Estratégias de Marketing Digital para Restaurantes – um guia completo

Ulisses ConstantiniAtendimentos, Food Service, Gestão, Marketing, Sistema para restauranteLeave a Comment

Estratégia de Marketing de Restaurante

Atualizado em 13/06/2022   Tempo de leitura: 7 minutos  | Marketing Digital para restaurante

Ter conhecimento e aplicar as estratégias de marketing digital te ajudará a conquistar mais clientes e a expandir o seu restaurante.


O investimento em marketing é essencial para qualquer empresa, ainda mais quando estamos falando de restaurantes. Nesse segmento a concorrência é grande e para se destacar é preciso ter uma boa estratégia. 

Entretanto, não basta seguir a correnteza e se contentar com estratégias básicas, que limitam-se a confeccionar, por exemplo, apenas materiais para mídias offline (panfletos, rádio, tv, etc) o digital – principalmente – precisa de uma boa atenção. Mas vale a pena investir no marketing digital? A resposta é sim! 

Há muito tempo o digital deixou de ser apenas fonte de entretenimento. Ao longo do tempo, ele se tornou uma peça fundamental para realizar negócios e vender muito!

Questione-se, antes de ir a algum lugar, seja um restaurante, ou qualquer outro espaço, o que muitas pessoas fazem? A resposta é: pesquisam. Isso mesmo, elas pesquisam e sua fonte de pesquisa é a internet, o digital, mais comumente as redes sociais. 

Por isso, investir no marketing digital é um ponto certeiro para a expansão de seus negócios. 

Acompanhe neste artigo, as estratégias de marketing digital para usar em seu negócio. 

O que é Marketing Digital? 

O marketing digital é a promoção (divulgação) de produtos, serviços ou marcas através das mídias digitais, sendo umas das mais importantes maneiras de se comunicar com o público certo, no momento certo, com eficácia e com muito mais alcance. Assim, é possível a utilização dos canais digitais e a realização das análises de seus resultados instantaneamente. 

Como aplicar o Marketing Digital no restaurante

Antes de tudo, é preciso começar o planejamento e definição da estratégia. Essa etapa é importante para que todos os processos sejam cumpridos dentro daquilo que foi esperado. 

Além disso, ao realizar essa etapa, será possível avaliar se a sua campanha está dando certo, se há pontos a melhorar ou o que deve ser descartado.   

Falando assim, parece um bicho de sete cabeças, não é? Mas não é preciso se alarmar, trouxemos os pontos que são precisos para realizar essa etapa. 

Portanto, em primeiro lugar…

Definição do público-alvo

O público-alvo é o grupo de consumidores que possuem gostos e costumes parecidos, e para o qual o negócio desenvolve e oferece seus produtos.

Por tudo isso, fazer a pesquisa do público-alvo do seu negócio é importante. Assim, o seu restaurante será direcionado a clientela correta e sua chance de sucesso será bem maior.

Contudo, não ter seu público bem definido e querer atender todos os gostos, levará ao desperdício de tempo e perda de recursos.

Dessa forma, saber quem é seu público é um dos pontos mais importantes para que seu restaurante faça sucesso no marketing digital. Existem algumas características que irão te ajudar a definir seu público-alvo, são elas:

  • Idade;
  • Localidade geográfica;
  • Escolaridade;
  • Renda mensal;
  • Hobbies e hábitos de consumo;
  • Necessidades;
  • Entre outros.

Sendo assim, agora vamos a um exemplo de público-alvo. 

O serviço será um rodízio de japonês para casais, oferecido por um restaurante que encontra-se localizado em um bairro nobre de Curitiba:

O público alvo será mulheres e homens que estejam em um relacionamento, que tenham entre de 21 e 45 anos, que sejam residentes da cidade de Curitiba, em bairros de classe média, com ensino superior, pertences a classe B, com uma renda mensal a partir de R$ 3.000,00 e que estão em busca de um lugar aconchegante e tranquilo para desfrutar um jantar aconchegante e romântico.  

Persona 

A persona é um personagem semi-fictício de seu cliente ideal. Esse personagem possui características reais, que são desenvolvidas através da pesquisa do público-alvo e irão te ajudar a planejar  suas estratégias de marketing.

É quem se interessa pelo produto/serviço que você oferece, pois se identifica com a sua marca. Cabe a você buscar, criar e ir transformando sua persona em seu cliente ideal.

Diferente do público-alvo, a persona precisa ser mais específica e mais detalhada. Alguns pontos devem ser levados em consideração ao definir sua persona, por exemplo:

  • Gostos pessoais;
  • Renda;
  • Estilo de vida;
  • Informações pessoais;
  • Hobbies;
  • Entre outros.

Em suma, por meio do desenvolvimento da persona, seu negócio será direcionado às pessoas certas, aliás, aqui as chances dele ser bem sucedido é bem grande. 

Agora vamos a exemplo de persona:

Juliana, 27 anos, moradora da cidade de Francisco Beltrão/ PR. Formada em Sistema da Informação, é Analista de TI em uma empresa de tecnologia e possui uma renda mensal de R$ 3.500,00. Gosta de ir a restaurantes com sua família e amigos, por isso , sempre busca lugares que ofereçam ambientes aconchegantes, tranquilos e com bom atendimento. 

Lembrando que esse é um pequeno exemplo e quanto mais detalhada for a sua persona, melhor será. 

Para o marketing digital acontecer, marque presença nas redes sociais

Para se destacar da multidão de restaurantes existentes, é preciso ter presença digital, isso é o mesmo que estar presente nas redes sociais. Esse é um dos pilares do marketing digital.  

Mais de 95% da população possui conexão com a web via tablets, celulares modernos e notebooks. Por meio deles, essas vivem conectadas independente do momento e do local. 

Por isso, participar de Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e até mesmo, o TikTok, são opções certeiras para quem deseja se tornar conhecido e popular. Fazer parte da vida dos clientes e manter uma constância nas postagens é a maneira ideal para ter maior engajamento e vendas.

Além disso, invista em anúncios nessas redes para que o alcance seja maior e direcionado ao público certo. Aqui indicamos a contratação de uma empresa especializada em fazer anúncios, se formos falar em termos técnicos, contrate uma empresa especializada em tráfego pago. 

Capriche nos conteúdos do seu perfil

Busque trazer conteúdos que agregam valor ao seu cliente. Faça posts criativos, fotos e vídeos mostrando o preparo dos pratos, um pouco da rotina, posts de datas especiais e até mesmo sobre a história de seu restaurante. Isso faz com que seus possíveis clientes queiram conhecer seu food service e obviamente, experimentar seus pratos.

Entretanto, tenha cuidado com as fotos postadas. Fotos de “baixa qualidade” podem atrapalhar sua reputação, assim, dando chance para a concorrência sair à sua frente. Por isso invista na qualidade de suas fotos, deixando seu perfil organizado e harmonioso.

 

Tenha seu restaurante cadastrado Google Meu Negócio

Se você quer que seu food service seja encontrado além das redes sociais, indicamos que se cadastre na plataforma do Google, o Google Meu Negócio. 

A ferramenta permite que seu negócio seja encontrado através da busca realizada no Google, além disso, você pode acompanhar as avaliações que os consumidores deixam para seu restaurante. 

Outra vantagem do Google Meu Negócio é a possibilidade de cadastrar as informações importantes do food service, como por exemplo, horário de funcionamento, endereço, telefone e site. Ao mesmo tempo que você também poderá acompanhar os resultados e por onde foi feita a busca (Google Maps, site, Google etc.).  

O cadastro é gratuito, basta você acessar o site do Google Meu Negócio e preencher os dados solicitados. 

Relacionamento com o cliente

Proporcionar uma boa experiência ao consumidor é crucial para quem está em busca de fidelização. Porém, há alguns pontos que podem ser levados em consideração para ter sucesso com o marketing de relacionamento. São elas: 

  • Eventos e promoções; 
  • Atendimento de qualidade em todos os canais de comunicação; 
  • Programa de fidelidade; 
  • Descontos ou brindes no aniversário. 

Conclusão 

Em suma, para realizar marketing digital para restaurantes é preciso estudo, planejamento e dedicação. Seguindo as dicas que trouxemos, temos certeza que você irá realizar um bom trabalho. 

Então, pronto para começar?

Leitura que recomendamos:

O que é Storytelling? Ele pode ajudar meu food service? 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *