Modelo de comanda para food service: saiba como escolher!

modelo de comanda

O modelo de comanda irá depender do que você pretende ter ou oferecer ao seu cliente. Porém, independente do modelo de comanda que você escolher, é preciso saber como usar a comanda no seu restaurante.

Em muitos bares, restaurantes e similares o controle de pedidos é feito através de comandas. Mas o que é comanda?

A comanda é um bloco ou caderneta onde o garçom anota as despesas consumidas para posteriormente realizar a cobrança.

Para diferentes tipos de estabelecimentos existe um modelo de comanda específico. Sendo assim, as comandas se dividem basicamente em dois modelos: as comandas de papel e a comanda eletrônica.

Neste artigo vamos ver os diferentes modelos de comanda e seus benefícios. Confira abaixo!

  • Comanda de papel 

Mesmo não sendo o modelo mais atraente para a gestão do estabelecimento a comanda de papel é a mais tradicional no ramo alimentício. Ela até pode ser usada e com êxito, porém em estabelecimentos que contém um fluxo pequeno de clientes.

Além disso, comanda de papel pode ser impressa com os campos predefinidos ou em branco. Porém ambos os modelos são suscetíveis a erros e perdas por parte da equipe e do cliente.

  • Modelo de comanda de papel impressa 

Normalmente ela é utilizada em estabelecimentos que possuem poucos produtos disponíveis em seu cardápio.

Vantagem: O garçom contará com alguns campos predefinidos tendo que apenas selecionar e informar a quantidade, poupando tempo do garçom.

Desvantagem: Essa opção a poucas opções de preenchimento e não tem como fazer grande customização, sendo assim é menos viável alterações por parte do cliente e controle de especificações.

  • Modelo de comanda de papel em branco

Esse modelo de comanda é simples e serve para qualquer tipo de estabelecimento que tenha baixo fluxo. Sendo assim, todas as informações e especificações são preenchidas a mão, sendo totalmente customizável.

Vantagem: Você tem liberdade para descrições e mudanças no pedido.

Desvantagem:  A demora para anotar todo o pedido e suas especificações pode ser um agravante para a queda do faturamento.

  • Modelo de comanda eletrônica 

O modelo de comanda eletrônica é um cartão com um numeração impressa contendo ou não um código de barras que representará o número impresso. Ela é indicada para quem procura um jeito moderno de organizar o restaurante. Também pode ajudar restaurantes que estão com uma equipe reduzida de garçons.

Sendo assim, este modelo de comanda será utilizado pelo garçom para adicionar os itens e produtos selecionados por seu cliente. E também será utilizada para o pagamento da conta.

Então, este modelo de comanda veio para substituir a comanda de papel e assim oferecer maior controle, eficácia, segurança e rapidez. A operação toda pode ser realizada por um tablet ou celular, diminuindo a chance de erros nos pedidos.

Vantagem:  O uso da comanda eletrônica agiliza o preparo e o atendimento do cliente, pois a impressão na cozinha ou bar é feita imediatamente após a confirmação do pedido na mesa.

Portanto, o garçom não precisa ir até o caixa ou terminal para registrar o pedido, ganhando tempo e agilizando todo o processo, sem contar que o cliente fica muito mais satisfeito, afinal tempo de espera é reduzido em até 60%.

Desvantagem: A única desvantagem seria o custo para a aquisição desse modelo. Ele é um pouco elevado se comparado com a comanda de papel.

Porém se você fizer o cálculo de pedidos errados, não entendidos ou até mesmo de perda da comanda fica muito mais caro manter a comanda de papel que é mais propensa a esse erros.

Confira mais benefícios no vídeo abaixo:

  • Como funciona a comanda eletrônica

Geralmente funciona da seguinte forma: Ao chegar ao restaurante ou bar, o cliente recebe uma comanda eletrônica numerada. Enquanto faz o seu pedido, o garçom opera um Tablet ou Smartphone Android,  enviando em tempo real para a cozinha e também para o caixa.

Então isso faz com que o processo seja agilizado e o garçom possa atender a outros clientes, sem a necessidade de ir até a cozinha para entregar o pedido. Outra vantagem é que a conta já é pré-calculada, e ao chegar ao caixa é fechada pelo número que ela contém, diminuindo a margem de erro tanto na hora de fazer o pedido, quanto no pagamento da conta.

comanda eletrônica

  • Benefícios

Essa tecnologia está trazendo muitos benefícios tanto para o cliente quanto para o dono do estabelecimento. Além de evitar situações constrangedoras e estressantes, evita a contaminação das entradas e saídas de garçons na área de produção (cozinha).

Para os garçons existem outros benefícios como: A conferência em tempo real do consumo da comanda,  transferência e união de comandas e mesas e um simples e fácil acesso ao lançamento de itens.

Além dos benefícios no atendimento, podemos citar as seguintes vantagens:

  • Impressão automática;
  • Facilidade na divisão de contas, mudança de mesas e  fechamento;
  • Controle de todas as comandas abertas;
  • Relatórios personalizados.

Assim, a comanda eletrônica trás muitos benefícios tanto para o estabelecimento quanto para o cliente.

  • Modelo de comanda – Comandas para bar

A comanda para bar oferece a facilidade da automação do atendimento. Independente do tipo de estabelecimento que você possuir, o funcionamento será sempre o mesmo.

A única diferença serão os produtos, porém o objetivo continuará o de gerir os processos do seu negócio.

Muita coisa melhora com a comanda para bar. Normalmente os gestores acreditam que a melhor forma de gerir o estabelecimento é fazendo tudo manualmente.

Mas na verdade essa não é a maneira mais inteligente de administrar um negócio.

Ao escolher a comanda de bar mais adequada irá facilitar sua vida. Você terá condições de crescer o seu negócio de forma sustentável. Ela proporciona uma melhor organização em seus procedimentos, diminuindo os erros que poderiam ser causados por anotações ilegíveis.

  • Modelo de comanda – Comanda de restaurante

Depois de falarmos os modelos de comanda, vai do comerciante escolher o melhor modelo para o estabelecimento.

É necessário destacar que deve atender as suas necessidades e peculiaridades.

Num geral a comanda eletrônica sempre será a melhor opção.

Pois além do maior controle, ela proporciona personalização no seu atendimento.

Num restaurante por quilo você tem a opção de integrar a balança, automatizando mais ainda e gerando maior economia e maior controle.

  • Sistema comanda eletrônica

Ao contar com a automação proporcionada pela comanda eletrônica o atendimento no seu bar funcionará de maneira mais organizada e funcional. Seu sistema de funcionamento é muito simples, podendo ser utilizado em qualquer tipo de food service

O garçom vai até o cliente  e lhe entrega uma comanda eletrônica para realizar o pedido através de um Smartphone ou Tablet.

Confirmando o pedido, será mandado uma notificação impressa para as áreas de produção.

Isso irá agilizar muito o atendimento do seu bar, sem contar na melhoria do seu controle, na economia que sera gerada e na eficiência do seu atendimento.

Ou seja, a experiência do seu bar será outra, muito melhor!

  • Concluindo  

Como você deve saber, gerir um estabelecimento do ramo gastronômico não é uma tarefa nada fácil, porém a muitos meios para facilitar. Um desses meios é o modelo de comanda que você escolhe para o negócio.

Dependendo do modelo que você escolher terá diferentes benefícios. Para uma melhor gestão e ter mais comodidade, segurança e controle indicamos o modelo de comanda eletrônica. Se ficou com alguma dúvida pode deixar aqui embaixo nos comentários que iremos responder!

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

“O Sischef agilizou muito o nosso atendimento e deixou nosso controle de estoque e vendas muito mais transparentes.”
Flávio Gagliardi
MR. Cheff Gastronomia - Paraná, Santa Catarina e SP

Fale com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração

Entraremos em contato em até 30 minutos. O contato é gratuito e sem compromisso.