As férias chegaram! Dicas para aproveitar a alta temporada.

Ana Paula MoraesAtendimento, Sistema para restauranteLeave a Comment

Alta temporada e férias

A alta temporada é uma das épocas mais aguardadas pelo comércio, incluindo o food service. Bares e restaurantes se reinventam para acompanhar as tendências e atender com qualidade os clientes habituais e os turistas.


Você já deve saber que com a chegada do verão e das férias o movimento tende aumentar e muito em restaurantes e similares. Isso tudo, já que pessoas de várias partes do Brasil e do mundo buscam aproveitar suas férias em lugares incríveis, e claramente, dão prioridade a vivência de experiências com a cultura local, incluindo a gastronomia.

Para aproveitar essa oportunidade que a alta temporada traz, donos de food service devem se preparar da melhor forma para atender os clientes, sejam os “de casa” ou turistas.

Entretanto, mesmo que seja alta temporada, não existe desculpa para vários erros, é necessário preparo e muita organização para encantar a nova demanda.

Fidelize e proporcione momentos incríveis a todos. Já imaginou seu food service fazendo parte das memórias das viagens em família? Seria bacana, não é?

Sendo assim, pensando em todos esses fatores, trouxemos neste artigo 6 dicas para você preparar seu food service para a alta temporada e vender muito!

Vamos lá!

Crie um cardápio especial de férias

Novidades são sempre bem vindas, então que tal trazer novidades para seu cardápio? Mas antes de tudo, faça uma pesquisa sobre as tendências esperadas e as adéque ao seu food service.

Essa época do ano é uma ótima oportunidade para lançar um cardápio especial para o verão, por exemplo, pratos mais refrescantes, drinks tropicais e sobremesas com as frutas da temporada. Além disso, de destaque e aproveite a gastronomia local, explorando sua história e cultura.

Muitos turistas estão interessados apenas em provar as comidas típicas do local das férias. 

Dica extra: use o gatilho da escassez.

Dizer que o cardápio ficará por tempo limitado, fará com que seu cliente veja que ele não tem muito tempo para experimentar os pratos. Isso o trará ao seu food service para provar seu cardápio o quanto antes.

Então, capriche em seu cardápio especial! Faça com que ele seja inesquecível, proporcionando aos visitantes uma viagem gastronômica e um gostinho de quero mais, criando um vinculo forte na expectativa para o cardápio do próximo ano.

Aumente seu pessoal

Antes de criar cardápios e outras coisas, verifique a necessidade de contratar mais pessoas. Afinal, o movimento irá aumentar e tudo ficará mais “corrido”. Por isso, verifique o tempo médio de seu atendimento atual, para conseguir mensurar e ajustar o tempo necessário previsto para atender a grande demanda que essa época pede.

Aliás, essa decisão tem que ser analisada com muito cuidado, uma vez que é possível ser necessário contratar mais colaboradores, tanto para a cozinha, quanto para o salão de vendas, sendo que, sem uma boa análise, a perda de faturamento é certa.

Ainda sobre esse assunto, lembre-se de procurar e contratar ótimos freelancers, e também, crie para eles, uma ótima experiência de trabalho durante esse período . Assim, sempre que for necessário, você poderá contar com os melhores colaboradores nos dias mais agitados da alta temporada.

 

Treine seu colaboradores

Para além da comida, todo cliente preza por um bom atendimento, por isso, ele precisa ser ótimo. Para isso, os colaboradores precisam estar a par dos procedimentos do seu food service. Assim, eles vão transmitir segurança a seus clientes mostrando que seu food service é um ótimo local.

Contudo, para que isso aconteça, o indicado é oferecer treinamentos adequados aos colaboradores. Uma equipe bem treinada e capacitada, fará com que o atendimento seja eficaz e é bem provável que seu restaurante saia na frente da concorrência.

Treinamentos básicos, como por exemplo, reciclagem de atendimento e gestão do sistema operacionais, são sempre bem-vindos. Os colaboradores devem saber todas as informações necessárias aos clientes. Horário de atendimento, formas de pagamentos, quais pratos mais indicados pela casa, cardápio completo, etc., são conhecimentos básicos para que não haja erros na hora do atendimento.

Caso seu food service atenda turistas estrangeiros, vale a pena investir em treinamentos básicos de inglês ou ainda, na seleção de pessoas que falem o idioma. Esse será um grande diferencial, além de deixar o cliente mais à vontade, irá proporcional uma ótima experiência.

 

Faça promoções

É comum que alguns estabelecimentos aumentem seus preços durante a alta temporada, no entanto, alguns chegam a praticar valores abusivos. Fuja dessa prática!

Ofereça preços atraentes para atrair mais clientes, mas claro, cobrando “o valor justo” de seu produto. Com isso, você fatura mais pela quantidade de vendas do que pelo alto valor.

Uma outra boa maneira de atrair clientes, é fazer boas promoções.

Ofereça combos de bebidas, de comidas ou dos dois juntos. Um bom exemplo é a famosa promoção de bebida em dobro.

Brindes também são uma boa opção para promover o seu negócio, aposte em brindes exclusivos, de preferência algo que o cliente vá utilizar por um bom tempo.

Aposte nas Redes Sociais

Todos nós já sabemos que o mundo está cada vez mais digital e quem não investir nessa área, estará fadado a perder clientes e dinheiro. Por isso, as redes sociais são uma das estratégias mais importantes e eficazes para atingir o público certo e o maior número de pessoa.

Então, ter um bom perfil nas redes sociais é essencial para que seu food service seja escolhido pelos clientes que vão procurar por opções para aproveitar na alta temporada. Quanto mais o perfil for alimentado com fotos, vídeos, promoções e etc., e quanto mais interação dos clientes, mais credibilidade e confiança ele vai passar.

Atenção! Tenha cuidados com as fotos postadas. Fotos de “baixa qualidade” podem atrapalhar sua reputação, assim, dando chance para a concorrência sair à sua frente. Por isso invista na qualidade de suas fotos, deixando seu perfil organizado e harmonioso.

Posts criativos, vídeos mostrando o preparo dos pratos e um pouco da rotina, chamam a atenção da audiência e traz curiosidade. Isso faz com que seus possíveis clientes queiram conhecer seu food service e obviamente, experimentar seus pratos.

Também, dentro do seu food service, crie um painel personalizado para que os clientes possam tirar fotos, os incentivando a postarem em suas redes sociais, marcando o seu restaurante ou similar. No entanto, acima de tudo, o painel precisa ser inspirador, belo e criativo, isso, para fazer parte das melhores lembranças da viagem de cada turistas.

 

Use a tecnologia a seu favor

Com o grande movimento no seu food service, seu atendimento precisará ficar mais ágil e prático. A tecnologia pode te ajudar e muito!

Entre seus clientes escolherem os pedidos, dos garçons anotarem e de levarem esses pedidos até a área de preparação existe uma certa demanda de tempo. Então, por conta do aumento de clientes, por causa da alta temporada, será necessário, como já falamos, aumentar sua equipe para manter um atendimento de qualidade. Porém, existem opções que podem colaborar para essa estabilidade na qualidade do atendimento relacionadas a implantação de tecnologias.

Hoje no mercado, existem softwares que automatizam várias etapas do processo de atendimento, com por exemplo o Sischef. Com o sistema Sischef o garçom anota o pedido através de smartphone ou tablet, que vai de forma automática para as áreas de produção. Tudo isso reduz tanto o tempo de atendimento do garçom, que poderá realizar outras atividades, quanto o da espera do cliente.

Além disso, para deixar o cliente ainda mais à vontade, há a opção do cardápio digital. Com auto-atendimento resultado do cardápio digital, sua capacidade de atendimento aumenta muito, trazendo uma experiência diferente e bem bacana para quem está indo pela primeira vez seu food service.

Modernidade é sempre bom!

O investimento em um software de gestão, pois além de agilizar o atendimento, suas vendas aumentam trazendo um lucro maior para seu food service.

 

Conclusão

Em suma, a alta temporada é uma excelente oportunidade de crescimento para seu negócio.

Um bom atendimento somado a promoções, experiências únicas e comida de qualidade, são o segredo para arrasar na alta temporada. Com essa fórmula, seus clientes se tornam fonte de propaganda grátis, compartilhando por meio de suas redes sociais os momentos especiais vividos no seu food service. Sem falar que esses sempre vão se lembrar de seu restaurante ou similar. Com certeza em outra oportunidade eles vão repetir a experiência.

Em suma, ao seguir as nossas dicas, você sairá na frente da concorrência. Temos certeza que seu negócio crescerá além dessa época.

Quer saber mais sobre como automatizar os processos de seu food service?

Solicite uma demonstração gratuita e veja por o Sischef é o sistema mais completo do Brasil.

Confira também:

Fidelização de clientes: qual a importância e como fazer.

Como treinar o gerente geral para ser um ótimo líder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *