Como abrir um restaurante de sucesso – um guia completo

Ulisses ConstantiniGestãoLeave a Comment

restaurante-sucesso

Atualizado em 20/06/2022  | Tempo de leitura: 15 minutos | Como abrir um restaurante de sucesso | Food Service

Ter sucesso em um restaurante não é uma tarefa fácil, ainda mais para quem está começando. Por isso, dúvidas sobre como atingir o tão sonhado sucesso podem surgir. Pensando nisso, reunimos neste artigo dicas de como abrir um restaurante de sucesso. Acompanhe. 


Como sabemos, o ramo de restaurantes está em crescimento constante, isso faz com que muitos queiram empreender nesse mundo.  

Entretanto, isso não é garantia de que o sucesso virá. Segundo pesquisas, a cada 100 restaurantes abertos, apenas 3 sobrevivem por mais de 10 anos.

Isso se dá pelo fato de muitos empreendedores abrirem um restaurante, sem estudar ou planejar tudo, logo, o despreparo para administrar o food service leva a quebra da empresa.  

Portanto, se deseja entender como abrir um restaurante de sucesso ou aprender como organizar um de maneira efetiva, abaixo seguem algumas dicas que qualquer restaurante que queira sucesso deve aplicar.

Pesquise bem o local de seu restaurante     

Antes de abrir o seu restaurante, procurar o local é um dos primeiros passos.

O imóvel onde ficará seu food service, precisa ter estruturas físicas dentro das normas para receber os clientes. Ao mesmo tempo, você deve ter alguns cuidados, por exemplo, o ambiente deve promover conforto total a cada cliente, do salão aos banheiros, tudo deve ser considerado. 

Outro fator muito importante é a localização. Não adianta nada você ter um ponto com uma estrutura muito boa se na região onde fica ninguém demonstra interesse no estilo do seu food service. Assim como não faz sentido abrir um restaurante luxuoso voltado ao público de classe A, em um bairro onde a clientela não possui recursos para se adaptar a esses valores. 

Assim, depois de escolher o local e a localização, é hora de investir na decoração. Em suma, a primeira coisa que o cliente observa é o ambiente, por isso, procure trazer a “vibe” que você quer que seu restaurante passe ao seu cliente, além disso, siga as tendências.

Cozinha de um restaurante de sucesso

A posição da cozinha é muito importante!

Ela deve estar bem posicionada, de modo a favorecer a circulação para o salão sem atrapalhar os clientes. Sobretudo, seu estoque também precisa ficar separado da cozinha, destacando o estoque de produtos de limpeza, no entanto, não o deixe tão longe das áreas de preparo.

Aliás, aproveitando que estamos falando de organização, que tal incluir algo que pode facilitar esse processo?

Basta aplicar um sistema de automação. Em resumo, com um sistema assim, é possível facilitar o trabalho dos seus colaboradores e evitar erros na entrega ou qualidade dos pedidos,  você também pode eliminar erros, diminuir custos e deixar o seu atendimento muito mais rápido e eficaz.

Organização da cozinha

A lógica principal a ser seguida é organizar seus equipamentos de maneira a evitar acidentes durante o trabalho, por exemplo, não coloque fritadeiras próximas a pias ou torneiras e assim por diante.

Ainda sobre a organização da cozinha, é primordial garantir a limpeza de tudo, de utensílios, principalmente tábuas e facas a chão e paredes. É preciso, também, colocar uma coifa na sua cozinha, pois ela suga toda a fumaça que sai dela e ainda purifica.

Uma dica que costumamos é sempre estar em conformidade com as normas da vigilância sanitária.  São elas: leis sanitárias e trabalhistas; regras municipais; normas de segurança e bombeiros (proteção e central de gás).

Antes de abrir um restaurante de sucesso, faça cursos sobre gestão de restaurante

O sucesso de qualquer negócio está conectado a uma gestão perfeita, porém, não é uma atividade fácil de ser realizada. Muitos negócios buscam dividir essa tarefas entre setores para não sobrecarregar o gestor principal, por isso, é importante que você e seus colaboradores façam cursos de gestão, a fim de formar diferentes tipos de gestores. 

Entretanto, sabemos que no começo do negócio, muitos empreendedores não possuem condições financeiras para contratar pessoas, logo, a gestão acaba sendo toda sua. Portanto, ter conhecimento será um divisor de águas para ter ou não sucesso em seu negócio. 

Aqui abaixo estão alguns cursos de gestões que são considerados os melhores do Brasil: 

  • Processos Gerenciais EAD – UniCesumar (graduação/ tecnólogo pago).
  • MBA em Gestão Empresarial – FGV (pós-graduação paga).
  • Processos Gerenciais – Cruzeiro do Sul Virtual (graduação paga).
  • Direito Empresarial para Gestores – FGV (minicurso pago).
  • Processos Gerenciais – PUCPR (graduação/ tecnólogo pago).
  • Processos Gerenciais – Up Cursos (minicurso grátis).

Lembre-se, conhecimento não é gasto, é investimento

Segurança

A segurança é um ponto importante para quem quer abrir um restaurante de sucesso. As estruturas básicas do imóvel, como fiação e encanamento, devem estar bem-feitas e conservadas. Sem falar que o ambiente precisa ser arejado e com a iluminação adequada para que o cliente não se sinta desconfortável.

Do mesmo modo, a segurança com as informações da empresa é importante. A melhor opção é contratar um sistema de gestão para food service em nuvem, em que as informações e dados estarão seguras e poderão ser acessadas de onde você estiver através do sistema de gestão. O Sischef é a melhor opção para seu restaurante, contamos com diversos módulos que podem te auxiliar na organização do dia a dia. Sendo assim, não perca tempo e solicite uma demonstração grátis.

Além dos pontos citados você deve ter segurança na administração do seu estabelecimento. Assista o vídeo abaixo com dicas para administrar seu food service.

 

 

Atenção aos custos de restaurante de sucesso 

O lucro de qualquer negócio também chega por meio da economia de recursos. O consumo de energia dos equipamentos da cozinha é um dos principais itens a serem economizados. Procure comprar equipamentos que tenham as melhores notas sobre economia de energia. Assim também, verifique as fiações e tomadas para não desperdiçar nenhum KWh. 

Outra dica muito importante é fazer uma gestão inteligente dos alimentos. Segundo o Sebrae, a falta de controle dos recursos se tornou um dos grandes motivos que levam os restaurantes a fechar as portas. Por isso, tenha atenção sobre as validades de seus produtos e ao quanto está sendo gasto. Utilizar uma ficha técnica, irá auxiliar nesse processo. 

Pensando nisso, criamos um artigo aqui no blog com dicas de como montar uma ficha técnica. Para acessar o artigo, clique aqui

Cardápio

Um dos principais pontos de um restaurante de sucesso é a comida que será servida. Então, o cardápio de seu food service precisa ter uma boa apresentação. Para isso, defina um cardápio chamativo, com boas fotos e uma boa descrição dos pratos. Abuse da criatividade ao dar os nomes para seus pratos e se seu negócio for temático, utilize do tema para deixar ainda mais criativo o seu menu. A intenção é fazer com que seus clientes “comam com os olhos” e se divirtam. 

Para inovar o cardápio, você pode usar a tecnologia em seu favor ao utilizar um cardápio digital. O cardápio digital dá autonomia ao cliente para escolher sua comida com mais tranquilidade, além de deixar seus garçons disponíveis para atender mais mesas e/ou resolver imprevistos que podem vir a acontecer no restaurante. Por isso, indicamos o cardápio digital do qrpedir, que é completo e muito fácil de utilizar. 

Planejar para abrir um restaurante de sucesso

O primeiro passo é pesquisar, analisar e elaborar um bom plano de negócio para abrir um restaurante. Esse documento te ajudará a definir os objetivos e os meios para alcançá-los, buscando assim, o sucesso para seu restaurante.

Investir em algo que não esteja planejado pode fazer com que o negócio feche as portas em um período muito curto devido ao prejuízo causado pela falta de preparo e conhecimento.

O plano de negócios é essencial para todos os estilos de empreendimentos. Através dele é possível obter informações importantes para a estabilidade da empresa. Vamos dizer que, como resultado, ele traz uma previsão para o futuro do negócio.

Nele são postas análises referentes a situações do mercado. Nesse sentido, a partir daí, inclui-se também as ações a serem tomadas para enfrentar os fatores internos e externos.

Não se esqueça de pensar sobre qual perfil será o seu negócio, essa parte precisa estar bem clara e definida antes de começar a pesquisa sobre os equipamentos e materiais para o food service, por exemplo, copos, talheres, fogão etc. 

Estude o mercado

Uma das partes do plano de negócios é o estudo do mercado. Pesquise na área em que seu food service irá atuar para saber qual é a posição de seu concorrente na área, ou seja, quais são seus produtos, preços, serviços, atendimento etc.  Aqui você vai saber como se destacar frente a sua concorrência.

Invista no marketing digital 

Como sabemos, quem não está no digital está perdendo clientes e ficando atrás da concorrência. Portanto, ter presença digital é importante para ganhar mais clientes e espaço no mercado. 

Dessa forma, as redes sociais é uma grande aliada nessa caminhada. Vejamos, antes do cliente ir ao restaurante, qual é a primeira coisa que fazem? Pesquisam no Google e/ou verificaram o perfil nas mídias sociais. Por isso, é preciso ter presença digital. Esse é um dos passos do marketing digital para a visibilidade da sua marca. 

Portanto, ter uma conta no Facebook, Instagram, Twitter e até mesmo no TikTok, é uma das formas de se conectar com o cliente. Essas visitas farão com que seu restaurante se torne conhecido e popular. Procure ter um perfil organizado e claro, sempre manter a constância de seus conteúdos, que devem ser criativos e interessantes.

Do mesmo modo, invista em um site para restaurante, ali você terá a oportunidade de mostrar o seu menu, contar a história do food service etc. Dica extra: crie um blog em seu site com artigos leves, por exemplo, conte a origem de algum prato do seu menu. Com certeza, isso trará visitas ao site e fará com que ele fique bem colocado nas pesquisas do Google.

Além disso, invista em anúncios nessas redes para que o alcance seja maior e direcionado ao público certo. O aconselhável é a contratação de empresas especializadas em fazer anúncios, mas se for algo mais específico e técnico, contrate uma empresa especialista em tráfego pago. 

Compra e recebimento de produtos

Com o seu negócio planejado e a sua estrutura montada, é chegada a hora de comprar os produtos que serão servidos em seu restaurante. Este deve ser um momento de muita atenção para alcançar o tão sonhado “sucesso”.

Compras em excesso estragam no estoque. Estoque cheio, além de segurar dinheiro, pode atrapalhar caso você queira fazer alguma mudança no cardápio. Entretanto, também é importante  certificar de que não faltará alimentos.

Na hora do armazenamento os produtos não podem ficar em contato com o chão, muito menos em caixas de papelão. Os alimentos devem ser armazenados em prateleiras que estabeleçam as normas da legislação da Anvisa.

Economia de recursos

O lucro de qualquer negócio também chega por meio da economia de recursos.

O consumo de energia dos equipamentos da cozinha é um dos principais itens a serem economizados; outro ponto é a redução do consumo de água. Se as torneiras e vasos sanitários tiverem vazamentos, seu gasto com será maior que o esperando, por esse motivo, verifique se as torneiras possuem redutor.

Outra dica muito importante é fazer uma gestão inteligente dos alimentos que você fornecerá. Segundo o Sebrae, a falta de controle dos recursos se tornou um dos grandes motivos que levam os restaurantes a fechar as portas.

Dê atenção à equipe

Um bom trabalho em equipe traz rapidez, agilidade nos processos, além de deixar o ambiente harmonioso. Mas, para que isso aconteça é preciso que você invista na motivação de seus colaboradores, afinal são eles que fazem com que seu restaurante funcione.  Desse modo, tenha um sistema de premiação para o cumprimento de metas, comemorações em datas especiais, como Natal, aniversariantes do mês etc.

Da mesma forma, treinar seus colaboradores é de grande valia para seu food service. Uma equipe bem treinada, fará com que seu atendimento seja preciso, eficaz, rápido e as chances de seu restaurante sair à frente da concorrência serão bem grandes.

Antes de abrir um restaurante, consulte as normas da Vigilância Sanitária

Qualquer que seja o segmento do food service, é preciso estar de acordo com as normas impostas pela a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que possui a Resolução RDC n° 216, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Veja alguns pontos exigidos pela norma:

  • Tipo de edificação e as instalações devem ser projetadas de forma a possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamentos em todas as etapas da preparação de alimentos e a facilitar as operações de manutenção, limpeza e, quando for o caso, desinfecção;
  • Higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios;
  • Controle integrado de vetores e pragas urbanas;
  • Sistema de abastecimento de água, lembrando que deve ser utilizada somente água potável para manipulação de alimentos.
  • O estabelecimento deve dispor de recipientes identificados e íntegros para o manejo dos resíduos, de fácil higienização e transporte, em número e capacidade suficientes para conter os resíduos;
  • O controle da saúde dos manipuladores (funcionários) deve ser registrado e realizado de acordo com a legislação específica;
  • Os serviços de alimentação devem especificar os critérios para avaliação e seleção dos fornecedores de matérias-primas, ingredientes e embalagens;
  • O transporte dos insumos deve ser realizado em condições adequadas de higiene e conservação;
  • As matérias-primas, os ingredientes e as embalagens utilizados para preparação do alimento devem estar em condições higiênico-sanitárias adequadas;
  • Os alimentos preparados mantidos na área de armazenamento ou aguardando o transporte devem estar identificados e protegidos contra contaminantes. Na identificação deve constar, no mínimo, a designação do produto, a data de preparo e o prazo de validade;
  • As áreas de exposição do alimento preparado e de consumação ou refeitório devem ser mantidas organizadas e em adequadas condições higiênico-sanitárias.

Atendimento no restaurante de sucesso

De nada adianta seguir o passo a passo para abrir um restaurante de sucesso, se o atendimento ao cliente não for bom. Sabemos que o cliente volta, muitas vezes, pelo atendimento prestado, então, pensando nisso, treine seus colaboradores com bons cursos. 

Outro aspecto importante para fidelizar os seus clientes é padronizar os seus pratos. Ou seja, significa fazer com que todos os pratos possuam a mesma quantidade e dimensões. Portanto, certifique-se de que as porções estejam no padrão. Além de economizar recursos, isso evita que seus clientes se sintam lesados.

Assim, você conseguirá a confiança de seus clientes e esses serão um dos mais importantes passos rumo a um restaurante de sucesso.

Crie um ambiente agradável para seu clientes

Quem não gosta de comer em um restaurante tranquilo e com ambiente tranquilo? Todo mundo, não, é? Por isso, trouxemos 2 dicas para deixar seu food service com um ar mais jovial e moderno. Vamos lá?

Ambiente para fotos

Eles são espaços destinados para fotos, por exemplo, algum painel personalizado ou uma parede mais decorada. Isso traz visibilidade para o restaurante, uma vez que as pessoas postarão nas redes sociais e irão marcá-lo nas redes sociais e despertar interesse de outras pessoas conhecerem seu food service.

Comfort food

O comfort food é uma tendência que cresce cada vez mais dentro dos restaurantes. O conceito nada mais é do que passar ao cliente a sensação de conforto e bem-estar através da comida. Passar a isso ao cliente é importante, para transmitir esse cuidado e atenção. Quando o cliente experimenta essa sensação, a chance de fidelizar é certa.

Sistema de gestão para food service

Como falamos neste artigo, a tecnologia pode ser usada a seu favor, não apenas para o cardápio digital, mas também para os processos do seu food service. Por isso, o Sischef é a melhor opção para automatizar seu restaurante no dia a dia.

São vários os módulos que o sistema oferece para você. Confira:

  • Comanda eletrônica;
  • Notificação na cozinha e bar;
  • Relatório de desempenho;
  • Controle de caixa;
  • Controle de estoque;
  • Financeiro;
  • E muitos mais.

Conclusão 

Em suma, abrir um restaurante de sucesso não é uma tarefa fácil,  é preciso planejamento, estudo e dedicação. Em outras palavras, seguindo esse guia que preparamos para você, com certeza você estará no caminho certo para conquistar o seu food service de sucesso.

 

Leitura que recomendamos: 

Restaurante self-service tudo o que você precisa saber para abrir o seu.

Como abrir uma confeitaria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *