Menu Kids! A importância do cardápios para crianças em restaurantes.

Nayara Vasconcelos RodriguesFood Service, Sistema para restauranteLeave a Comment

Menu Kids

Reinvente seu food service, inclua um Menu Kids e atraia mais clientes para o seu restaurante.


Seu restaurante já conta com um Menu Kids? Já tem opções para atrair a família inteira, com boas opções para todos? 

Não estamos falando do bife com batatas fritas e do macarrão sem molho que costumam ser o “cardápio infantil” em tantos estabelecimentos. Pelo contrário. Estamos falando de um cardápio para crianças com opções de verdade, diversificadas, saudáveis, divertidas e atrativas para esse público tão cheio de potencial!

Afinal, poucos restaurantes prestam atenção ao público infantil. A maioria dos food services não percebem que o paladar das crianças está cada vez mais aguçado e exigente, e que elas são centrais na decisão dos pais na hora de escolher um lugar para comer.

Por isso, ter um Menu Kids pode ser o diferencial que seu food service precisa para se destacar no mercado gastronômico, atraindo um público cada vez maior e fidelizando muito mais pessoas.

Continue sua leitura e perceba as vantagens de conquistar a criançada em seu restaurante.

Menu Kids

 

6 motivos para ter um cardápio Kids no seu food service

Vivemos em um momento desafiador para food services no país inteiro. Por isso, esta é a hora certa para inovar, buscar soluções e expandir as possibilidades do seu restaurante. Você sabia que o cardápio para crianças pode ser o caminho certo para isso?

Confira as seis principais vantagens de conquistar o paladar infantil com um cardápio divertido e diversificado:

 

1-Atração de um novo público para seu restaurante

Quando um filho nasce, as coisas mudam drasticamente na rotina de pais e mães. Por um bom tempo, é difícil até sair de casa para comer, e o costume de frequentar restaurantes costuma acabar reduzido a pedir delivery de vez em quando.

Quando a criança cresce um pouco, a possibilidade de visitar restaurantes volta. Mas, agora, é preciso repensar a escolha do lugar para comer, não é!? Com a necessidade de encontrar um lugar que agrade o filho, muitas famílias acabam até desistindo de procurar restaurantes porque as opções são sempre muito limitadas.

Por isso, ao incluir um Menu Kids em seu restaurante, você abre o caminho para captar esse público em potencial.

Esses pais e mães vão procurar um ambiente que ofereça comida variada e atrativa para crianças, e um menu infantil completo certamente é um chamativo muito importante para esse público.

E o melhor: famílias são um público maduro, confiável e que tende a se fidelizar muito mais fácil com um lugar que atenda bem. Portanto, elas têm um potencial muito grande de se tornarem clientes frequentes.

Sem falar que tanto os filhos quanto os pais e mães certamente vão comentar com amigos e familiares sobre o seu restaurante, porque é difícil encontrar um lugar tão agradável para famílias. Isso garante que você atraia cada vez mais clientes.

 

2-Criação de um ambiente family friendly em seu food service

A limitação de opções nos cardápios para crianças é apenas um dos motivos para que muitas famílias parem de frequentar restaurantes. Outra questão muito importante é que nem todo lugar é receptivo para os pequenos. 

Quando não há um esforço do estabelecimento para acolher bem as crianças, os pais acabam não se sentindo à vontade para continuar frequentando seu restaurante.

No entanto, ao criar um Menu Kids, você estará sinalizando para essa família que o seu restaurante é um espaço preparado para crianças. Menu Kids

Rapidinho seu estabelecimento vai começar a ser visto como family friendly: uma ótima opção para o passeio de toda a família, onde filho, pais e avós podem se sentir muito mais à vontade, não apenas para se alimentar, mas também para viver uma experiência.

Dica bônus: se você aproveitar esse novo público e colocar um espaço kids em seu restaurante, o sucesso com as famílias é ainda mais garantido!

3-Fidelização dos pais, graças ao paladar dos filhos

O Menu Kids tem uma vantagem muito importante na fidelização de clientes em restaurantes: conquistar o paladar da criançada. 

Afinal, as crianças não costumam gostar de experimentar muitas coisas diferentes, mas quando experimentam e gostam, elas se apaixonam totalmente! 

Isso significa que, se seu cardápio infantil oferecer opções que realmente conquistem o paladar dos pequenos, você terá dado um passo enorme em direção à fidelização dos pais. Principalmente, porque as crianças vão insistir para voltar sempre que puderem.

Além disso, os pais provavelmente estão cansados de ficar levando o filho para lugares diferentes, correndo o risco de ele não gostar e acabar estragando todo o passeio que deveria ser uma experiência agradável.

Assim, se as crianças gostarem do seu restaurante, a chance de a família toda voltar é muito grande! Já que seu ambiente se tornará um lugar confortável e familiar para eles. 

 

4-Oportunidade de exibir a criatividade de sua cozinha nas redes sociais

Pizza com brócolisO Menu Kids é uma excelente oportunidade para experimentar! Você pode, por um lado, criar versões pequenas e divertidas dos seus pratos tradicionais. Por outro, seu chef tem a chance de inventar novidades, com pratos coloridos, divertidos e criativos.

Lembre-se: em um mercado tão competitivo, a criatividade realmente chama a atenção. Ao  implantar novos pratos em seu cardápio e mostrar que sua cozinha tem possibilidades tão diversas e saborosas para os pequenos, você rapidamente virará assunto entre os clientes.

Essa é uma chance enorme para divulgar em suas redes sociais e criar engajamento online com seu público. Então poste seus pratos “em miniatura” e suas opções criativas. Aproveite esse potencial! 

Além disso, lembre-se de que uma bela apresentação nos seus pratos, com criatividade e qualidade, tende a motivar seus clientes a fotografarem e compartilharem em suas próprias redes sociais. Isso é uma garantia de um alcance muito maior para o restaurante.

 

5-Lucro com aniversários e datas comemorativas

Agora que você já tem um público fidelizado, um ambiente family friendly e um grande alcance nas redes sociais, comece a pensar nas possibilidades das datas comemorativas!

Seu restaurante certamente será o primeiro estabelecimento de que os pais, as mães e até as crianças vão lembrar na hora de celebrar o aniversário. Afinal, é um ambiente agradável, acolhedor e cheio de comidas interessantes e atrativas. 

Então explore essa possibilidade! Ofereça bolos de aniversário, doces e até espaços para fotografias. É uma excelente oportunidade para aumentar suas vendas e se tornar uma verdadeira referência para a comemoração de aniversários. 

Sem falar que essas festinhas podem ter convidados. Então, além de vender mais refeições, você também apresentará seus pratos para mais crianças, que certamente vão comentar com os pais e convencê-los a te visitar também.

E por que se limitar aos aniversários? Aproveite para explorar outras datas comemorativas, como o Dia das Crianças, Páscoa, Natal e até Halloween. São ótimos momentos para fazer uma decoração diferenciada, divulgar nas redes sociais e ampliar ainda mais seu público.

Dia dos Namorados costuma ser uma excelente data para o seu restaurante? Então espere só para ver os resultados de vendas que o Dia das Crianças pode apresentar se você tiver a estratégia certa!

6-Maior ticket médio com mais variedade nas vendas do restaurante

Por mais incrível que seja seu prato, as crianças não costumam se limitar à refeição, não é!? Eles querem doces, sobremesas, sorvetes, refrigerantes e mais. De fato, mesas com crianças tendem a ser muito mais movimentadas.

Como resultado, você vende mais e amplia o ticket médio de seu restaurante. Ou seja: é mais lucro, graças a esse público tão animado.

Além disso, lembra da dica do espaço kids que a gente deu lá em cima? Se você disponibilizar essa possibilidade, as famílias vão acabar ficando mais tempo em seu restaurante e continuarão consumindo, principalmente doces e refrigerantes.

 

Sushi kids6 dicas para seu menu infantil fazer sucesso com a criançada

Já está convencido das vantagens de um cardápio para crianças em seu restaurante? Então é hora de conferir nossas dicas para fazer sucesso com essa opção. Confira:

1-Tenha pratos com nomes criativos

Coloque-se no lugar da criança: macarrão com brócolis, caesar salad e arroz à grega são nomes chatos e sem graça. Não chamam a atenção de ninguém.

Então pense em nomes mais criativos! Chame o macarrão com brócolis de “macarrão da floresta”, já que o brócolis parece uma “arvorezinha”. Rebatize a Caesar Salad de “salada crocante surpresa”, por causa dos croutons.

Outra opção é aproveitar os benefícios dos ingredientes para dar nomes diferentes. Um prato com espinafre pode ser chamado de “Fórmula de super-força”, enquanto um suco de cenoura se transforma em “poção dos olhos de águia”.

As possibilidades são muitas, então deixe a criatividade correr solta!

 

2-Apresentações chamativas e coloridas

Os nomes diferentes são uma ótima ideia para atiçar a curiosidade das crianças, mas isso vai criar uma expectativa que seu prato precisa cumprir.

Por isso, é importantíssimo criar apresentações que estejam à altura da criatividade dos pequenos. Molde o arroz para ficar no formato de um ursinho, organize os brócolis no meio da massa como se fossem uma mini floresta e empilhe as diferentes folhas da salada para elas lembrarem uma borboleta.

De novo, a regra é deixar a criatividade tomar conta. Aproveite e tente criar nomes que combinem com a apresentação do prato. Isso vai deixar as crianças maravilhadas.

3-Surpreenda com pratos fora do padrão

Crianças adoram novidades e surpresas. Então busque ter opções diferentes para elas, como pratos que elas podem comer com hashis, ou mesmo com as mãos. Isso certamente será uma mudança interessante.

Tenha também pratos montados na própria mesa, para aguçar o interesse deles na alimentação.

Yakisspba4-Use fotos e ilustrações no cardápio

Crianças têm uma imaginação muito fértil, mas, mesmo assim, elas ainda não estão acostumadas com restaurantes. Ter um cardápio bem colorido e ilustrado, mostrando os pratos, vai ajudá-las a escolherem sem risco de frustrações.

5-Busque opções nutritivas

A saúde das crianças é um cuidado cada vez mais importante para os pais. Então mostre que você também se importa com isso. Busque um nutricionista e crie pratos que sejam tão nutritivos quanto saborosos. Essa é uma excelente forma de conquistar as famílias.

Você também pode variar nos pratos que já são sucesso entre crianças. Crie hot-dogs, hambúrgueres e pizzas saudáveis, e veja como seu público vai experimentar essas novas possibilidades.

Dica bônus: uma excelente ideia é colocar os legumes de forma discreta ou criativa nos pratos. Assim, a criança vai comer bem, sem perceber!

6-Pegue leve nos temperos

O paladar infantil não é tão desenvolvido quanto o adulto. Por isso, tome cuidado com a pimenta e outros temperos fortes. Esse tipo de opção culinária pode acabar sendo um choque desagradável para os pequenos.

Pelo contrário: aposte em variações criativas para sabores que já são conhecidos por eles. Assim, a chance de sucesso é muito maior.

Monte o cardápio perfeito para o seu food service

Com nossas dicas, você está preparado para criar um Menu Kids perfeito para conquistar e fidelizar muito mais clientes para seu restaurante. Então não perca tempo na hora de aplicá-las!

No entanto, lembre-se que ter um cardápio infantil é super legal, mas que o menu para os adultos também precisa receber um cuidado especial. Afinal, de nada adianta conquistar as crianças se os pais não gostarem das suas opções. Por isso, acesse nosso e-Book e saiba como fazer seu cardápio ser muito mais do que uma carta de apresentação:

[eBook Grátis] Montando um Cardápio Perfeito para o seu Restaurante

Considere também as vantagens de um cardápio digital, como o qpedir, totalmente integrado ao seu sistema de gestão Sischef. Assim, você tem uma gestão muito mais eficiente, combinada com uma experiência mais positiva para o cliente, que poderá pedir tudo com poucos toques na tela de um tablet.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *