Dicas para criar um super menu de restaurante

Ulisses ConstantiniMarketing1 Comment

Criar um menu de restaurante aparentemente é uma tarefa simples, mas na verdade envolve toda uma disciplina e criatividade, afinal o menu é sua carta de vendas e por isso deve ter tanta importância quantos os pratos oferecidos.

Como se trata de uma tarefa nada fácil selecionamos 11 dicas que vão te ajudar nesse processo e deixar sua montagem menos trabalhosa e muito agradável ao seu cliente.

Antes de apresentar as dicas que vão fazer seu menu um sucesso vamos destacar a importância de ter um menu bem elaborado e de forma correta e para isso você vai entender um pouco mais sobre a história do menu.

O menu é uma das principais estratégias de marketing para restaurante, além de ser um meio de comunicação com clientes, carta de vendas e uma forma de mostrar propagandas da sua marca.

É por meio dele que a imagem do seu restaurante começa, por isso todo cuidado é pouco. Faça um planejamento antes de partir para elaboração. Veja porque ele é tão importante.

E tudo começou assim…

Nos restaurantes mais antigos eles não usavam cardápios de forma escrita como é hoje, quem passava essa informação aos clientes eram os funcionários responsáveis pelo atendimento.  Esses por sua vez eram obrigados a ter tudo guardado na memória.

Você deve estar imaginando: será que eles não esqueciam de alguma coisa? Com certeza que sim, mesmo que a casa fornecesse poucos pratos em determinado momento a mente humana podia e pode falhar.

Então com o passar dos anos na cidade de Paris alguns empresários do ramo iniciaram uma forma de apresentar os pratos aos clientes de uma maneira mais eficiente, afinal a escrita pode oferecer informações mais completas.

Os primeiros cardápios eram apresentados em quadros que ficavam pendurados na entrada do salão, lá havia a lista dos pratos que eram servidos no estabelecimento.

Aos poucos os donos foram percebendo a importância do serviço de mesa e então começaram a escrever em quadros menores feito de tábua, que ficavam pendurados, desta vez, na cintura dos garçons de cabeça para baixo pois facilitava a visualização.

Com o tempo os clientes foram sentindo que precisavam consultar essas tábuas e a solicitavam com frequência aos atendentes desta forma surgiram os cardápios individuais que são usados até hoje.
Devido essa importância que ele representa para os restaurantes é que ele deve ser elaborado de maneira muito bem planejada, levando em consideração os aspectos mais relevantes para agradar seu cliente.

Vamos às dicas…

Primeiro você precisa ter em mente ou no papel os pratos que você irá servir se as coisas estiverem organizadas ficará mais fácil na hora de montar o menu, por isso reúna todas informações sobre os partos que são servidos e mãos à obra.

Selecione os pratos

Procure elaborar pratos de uma forma que não haja desperdício de alimentos e nem perda. Elabore pratos que tenham ingredientes parecidos na composição desta forma o que você comprar para um pode ser utilizado no outro. Desta forma você será beneficiado também se por ventura um dos pratos for mais pedido que outro, pois ambos vão os mesmos itens e com alguns detalhes diferentes.

Invista em bom designer

Busque ter um menu bem organizado e com um designer moderno com letras que facilitam a leitura e fotos ilustrativas, isso torna seu menu muito mais agradável. Evite capas almofadadas e muito caras pois o investimento pode não ter um bom retorno.

Preste atenção nos preços

O que está no menu é o que deve ser cobrado. Analise bem o seu menu antes de colocá-lo à disposição dos seus clientes. Certifique-se de que os preços realmente correspondem aos pratos e evite transtornos. Afinal, o cliente tem sempre razão.

Corrija os erros

Sempre que fazemos a revisão encontramos alguma “coisinha” que queremos mudar. Isso é normal, mas o que não pode é ter errinhos no menu. Corrija tudo que estiver errado e se for de última hora não ofereça o prato ao cliente sem a ressalva.

Simplicidade dos pratos

Elabore pratos simples de serem preparados. Desta forma você ganhará no tempo e seu cliente não terá que esperar. Além disso, você não vai sobrecarregar a equipe da cozinha.

Tenha um diferencial

Esteja pronto para servir algo diferenciado em datas comemorativas, feriados e finais de semana. Nestes dias as pessoas saem em busca de algo diferente. Geralmente estão acompanhadas de familiares que podem querer outras opções.

Evite a distinção

Procure seguir uma linha na preparação dos pratos. Quando você cria algo muito distinto pode ter problemas para administrar os pedidos. Isso porque os clientes podem pedir coisas diferentes e você terá que ter muitos profissionais para atender as diversas linhas.

Insira fotos dos pratos

As fotos chamam atenção ajudam a despertar o desejo de comer. Por isso coloque fotos bem centralizadas dos pratos de forma que seus clientes fiquem com água na boca.

Mantenha a atualização

Assim como a moda muda a culinária também muda e é preciso se atualizar. Por isso mantenha uma regularidade e cardápio atualizado. Retire aqueles pratos que não tem muita saída e insira as novidades, sempre chamando atenção para o novo.

Organize bem os itens

Evite colocar fontes diferenciadas para cada prato. Escolha um tamanho que não seja muito grande, mas que também não exija muito dos clientes.  Destaque os pratos que tem mais saída, deixe o texto agradável e de fácil compreensão.

Ofereça opções nos pratos

Dê opção de pratos menores e com quantidades que possam ser compartilhadas. Essa é uma maneira de demonstrar a preocupação do seu restaurante com a necessidade do seu cliente. Muitos podem ter filhos pequenos e não fica bem cobrar um valor de adulto para uma criança. Além disso, você vai evitar o desperdício.

Viu como não é tão complicado assim elaborar um bom menu. Basta seguir essas dicas e levar em consideração as informações deste artigo junto com a sua criatividade que tudo dará certo.

Há fatores que são determinantes e não podem deixar de estar presente na composição do seu menu são eles: As preferências de seus clientes, os horários de atendimento, perfil do seu consumidor, localização do seu espaço, quantidade de pessoas que podem ser atendidas ao mesmo tempo.

Agora que você já sabe tudo sobre cardápio que tal começar a elaborar o seu.

 

Quer mais informações sobre como montar o cardápio do seu restaurante? Baixe nosso e-book gratuito sobre o assunto.

cta-montando-cardapio-560x293

One Comment on “Dicas para criar um super menu de restaurante”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *