Faturamento do Restaurante: Saiba como aumentar o seu

faturamento do restaurante

Certamente, você (assim como todos os empreendedores que atuam na área de gastronomia) deseja aumentar o faturamento do restaurante. Mas nem sempre é uma tarefa fácil, considerando o mercado altamente competitivo e a instabilidade econômica. É preciso cativar os clientes, conquistar o público.

Os restaurantes ainda são uma boa opção de negócio. As pessoas precisam se alimentar, seja por necessidade, seja por lazer. Assim, existe um amplo segmento que pode ser aproveitado pelos empreendedores. Contudo, é fundamental ser criativo e aplicar estratégias para manter o negócio competitivo, já que existe muita oferta.

Por mais que o ramo alimentício seja um dos mais rentáveis, para sobreviver em meio à concorrência é necessário ter uma boa estratégia. E quando o assunto é aumentar o faturamento de restaurante, algumas ferramentas são essenciais.

Por isso, você deve estar sempre à procura de soluções criativas e inovadoras para problemas comuns. É exatamente por esse motivo que decidimos reunir neste post algumas táticas que podem fazer a diferença para o sucesso do seu negócio. Continue lendo o texto e saia na frente das outras empresas!

Veja como aumentar o faturamento de restaurante com a ajuda de algumas dicas valiosas.

Invista em atendimento de boa qualidade e aumente o faturamento do restaurante

O atendimento de boa qualidade é um dos pilares que estimulam as vendas, cativando o público consumidor. Muitas pessoas, mesmo pagando mais caro, preferem ir a determinado estabelecimento em que o atendimento é de melhor qualidade.

Um bom atendimento consiste em diversas ações. Primeiramente, vale a pena treinar a equipe, passando orientações de como receber o cliente e satisfazer suas dúvidas. Existem técnicas e estratégias que podem ser aplicadas para facilitar o trabalho dos funcionários. Sempre há profissionais mais experientes que podem transmitir boas dicas em um treinamento ou curso.

O cliente gosta de ser ouvido e sentir-se bem tratado em qualquer lugar. Existe a “vaidade” do cliente, um sentimento que alguns empreendedores manipulam muito bem a fim de conquistá-lo. O consumidor deseja se sentir importante, o foco das atenções.

O atendimento rápido gera uma grande satisfação. Quando não for possível dar um pronto atendimento convém, de qualquer modo, dar alguma satisfação ao cliente. Os clientes só não se sentem bem quando são ignorados ou percebem que o único interesse dos funcionários é “empurrar” produtos para que ele consuma.

Vale lembrar que o delivery é uma modalidade de atendimento que merece ser considerada, pois está se tornando quase unanimidade no setor de alimentação.

Aposte em uma boa gestão

Para conseguir aumentar o faturamento, também se torna importante que o restaurante conte com uma boa administração. Curiosamente, o bom administrador revela-se apto para gerir qualquer negócio, de qualquer segmento. Claro que, se ele é especializado em culinária e gastronomia, será ainda melhor.

A gestão de boa qualidade visa ao equilíbrio do fluxo de caixa, por meio do controle das despesas de forma que a margem de lucro possa ser ainda maior, sem a necessidade de recorrer a uma precificação exagerada.

O capital de giro é um recurso que não pode faltar, pois ele alimenta o ciclo produtivo. E o ideal é contar com seus próprios recursos, em vez de depender de empréstimos bancários. Alguns financiamentos podem ser úteis para a empresa, mas é necessário analisá-los bem antes de assinar o contrato. A alavancagem, nas mãos de um gestor inexperiente, pode se tornar uma medida perigosa.

O gestor precisa ter visão, ser atilado para os negócios, sabendo acompanhar as tendências do mercado, avaliar o perfil de consumo preponderante na região em que empreende, fazer projeções, ter em mente o momento de inovar, aplicar técnicas para reduzir custos, preparar seu pessoal (garçons, cozinheiros, chefes de cozinha, recepcionistas), entre outras estratégias.

No caso do ramo de alimentação e bebidas, é interessante que o administrador conheça a legislação específica e saiba fiscalizar o preparo das comidas, valorizando a higiene acima de tudo.

Implemente um bom sistema de gestão

A gestão costuma ser o coração de qualquer empreendimento. Quando algum negócio não dá certo, é muito comum atribuir isso a problemas de gerenciamento. Afinal, não adianta seu restaurante estar sempre cheio de clientes, se você não souber como aplicar seus recursos de maneira eficiente.

Além da adequada gestão financeira, você precisa prestar atenção no funcionamento do estabelecimento. Afinal, receitas em falta, móveis em estado de conservação ruim, louça desencontrada e aparência suja são alguns aspectos que podem prejudicar o seu restaurante.

Por isso, estabeleça rotinas bem definidas, tenha um bom controle de estoque, preste atenção nos fornecedores e mantenha um rígido controle de qualidade. Além disso, saber quais são os dias e horários de maior movimento, tipo de público e os pratos que têm mais saída são informações básicas que você precisa dominar para aumentar o faturamento de seu restaurante.

Capriche no atendimento

Todo mundo gosta de se sentir acolhido e bem tratado quando chega em um estabelecimento comercial. Um bom atendimento faz com que os clientes se sintam bem-vindos, respeitados e especiais. Dessa forma, além de retornarem sempre que possível, ainda vão indicar seu restaurante para outras pessoas.

Por isso, vale a pena investir em treinamentos para os garçons e atendentes. Deixe para economizar dinheiro em outras áreas do negócio.

Além disso, muitos restaurantes contratam menos funcionários que o necessário e, como consequência, os profissionais ficam sobrecarregados e não conseguem atender bem. Trocar os pedidos, demorar para atender as pessoas e atrasar a entrega do pedido são apenas alguns dos transtornos possíveis.

E você pode ter certeza: se um cliente for mal atendido uma única vez, é muito provável que nunca mais volte ao local — e ainda espalhe isso para muitos de seus conhecidos. Uma vez que a fama está instalada, você vai ter muita dificuldade para reverter o problema.

Invista em um bom menu

Além da variedade de alimentos que você vai oferecer, o design do cardápio é muito importante. Afinal, é por meio dele que os clientes conhecerão os pratos e poderão fazer os melhores pedidos.

Por isso, ele precisa ser visualmente simples, atrativo e bem detalhado. Menus com fotos e descrição dos alimentos costumam chamar mais atenção. Assim, os clientes ficarão tentados a experimentar pratos variados, o que contribui para aumentar o faturamento de seu restaurante.

Ofereça diferentes tamanhos da mesma porção. Em alguns casos, as pessoas desejam comer um determinado prato, mas não têm com quem dividir. Por isso, separe uma área apenas para os pedidos mais vendidos e crie menus de degustação. Assim, os clientes novos podem fazer suas escolhas com mais segurança e conhecer vários pratos do seu restaurante.

Aposte no marketing digital

A internet é um poderoso instrumento de divulgação. Praticamente todas as pessoas têm acesso à internet e a pelo menos uma rede social. Assim, usando as ações corretas, é possível direcionar anúncios para o seu público-alvo e criar um conteúdo mais eficaz.

Com uma estratégia correta de marketing digital, você consegue fazer com que seu restaurante se torne referência em seu ramo de atuação, agregando ainda mais valor ao seu negócio. Uma boa agência de publicidade será importante para posicionar sua marca no mercado e elaborar iniciativas realmente eficientes.

No entanto, se você quer fazer tudo sozinho, comece criando um perfil na rede social mais acessada pelos seus clientes. Crie conteúdo relevante e condizente com os interesses deles.

Convide pessoas influentes para comer e estimule o compartilhamento de fotos e vídeos. Você pode, por exemplo, colocar um painel atraente em uma parede para os clientes tirarem fotos. Outra ideia é oferecer brindes e descontos pelas indicações e postagens em que há mais interação. Isso certamente vai contribuir para aumentar o faturamento de seu restaurante.

Crie promoções sazonais e aumente o faturamento do restaurante

No Brasil há muitas datas comemorativas e um empreendedor de sucesso sabe que é importante aproveitar essas ocasiões para aumentar o faturamento. Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados são apenas algumas das várias boas oportunidades para lucrar mais.

Aproveite essas ocasiões para promover eventos e criar promoções. Decore o ambiente de acordo com a data, ofereça mimos aos clientes e distribua cortesias e combos. Crie um prato especial que só seja apresentado na data em questão, promova festas e ofereça preços diferenciados.

Quanto mais inovador, mais o cliente ficará inclinado a ir ao estabelecimento e aproveitar a data no local. As pessoas gostam de celebrar e querem ter a certeza de que o dia será realmente especial entre amigos ou familiares.

Quando você agrega valor à experiência de consumo, a reputação da sua empresa também cresce. Com isso, pode ter certeza que no ano seguinte o público será ainda maior!

Faça parcerias com empresas da região para aumentar o faturamento do restaurante

Estabelecer parcerias consiste em criar ações em conjunto com certos tipos de empresas que possam aperfeiçoar a experiência de consumo que você quer oferecer, em uma situação em que todos saem ganhando. E você pode fazer isso de diversas maneiras. A mais comum é oferecer descontos para os funcionários de uma determinada empresa.

Além disso, é possível unir serviços e realizar outras ações, como a participação em eventos. Dependendo do seu ramo de atuação, você pode montar um stand na inauguração de uma academia, participar de acontecimentos especiais em salões de beleza e até mesmo montar um espaço diferenciado em festas.

Para isso, crie um menu especial e adaptado para o evento. Você pode ainda elaborar um rótulo especial para determinados produtos que serão comercializados ou fornecidos de maneira exclusiva para aquele parceiro.

Existem muitas maneiras de aumentar o faturamento de seu restaurante. No entanto, é o conjunto de estratégias bem pensadas que realmente faz efeito! Não vale muito a pena investir em apenas um aspecto e negligenciar os demais. De que adiantaria ter um cardápio incrível e um ambiente acolhedor e oferecer um péssimo atendimento?

É justamente por isso que contratar uma empresa especializada é a melhor opção. Ela vai conseguir detectar seus pontos fracos e criar soluções inteligentes para diversos problemas, sempre com uma visão global do seu negócio. E você conseguirá aumentar o faturamento de seu restaurante mais rapidamente!

Fique atento à representação dos preços

Certos detalhes podem parecer insignificantes, mas são importantes. Por exemplo, o uso do cifrão no menu pode influir negativamente no ânimo dos clientes. Isso acontece porque o símbolo está associado à ideia de gastos, de produtos caros, de “perda de dinheiro”.

Conforme a Escola de Administração Hoteleira da Universidade de Cornell, os consumidores que consultam um menu sem cifrões costumam gastar bem mais que os consumidores que recebem um menu com cifrões.

Outra recomendação é quanto ao uso de números quebrados, como R$ 12,99 ou R$ 13,99. Esses números indicam valor, mas se associam à falta de qualidade na mente de boa parte dos consumidores. Para muitos deles, essa é uma estratégia ultrapassada, já que se sabe que praticamente ninguém dará R$ 0,01 de troco.

Apesar de ser um valor ínfimo, alguns clientes podem sentir a desagradável sensação de estarem sendo enganados ou de estarem perdendo dinheiro naquele local. Talvez o mais honesto e adequado seja usar valores inteiros, ou “redondos”, evitando assim ter que especificar os centavos.

Descreva adequadamente os pratos oferecidos

A descrição é um recurso que ajuda muito, em qualquer setor. Por exemplo, a sinopse dos filmes é um atrativo que leva muitos a assistirem ou não determinada produção. Ela resume o enredo da história. Da mesma forma, acontece com as resenhas de livros.

Em um restaurante, a ideia é válida também. Os menus que descrevem as opções disponíveis permitem maior autonomia do consumidor no momento de fazer a escolha. Eles comparam e decidem pelo que julgarem melhor. A descrição antecipa o prazer de saborear determinado prato.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Illinois comprovou que cardápios com descrições detalhadas, e até poetizadas, vendem 27% a mais que os cardápios mais convencionais. Essa forma um tanto romântica de descrição envolve termos do tipo “sabor frutado”, “aroma silvestre”, textura suave” e assim por diante.

Os cardápios descritivos oferecem o máximo de sensação ao consumidor, o que aumenta as possibilidades de o cliente ficar satisfeito com a refeição.

Vale a pena registrar na descrição o nome de marcas famosas. Por exemplo, café da manhã com café da marca X ou sobremesa com sorvete da marca Y.

Tenha uma ferramenta para a análise de dados e aumente o faturamento do restaurante

Uma ferramenta de análise de dados também pode aumentar o faturamento de um restaurante.

O Software pode ser utilizado em diferentes empresas para avaliar dados. Ele coleta, gerencia e distribui os dados da empresa. Essa disponibilidade de dados permite ao gestor tomar decisões mais acertadas depois de analisar as informações precisas fornecidas pelo sistema.

Não somente um software, mas a tecnologia em geral ajuda a melhorar a gestão, ao facilitar processos, operações e decisões. Recursos digitais que tornam a gestão mais eficiente são, entre outros, a comanda eletrônica, as notificações diretamente na cozinha, a balança automática, os pedidos usando celular ou tablet e outros.

Como fazer meu restaurante vender mais?

Essa é uma pergunta comum, porem não existe uma resposta apenas. Pois para cada negócio existe infinitas possibilidades e formas de melhorar a atração de clientes.

Porém seguindo todos os passos falados neste artigo aumenta e muito as chances de seu restaurante aumentar o faturamento. Então não deixe para a amanhã a coloque em prática as dicas hoje mesmo!

E por fim não se esqueça que aumentar o faturamento de restaurante requer disciplina e uso de estratégias e tecnologias adequadas.

Já conhece o sistema automatizado de gestão de restaurantes oferecido pelo Sischef? Para saber mais sobre ele, quais suas funcionalidades, entre em contato agora mesmo com nossa empresa!

4 comentários em “Faturamento do Restaurante: Saiba como aumentar o seu”

  1. Boa tarde! Sugiro a vocês, como parte da divulgação da Sischef, dar opção a quem leu a matéria, compartilhar os artigos lidos. Fica a dica para divulgarem mais a marca. Obrigada pela atenção. Atenciosamente.,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

“O Sischef agilizou muito o nosso atendimento e deixou nosso controle de estoque e vendas muito mais transparentes.”
Flávio Gagliardi
MR. Cheff Gastronomia - Paraná, Santa Catarina e SP

Fale com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração

Entraremos em contato em até 30 minutos. O contato é gratuito e sem compromisso.