Conheça o KDS, o sistema que é o coração do seu estabelecimento

Nayara Vasconcelos RodriguesGestãoLeave a Comment

A busca por estratégias de avanços práticos e rápidos de empresas no ramo do food service fez da tecnologia a sua principal aliada. 

Os utensílios e equipamentos das cozinhas industriais e comerciais, vêm se requintando e transformando o ato de cozinhar.

Nesse sentido, tudo está ficando cada vez mais organizado, prático e até de certa forma, mais fácil. Contudo, o avanço tecnológico dentro das cozinhas, não para por aí! 

Você já ouviu falar no KDS (Kitchen Display System)?

O KDS, ou Sistema de monitor(es) para cozinha, é uma das atuais sensações entre os donos de food service pelo mundo afora.

Tudo isso ocorre pelo fato dele prometer não só agilizar processos, como também, diminuir desperdícios e agradar clientes por prover uma entrega pontual dos pedidos.

Quer saber mais sobre o que é e como o KDS pode transformar as estruturas de trabalho dentro da sua cozinha? Então continue a leitura até o final. 

Anteriormente, que tal fazermos uma retrospectiva tecnológica dentro do universo gastronômico?

Será que o seu negócio já possui alguns desses sistemas que vamos pontuar abaixo? Confere aí!

Evolução tecnológica de sistemas dentro do nicho do food service.

A princípio, quem trabalha nessa área há muitos anos, viu surgir os primeiros avanços que geraram e ainda geram resultados incríveis.

Os primeiros sistemas de gerenciamento para restaurantes e similares, foram e ainda são capazes de auxiliar de maneira geral a gerenciar os estabelecimentos. Algo que resulta em menores perdas por erros — erros que vão desde cadastros de produtos, a abertura e fechamento de caixa, incorretos.

O que isso significa? Mais lucros! 

Desde o começo da segunda década dos anos 2000, vimos o progresso acelerado das tecnologias. Conforme surgiam smartphones e tablets cada vez mais potentes, todos nós fomos capazes de acompanhar a tecnologia mudando a forma como os clientes eram atendidos. 

A automatização dos atendimentos com a implantação de cardápios digitais, entregues ou a garçons, ou diretamente aos clientes através de tablets e smartphones, diminuiu, por exemplo, os erros cometidos na hora de anotar os pedidos.   

Analogamente, algo interessante de se observar no avanço dessas tecnologias citadas, seriam as suas otimizações e a busca por integrações. Essas, fizeram com que no decorrer dos anos, os estabelecimentos como restaurantes e semelhantes evoluíssem de maneira geral.

Nessa onda de criações criativas surgiu o KDS. Por meio dele o combo gestão + tecnologia invadiu também a cozinha dos restaurantes.

De uma forma lúdica, caso seu estabelecimento fosse um corpo, o sistema de gestão seria o cérebro,  o cardápio digital seria os braços e as pernas e o KDS seria o coração. Aliás, no Sischef você tem tanto acesso ao melhor sistema de gestão para restaurantes do Brasil, e de quebra, um excelente KDS.  

Curioso para saber porque o KDS seria o coração do seu food service? Continue lendo!

KDS, o coração do seu estabelecimento.

Já falamos no começo desse artigo que KDS significa Sistema de Monitore(s) para Cozinha, mas o que ainda não foi dito é como ele funciona e quais são os seus benefícios. 

Após ressaltarmos todos esses pontos, ficará fácil entender o motivo pelo qual ele deveria ser considerado o coração de um restaurante e seus similares. 

O que é KDS?

O Kitchen Display System, é um sistema que se integra a outro (POS-PDV) a fim de agilizar todas as produções dentro da cozinha, tornando-as mais assertivas, substituindo as impressoras e comandas de papel, por telas.

E como funciona?

Por meio do KDS é possível receber todos os pedidos e encaminhá-los para cada um dos seus destinos de preparo, automaticamente.

E se antes esses pedidos eram recebidos através de impressões, agora eles chegam em telas.

Dependendo da forma como sejam configuradas, permitem que: 

  • Cada área da cozinha, (fogão, chapa, saladas, bebidas, etc.) receba o que deve ser feito;
  • O tempo de preparo de cada item seja calculado, permitindo que todos os pratos de um pedido, de uma mesma mesa, sejam preparados no momento certo;
  • Sejam destacadas observações importantes como “cuidado, alérgico a” e assim por diante;
  • Os responsáveis pelo preparo recebem alerta sobre atraso;
  • E muito mais. 

Otimização da cozinha.

O KDS tem o objetivo de otimizar os processos de produção. Por esse motivo, para que tudo funcione perfeitamente é necessário que principalmente a cozinha, se reorganize.

Sendo assim, deixar funções muito bem estabelecidas e divididas, além da disponibilização de uma tela configurada para cada um dos pontos — chapa, fogão, saladas, sucos, etc. — é essencial. No entanto, uma ou duas telas já serão suficientes caso na cozinha não exista essa divisão de pontos. 

Lembrando que, cada pessoa responsável por cada ponto, também fica responsável por atualizar os status de seus pedidos. Somente assim, será possível atingir a organização e a agilidade.  

Assim, se o estabelecimento não tiver uma equipe disciplinada, ou simplesmente a cozinha ainda não estiver muito bem organizada, a implantação do KDS não será aproveitada em todo seu potencial. 

Então, para realmente otimizar a sua cozinha com o KDS, organização, investimento e uma equipe disciplinada são essenciais. 

Mais motivos para substituir a impressora e as comandas de papel por KDS

Caso você esteja ainda em dúvida sobre migrar da impressão para o KDS, aqui vão mais alguns motivos para te convencer:

  • Eliminação / redução da utilização de papéis;
  • Estatística de tempo de preparo de cada prato;
  • Tempo médio de produção de cada membro da equipe;
  • Identificação de responsáveis pela preparação de cada item;
  • Todos os pratos entregues na temperatura certa;
  • Menos devolução de pratos à cozinha.

E aí, conseguimos te convencer?

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre como funciona e para que serve o KDS, temos certeza que você concorda com a gente que ele realmente atua como o coração de um food service, certo? 

Para tirar mais dúvidas sobre o sistema KDS Sischef, entre em contato clicando aqui, vai ser um prazer conversar com você.   

Caso queira saber um pouco mais sobre o universo dos sistemas, separamos alguns links de artigos que vão lhe ajudar cada vez mais nessa empreitada.

Como montar um sistema delivery: tudo o que você precisa saber.

Confira como um sistema de gestão pode te ajudar a sair da crise.

Sistema para Restaurante: como escolher o ideal!

Enfim, esperamos que você tenha aproveitado a leitura, e também, que tenhamos ajudado na decisão sobre qual é a melhor opção, hoje, para você. 

Nos encontramos no próximo artigo, até mais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *