Dicas para melhorar o atendimento em restaurantes

Ulisses ConstantiniGestãoLeave a Comment

atendimento em restaurantes

O cliente nunca deverá sair do seu restaurante achando que foi mal atendido. Portanto, devemos destinar uma atenção especial para realizarmos o melhor atendimento em restaurantes e passar a melhor impressão possível.

A atitude de atender bem àqueles que frequentam o seu estabelecimento, não deve ser vista como uma atitude de rotina. Isso é um erro gravíssimo que alguns funcionários ou mesmo gestores cometem. Pensamentos assim acabam reduzindo a real importância de tratar respeitosamente àqueles que, entre tantos estabelecimentos, escolheram o seu para realizar uma refeição.

Dessa maneira, pensando em como poderíamos ajudar a melhorar o atendimento em restaurantes e manter um bom relacionamento com o cliente, reunimos alumas dicas que podem ser úteis. Confira:

Seja cortês

Qualquer pessoas que entrar no sue estabelecimento merece um atendimento de primeira. Para que isso venha a acontecer deixe de lado seu próprios preconceitos. Impressões distorcidas do cliente podem passar a ele a impressão de superioridade por parte do atendente. Adjetivos como “senhor” ou “senhora” deve ser utilizado até mesmo aos jovens. Lembre-se de chamá-lo de “você” somente se for autorizado.

Ainda no pensamento de ser cortês, cumprimente a todos que entrarem com um sorriso. O sorriso é uma forma de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o primeiro contato com o cliente.

Atenda de imediato e demonstre boa vontade

O ato de não deixar seu cliente esperando faz com que o cliente se sinta importante e acolhido pelo atendente. Atendê-lo de imediato faz com que ele aguarde com mais calma.
Outro ponto a ser considerado é demonstrar sempre boa vontade. Mesmo que você não esteja no seu setor, cumprimente a todos, colegas de trabalho e cliente, principalmente. É sempre gratificante para o consumidor ser reconhecido e cumprimentado.

Oriente-o de forma segura

Na maioria das vezes, ao chegar em um estabelecimento o cliente se sente inibido diante do funcionário. Assim, deixá-lo à vontade e prestar um atendimento eficiente pode fazer total diferença. Uma expressão muito utilizada e que sempre cai bem é “em que posso servi-lo, senhor?”, ela poderá ser o primeiro contato entre ambas as partes.

Ouça e dê a devida atenção as reclamações

Fique atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda do cliente. Não as ignore e as encaminhe ao seu superior em imediato para que as devidas verificações sejam feitas.

A simpatia como um cartão de visitas

A imagem de seus atendentes correspondem, também, à imagem do seu restaurante. Por isso, cuide da aparência e do vestuário, mantenha, ambos, limpos e bem cuidados. Em relação ao material de trabalho, é importante mantê-los sempre organizados. Assim como dito no item 1 e 3 use palavras cordiais e sempre dê informações corretas.

Por fim e não menos importante, vale relembrar os alguns cuidados que são essenciais para um bom atendimento em restaurantes e na relação com o cliente:

  • Respeite a opinião e a presença do cliente;
  • Não grite ou seja mal educado com o cliente, mesmo que ele não tenha razão;
  • Seja paciente e tranquilo;
  • Nunca demonstre insatisfação ou impaciência;
  • Seja honesto;
  • Preste atenção às queixas e aos pedidos.

 

Você pode ter mais ideias para melhorar o atendimento no seu restaurante baixando nosso Ebook: “Gestão de Atendimento: Dicas para alavancar o seu restaurante“.

atendimento em restaurantes

Artigos relacionados:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *