Ceia de Natal completa: saiba o que oferecer nesta data e fature muito.

Ana Paula MoraesSistema para restauranteLeave a Comment

ceia de natal

Sendo uma das datas mais comemoradas no mundo, o Natal,  sem sombra de dúvidas, é um momento muito especial para passar com família e amigos.

Aliás, essa é uma das épocas mais lucrativas do mundo, não apenas para lojas de brinquedos, roupas, perfumes etc., como também para restaurantes, confeitarias e até bares. Muitas pessoas não possuem tempo ou vontade de cozinhar para a ceia de Natal, por esse motivo, acabam optando por encomendar, seja um prato ou a ceia completa.

Então, é hora de lucrar!

Você pode oferecer ao seu cliente além da ceia, também sobremesas e afins, afinal a sobremesa é sempre lembrada. Quem não lembra daquele pudim da tia, não é?

Por isso tudo, prepare-se pois, para este artigo, pedimos ajuda do Papai Noel e juntos trouxemos várias dicas para você montar uma ceia de Natal completa, da entrada à sobremesa. Assim, leia tudo até o fim.

Vamos lá?! HO HO HO!

Entradas para Ceia de Natal – “Noite Feliz”

As entradas são o início da ceia de Natal. Para elas, aposte em comidinhas que vão agradar o paladar de todos, então, aposte em opções que vão do mais simples até o mais sofisticado.

Lembrando que a entrada é para manter os convidados satisfeitos, mas não saciados, enquanto mantêm a conversa até que o prato principal passe a ser servido.

Coxinhas, mini sanduíches, patês, escondidinho de carne seca com abóbora, entre outros, são ótimas opções para que a ceia, além de saborosa, fique sofisticada. Inclua também aperitivos.

Além disso, não se esqueça dos pequenos! Inclua em seu menu, entradas que agradem o paladar infantil, por exemplo, mini hot dogs, batata frita, legumes empanados, etc. Entretanto, para não ficar na mesmice, use a imaginação, decorando de modo divertido as entradas para a criançada.

 

Saladas para a ceia de Natal – à la “Grinch”

Deve ter salada na ceia de Natal? Mas é claro!

Aqui, você pode aproveitar seu lado versátil, trazendo saladas variadas e diferentes em sabores e texturas.

Além de deixar os pratos mais bonitos e coloridos, elas são perfeitas para acompanhar o prato principal, assim como, são uma opção leve e saudável. Sem falar que elas dão aquela ajudinha para quem não quer sair da dieta no Natal.

Há um leque enorme de sabores de saladas que você pode oferecer ao seu cliente, por exemplo, salada de batatas, salada agridoce com frutas, salpicões, entre outras.

Vá além do alface e tomate, mostre ao seu cliente que seu restaurante possui mais do que a salada simples e comum.

Diquinha extra: Não se esqueça dos molhos! Uma salada sem tempero não é muito atrativa para a maioria, então ofereça ao cliente pelo menos 3 opções de molho.

Prato Principal – “Jingle Bells”

A hora tão aguardada por todos: O prato principal!

Nesse momento a família se reúne mais do que nunca em volta da mesa, tudo isso enquanto comem, conversam e aproveitando o momento. Aqui a expectativa é grande, por isso, seus pratos principais precisam fazer jus a ocasião.

Com certeza, os pratos tradicionais devem estar presente em seu cardápio como o peru, o chester e o pernil. Entretanto, apesar de tradicionais, esses pratos podem ser únicos, com um tempero único feito por  você. Sendo assim, busque combinações únicas, como por exemplo, cerveja para temperar o peru ou mel e cachaça para o tender. E não se esqueça de caprichar na apresentação.

Além disso, procure oferecer também outras opções, como por exemplos, pratos vegetarianos, sem glúten, sem lactose, etc., já que, ter opções além das tradicionais, fará com que seu restaurante tenha mais procura e indicação.

 

Acompanhamentos “Feliz Navidad”

Não podemos esquecer dos acompanhamentos que, assim como a salada, são importantes para a ceia. Já pensou comer o peru ou chester sem aquele arroz à grega ou aquela farofa? Não tem nem como imaginar, não é?!

A maioria dos clientes amam os acompanhamentos tradicionais do Natal, mas isso não quer dizer que você não possa fazer uma releitura e deixar os acompanhamentos diferenciados e modernos.

Nesse caso, por exemplo, opções diferentes e perfeitas ao arroz à grega que citamos logo a cima, seriam o arroz com lentilha e calabresa e o arroz com nozes, ambos uma delícia!

Portanto, mantenha atenção também no acompanhamento e abuse da criatividade para surpreender o seu cliente, com todos os detalhes.

 

Além do Pavê da Ceia de Natal

Quase toda família, principalmente a mais tradicionais, conta com a vó que faz o pavê e tio que faz a piada “É pavê ou pacumê?”, mas se quiser, você pode ajudar seus clientes a fugir dessa piada clichê. Há muitas opções de sobremesas que você pode oferecer. Desde aquelas mais refinadas, até as de gosto popular.

O visual da sobremesa também precisa ser considerado. O famoso “comer com os olhos”, é levado em consideração aqui, pois quanto mais bonita a apresentação, mais interesse é despertado. Por exemplo, merengue de morango, falando assim parece ser simples, mas se a sobremesa vier em uma taça (bombonieri), com certeza, será um diferencial na mesa de seu cliente, já que a maioria das sobremesas vai em travessas simples e sem graça.

Os doces decorados também podem (e devem!) ser explorados, como por exemplo: cupcakes, biscoitos e bolos com tema natalino. Além fazerem parte dessa data tão especial, eles trazem um charme a mais para a mesa da ceia, podendo combinar e colaborar com a decoração.

Viu? Dá para ir muito além do pavê.

 

Dica Bônus: Drinks “Então é Natal”

Ah, mas não vai ficar só na ceia, não é mesmo? Então essa dica é exclusiva para você aproveitar a sua ceia de Natal e a sua folga!

Nesta lista, trouxemos 2 receitas de drinks refrescantes para você preparar e vender muito no calor do Natal brasileiro, que aliás, vão surpreender seus clientes.

Pronto para aprender?

Sangria

Refrescante e de cor vibrante, a sangria é uma das bebidas mais indicadas para o Natal e, detalhe: ela é bem fácil de fazer.

Ingredientes:

  • ½ garrafa de vinho tinto;
  • 300ml de água;
  • 1 maçã picada em cubos;
  • ½ abacaxi picado em cubos;
  • ½ xícara de suco de laranja;
  • Suco de ½ limão
  • 4 colheres de sopa de açúcar;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo: 

Cortem bem as frutas, prepare os sucos da laranja e limão e reserve. Em uma jarra de suco, adicione as frutas, os sucos e o açúcar, deixando repousar por cerca de 20 minutos.

Na hora de servir adicione o vinho, a água com gás e o gelo, servindo imediatamente (se preferir, o gelo pode ser servido diretamente no copo).

Cranberry vodka

Inovador e refrescante, esse drink vai deixar seus convidados maravilhados. Além disso drink é bem versátil podendo substituir outros sucos e, com certeza, ficará divino.

Ingredientes:

  • 100ml de suco de cranberry bem gelado;
  • 50ml de água de com gás gelada;
  • 50ml de vodka gelada;
  • 1 fatia de limão;
  • 2 colheres de sopa de açúcar (caso não o cliente não goste de bebidas doces, reduza a 1 colher);
  • 3 a 4 pedras de gelo.

Modo de preparo: 

Em uma coqueteleira, coloque o limão siciliano e o açúcar. Macere bem com um pilão.

Coloque o gelo, a vodka e o suco de cranberry. Feche e bata por alguns minutos até incorporar bem.

Em um copo, de preferência longo, coloque a bebida já batida, mas sem as pedras de gelo e a fatia de limão siciliano.

Complete com água com gás, enfeite com uma rodela siciliano e sirva.

(Fonte: Site Pão de Açúcar)

Prepare-se para vender muito

Enfim, com todas essas dicas, com certeza de restaurante proporcionará memórias incríveis a seus clientes e como consequência irá fideliz-los. Prepara-se para essa época tão importante e encantes seu cliente.

Quer mais dicas como essa? Nos siga nas redes sociais.

Nós da equipe, do Sischef, desejamos um ótimo Natal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *