar o sistema);
  • Financeiro (Treinamento com o gestor para analisar as informações financeiras);
  • Fiscal (Configuração da emissão do cupom fiscal e notas fiscais para o consumidor, entradas e importações de notas de compra);
  • Estoque (Acerto de estoque, relatórios de movimentação de estoque);
  • Relatórios (Visão de todas as movimentações e análise das informações).

Acompanhamento

Acima de tudo é necessário que você acompanhe a instalação junto aos seus funcionários para que tudo ocorra de forma correta. Certificando-se de que sua equipe está adaptada ao sistema, e que compreenderam a funcionalidade, assim nenhuma falha poderá vir a acontecer.

O Sischef, dá o suporte necessário que você venha precisar. Contamos com uma equipe de especialistas disponíveis de segunda a domingo (inclusive feriados), sempre buscando corrigir de forma rápida e prática para sua demanda. Consulte os horários aqui. 

Devo utilizar a comanda eletrônica no meu restaurante por quilo?

A resposta é SIM! Esta tecnologia veio para substituir as comandas impressas, em que o atendente registrava o valor do consumo do seu cliente em um pedaço de papel, resultando em um processo lento e desnecessário. Com a comanda eletrônica você terá conferência em tempo real, rapidez no lançamento dos itens e vantagem sobre a concorrência.

Você se livra do papel e ainda ajuda o meio ambiente!

Temos um artigo no nosso blog que diz tudo sobre a comanda eletrônica, você pode conferir clicando aqui.

Vantagens de utilizar um sistema:

  • Agilidade nos processos: você atende, entrega o produto do seu cliente mais rápido; toma decisões de forma mais rápida e certeira;
  • Diminuição de custo com matéria prima e mão de obra: assim, você começa a observar onde está indo sua matéria prima, passa acompanhar melhor seu restaurante e consequentemente, a mão de obra reduz;
  • Facilidade em tomada de decisões: Todos os processos estão controlados fica mais fácil comprar, acrescentar novos produtos, reduzir custos etc.;
  • Fica por dentro de tudo que acontece em seu estabelecimento.

Ganhando tempo

Implantando o novo sistema, a rentabilidade cresce e o trabalho diminui, o atendimento torna-se mais ágil, a organização dos produtos se torna mais eficaz, entre tantos outros benefícios que farão você ganhar tempo.

O sistema permite que os lançamentos, antes realizados de forma manual sejam feitos automaticamente, de maneira rápida e padronizada, consequentemente diminui a falha humana. Como resultado, o consumidor fica satisfeito, muitos se tornam clientes fiéis e, seu negócio atinge o sucesso em pouco tempo.

Autoatendimento

O serviço de autoatendimento vem crescendo muito nos últimos anos, podemos ver em muitos lugares como bancos e supermercados, por exemplo. E isso pode ser implantado em restaurantes por quilo e é claro que temos essa funcionalidade. Muitos clientes gostam de ficar mais à vontade e essa é uma opção para seu estabelecimento.

Anteriormente, o atendimento era feito com a comanda eletrônica, sendo que um funcionário precisava ficar na balança e passar a comanda no leitor para gravar o peso e assim entregar para o cliente. Esse atendimento demanda um funcionário exclusivo, sendo um desperdício de mão de obra e recursos para a empresa, pois em horário de pico, muitas vezes os funcionários não dão conta de atender todos os clientes.

Com a nova funcionalidade de autoatendimento, o seu cliente se serve e ao chegar na balança se depara com a tela de autoatendimento que informa o passo a passo a ser seguido, bem fácil e tranquilo.

Sendo assim, você não necessitará ter um atendente na balança, podendo colocá-lo em outra função. Enfim, o seu cliente mesmo irá se atender, ele realizará os passos, irá aguardar a impressão de um ticket onde terá as informações do almoço como peso, valor do quilo, valor final e ainda terá um número juntamente com um código de barras.

Esse número impresso no ticket é a comada do seu cliente, assim, quando ele chegar na mesa e caso queira uma bebida, poderá ser lançado nesse mesmo ticket do almoço.

Sistema grátis x sistema pago para restaurante por quilo

SISTEMA GRÁTIS

A princípio observamos que no mercado existe uma grande quantidade de sistemas de gestão diferentes sendo vários deles pagos e outros tantos gratuitos. Porém, ter um sistema gratuito significa que você não tem um sistema que te ofereça todas as ferramentas que você precisa ou pode vir a precisar.

Portanto, é necessário fazer essa análise, pois se você perceber no meio do caminho que algo está errado, pode ser tarde demais e nesse processo, você pode ter perdido clientes, produtos, vendas e causado muito prejuízo, sem nem ao menos perceber onde está a causa.

Enquanto, o sistema pago possui suporte, a maioria dos sistemas gratuitos não possuem e podem ser uma dor de cabeça para você. É como diz aquele ditado “o barato pode sair caro“.

SISTEMA PAGO

Com um sistema de gestão pago você tem uma equipe que te dará suporte desde a implantação até o treinamento dos funcionários. Assim, o suporte sempre estará disponível para solucionar eventuais problemas do sistema, deixando-o sempre em condições para atender aquilo que o gestor e o seu restaurante precisam. Aqui no Sischef, você contará com uma equipe que te dará todo o suporte necessário, de segunda-feira a domingo (inclusive feriados).

Outra coisa importante do sistema pago é a sua segurança. Suas atualizações constantes trazem novas funcionalidades, evitando assim a vulnerabilidade contra vírus e hackers, o que mantém seus dados sempre protegidos.

Por fim

Na hora do consumidor decidir entre estabelecimentos do mesmo ramo ou semelhante como restaurantes por quilo, ele acaba o que está mais antenado com as inovações tecnológicas.

Entretanto, escolha é um reflexo do reconhecimento gerado pelo melhor serviço e programas de fidelização e não apenas por inovações tecnológicas. Sempre busque ter um bom atendimento em seu restaurante, afinal é a satisfação do cliente que faz seu negócio crescer.

Os proprietários de diferentes tipos de estabelecimentos que usam um sistema de automação, perceberam que os gastos operacionais foram reduzidos, assim aumentando sua receita e a satisfação de consumidores cada vez mais exigentes.

 

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *